Fórum dos Exóticos
Ácaros Gould Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Ácaros Gould Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ácaros Gould

5 participantes

Ir para baixo

Ácaros Gould Empty Ácaros Gould

Mensagem  jorge_msousa Ter 28 maio 2013, 09:31

Bom dia,
tenho um gould que terminou a muda à muito pouco tempo...
Tem vindo a apresentar sintomas de ácaros na garganta; tosse, bico constantemente a abrir e a fechar e está muitas vezes de olhos fechados no poleiro entrecalando os sintomas que atrás referi.
Ontem dei-lhe uma gota de pulmosan, mas hoje de manhã estava na mesma.
O que me aconselham?
Retiro-o do viveiro onde está com os outros e coloco-o em quarentena? O local onde o poderia colocar em quarentena se tivesse de ser noutra divisão não teria luz natural. Acham preferivel mantê-lo no mesmo sítio mas numa gaiola à parte, ou coloco-o noutra divisão (obrigatóriamente sem luz natura), ou deixo-o ounde está?
Por favor se me puderem dar uma ajuda...
Obrigado
jorge_msousa
jorge_msousa

Mensagens : 115
Data de inscrição : 05/09/2012
Localização : Maia

Ir para o topo Ir para baixo

Ácaros Gould Empty Re: Ácaros Gould

Mensagem  RC Ter 28 maio 2013, 10:10

jorge_msousa escreveu: Acham preferível mantê-lo no mesmo sítio mas numa gaiola à parte, ou coloco-o noutra divisão (obrigatoriamente sem luz natura), ou deixo-o onde está?

Coloca-o noutra gaiola. Contudo, o Pulmosam não tem efeito imediato. Espera 3 a 5 dias para e verifica se há evolução. Não te esqueças de voltar a administrar após o período de incubação dos ovos (21 dias).
RC
RC

Mensagens : 723
Data de inscrição : 23/11/2011
Localização : Oliveira de Azeméis
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ácaros Gould Empty Ácaros Gould

Mensagem  Jorge Vidal Ter 28 maio 2013, 10:55

Não se esqueça que depois de aplicar o Pulmosan, tem de administrar durante cinco (5) dias, o Complexo B, isso é fundamental.
Jorge Vidal
Jorge Vidal

Mensagens : 98
Data de inscrição : 29/07/2010
Localização : Macedo de Cavaleiros

Ir para o topo Ir para baixo

Ácaros Gould Empty Re: Ácaros Gould

Mensagem  jorge_msousa Ter 28 maio 2013, 11:38

Oki, muito obrigado.
Farei como dizem
jorge_msousa
jorge_msousa

Mensagens : 115
Data de inscrição : 05/09/2012
Localização : Maia

Ir para o topo Ir para baixo

Ácaros Gould Empty Re: Ácaros Gould

Mensagem  jorge_msousa Ter 28 maio 2013, 22:40

Boas,
Quando cheguei do trabalho o pássaro estava muito,mas mesmo muito melhor...
Eu aproveitei e coloquei a gota em mais uns quantos que ainda estão com as amas, ou seja, têm cerca de um mês. Só depois de lhes colocar é que me lembrei da idade mínima que eles deveriam ter, pelo que li 6 meses... Poderão morrer?
Para o caso de tudo correr bem e não lhes acontecer nada, devo repetir a gota ao fim dos 21 dias, ou fico por aqui?
E já agora como se contam os 21 dias, a partir do dia que se dá e este já conta? espera-se 21 dias e dá-se ao 22 dia ou dá-se aos 21º dia?

Obrigado
jorge_msousa
jorge_msousa

Mensagens : 115
Data de inscrição : 05/09/2012
Localização : Maia

Ir para o topo Ir para baixo

Ácaros Gould Empty Re: Ácaros Gould

Mensagem  AvilandiaPT Qua 29 maio 2013, 07:30

Olá,

Contas desde a aplicação, mas neste caso ser 21 dias é um tempo aproximado. Podes repetir mais cedo (2 semanas), depende da situação e do quadro.
Normalmente, existindo outras aves afectadas, e tendo em atenção a possibilidade de reinfecção ambiental acho preferível fazer 3 ciclos separados 2 semanas entre si: 1-14-28dias, mas se fizeres 3 semanas não vem mal nenhum. Convém é ires observando as ave e tratares todas.

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Ácaros Gould Empty Re: Ácaros Gould

Mensagem  joao_z Qua 29 maio 2013, 09:05

Olá,

Vou aproveitar o tópico para esclarecer algumas dúvidas que tenho.

Eu tenho usado o Pulmoan 2 vezes por ano uma antes das criações e uma vez depois das criações é a forma mais correcta? Aplico uma gota em cada ave e depois dou umas vitaminas.

Não tenho tido problemas mas não sei se é a forma mais correcta de usar. Aplico sempre em aves que compro não vá alguma estar infectada.
Quando uso o pulmosan passado umas semanas faço uma desparasitação interna também ou convém fazer as duas juntas ou seja aplicar o pulmosan e colocar o desparasitante na agua? Deve-se repetir passado algum tempo?

Outra questão vi em alguns blogs que há criadores a usar Ivomec Puro-On não é um pouco exagerado para as nossas aves (no meu caso Mandarins, Gould e Bengalins)?
joao_z
joao_z

Mensagens : 423
Data de inscrição : 14/04/2010
Localização : Coimbra
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ácaros Gould Empty Re: Ácaros Gould

Mensagem  AvilandiaPT Qua 29 maio 2013, 11:13

Olá,

São várias perguntas ao mesmo tempo João.
Com o pulmosan ou equivalentes (ivermectina) estamos a falar de um desparasitante sobretudo para ácaros e piolhos, embora também tenha alguma eficácia sobre outros parasitas gastrointestinais e mesmo sanguíneos (sim, há muitos mais parasitas...).
Os períodos "normais" para o fazer são precisamente antes das fases mais criticas, ou seja reprodução e muda. Mas como referi no outro tópico sobre o Levamisol, a forma "correcta" vai depender muito de vários factores. Estamos a falar de aves em gaiola, portanto 2 vezes/ano pode perfeitamente ser suficiente. Se falarmos de aves no exterior, muito provavelmente não é pois a infecção é praticamente continua (contacto com aves silvestres, insectos, minhocas...). Mas depende também das condições das instalações ou até do tipo de alimento (alimento vivo, por exemplo, ou se as sementes são "recicladas"). E nem todos os anti-parasitários funcionam para todos os parasitas. Aliás, no geral não funcionam! Portanto, correcto seria fazeres análises para pesquisa de parasitas intestinais.

A nível de ácaros e piolhos, tens duas componentes importantes: as aves e as instalações. E estas devem sempre ser trabalhadas em conjunto e em paralelo. tratar as aves e não tratar instalações serve de muito pouco e vice-versa.
Mas aqui não tem que ser feito ao mesmo tempo. A desinfecção das instalações pode e deve ser muito mais regular com insecticidas. Só em casos de tratamentos de aves doentes com ácaros é que diria para tratares especificamente ao mesmo tempo, isolando a ave e tratatando-a enquanto no mesmo período desinfectas a gaiola regularmente.

Quanto a fazeres ao mesmo tempo que o pulmosan um outro desparasitante eu diria que é melhor separar. Poderia ser feito junto mas ai tínhamos de entrar no campo das compatibilidades o que é uma área complexa. Na maioria dos casos, não tendo certeza do que se pode ou não juntar, mais vale não complicar e separar. Até porque no caso dos ácaros respiratórios o ciclo é mais curto. Se estivéssemos, poe exemplo, a falar de cães e de desparasitação em conjunto com pulgas já seria diferente, pois existem casos de ligação entre o ciclo do próprio parasita e da pulga. Como vês, isto não é sempre igual.
Outro exemplo, o Levamisol (e não só) de que falámos no outro tópico não deve ser usado com organofosforados e muitos insecticidas para usar no ambiente andam por esses lados. Dai que normalmente se indique para não aplicarem durantes uns tempos.

O Ivomec é realmente mais concentrado que o pulmosan. Há quem use puro sem problemas, há quem tenha tido problemas. Há quem dilua 1:10 para usar e vai dar ao mesmo. A concentração recomendada é precisamente de 0,1% para aves de pequeno porte e aplicação tópica mas não está formulado especificamente para aves e a forma de aplicação tópica que usamos é facilmente dada a sobredosagens (gotas há muitas...). Além disso existem várias outras fórmulas de Ivermectina com diferentes concentrações no mercado até formuladas para aves com concentrações que vão até 1%.

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Ácaros Gould Empty Re: Ácaros Gould

Mensagem  jorge_msousa Qua 29 maio 2013, 12:30

Boas, Avilandia
O que estava muito atacado retirei-o para uma gaiola e está bem, mas haviam mais duas que tb acusavam ácaros e tb lhes dei pulmosan e TV estão 5 estrelas mas deixei-as no viveiro com as restantes crias.
A minha dúvida é relativa aos outros goulds que convivem com elas. Devo dar pulmosan a todos? É que estão, na grande maioria na muda, ou ainda não têm bem os 6 meses. O que faço?
E relativamente aos outros pequenitos que lhes dei, repito o tratamento ou fico por aqui? Aparentemente estão bem...
Obrigado
jorge_msousa
jorge_msousa

Mensagens : 115
Data de inscrição : 05/09/2012
Localização : Maia

Ir para o topo Ir para baixo

Ácaros Gould Empty Re: Ácaros Gould

Mensagem  AvilandiaPT Qua 29 maio 2013, 13:23

Jorge,

As aves podem ser afectadas logo desde o nascimento. A questão está em saber se as crias conseguem ou não tolerar o tratamento. E nisso, não sendo uma situação com quadro clinico, normalmente é preferível esperar até estarem um pouco mais velhas, mas com 6 meses não deves ter problemas.

Deves sempre que possível tratar todas as aves. Dai que como o João indicou, seja preferível fazer esses tratamentos numa altura em que não existam "crias" jovens (antes da reprodução) ou antes de épocas de maior desgaste (muda dos adultos/2ª muda das crias). Desta forma consegues controlar o nível de parasitismo e reduzes ao mesmo tempo problemas nas cria. Se os adultos estiverem muito parasitados mais facilmente as crias são infectadas.

Um dos aspectos particulares no tratamento de ácaros respiratórios é que quando a infecção é muito grande, ao tratarmos, corremos o risco de a quantidade de parasitas que morre provocar outros problemas respiratórios (por obstrução ou reacção alérgica/inflamatória). Dai ser importante ir tratando de vez em quando. Claro que quando aparecem problemas não há alternativa senão tratar.
Se essas crias não mostram problemas, eu esperava e na "próxima ronda" passava a tratar todos ao mesmo tempo.

Já agora, se alguém tiver aves com estes problemas e que não consigam recuperar (ou seja, que morram...) avisem que andamos à procura de fazer colheitas de alguns destes ácaros para a "colecção".

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Ácaros Gould Empty Re: Ácaros Gould

Mensagem  joao_z Qua 29 maio 2013, 18:45

Boas,

Muito obrigada pela a ajuda tenho feito tudo bem era só mesmo para confirmar.

A nível de cuidados preventivos tenho bastantes desde a limpeza geral das instalações, desinfecção dos bebedouros e comedouros da papa diária, coloco sempre um pouco de caniaves no ninho por causa do piolho etc...., além do que já faço para a proxima época vou contar com gaiolas novas de PVC e sistema de rolo e instalações quase novas Very Happy .
joao_z
joao_z

Mensagens : 423
Data de inscrição : 14/04/2010
Localização : Coimbra
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ácaros Gould Empty Re: Ácaros Gould

Mensagem  jorge_msousa Sáb 01 Jun 2013, 23:28

Boa noite,
De facto o pulmosan funciona mesmo, não restam dúvidas quanto a isso, estão como se nada fosse!
Poderei voltar a colocar junto dos outros os que retirei para os tratar? Passaram poucos dias mas de facto
estão como novos, penso que não haveriam problemas...
Obrigado
jorge_msousa
jorge_msousa

Mensagens : 115
Data de inscrição : 05/09/2012
Localização : Maia

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos