Fórum dos Exóticos

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS

Mutação pastel dorso claro cinzento diam. mandarim

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Mutação pastel dorso claro cinzento diam. mandarim

Mensagem  Paulo Lobo Ferreira em Qua 17 Abr 2013, 15:27

Boas,
Tenho uma duvida que é a seguinte, tenho vários casais em que juntei um macho ou fêmea cinzento dorso claro com o oposto em pastel dorso claro cinzento.
Desses cruzamentos estão-me a sair dorsos claros e pastel mas estes não apresentam a bochecha branca em contraste com o cinzento clarinho da cabeça como deveria ser normal em vez disso apresentam uma bochecha algo bege quase rosa esbatida e a cabeça e dorso também bege esbatido. A duvida é se destes cruzamentos é normal se tirarem os chamados pasteis diluídos e raramente os tais pasteis dorso claro de bochecha branca ou os pais portam algo mais que não sei, ou estarei a fazer algo errado...
Talvez esteja um pouco confuso mas não sei explicar melhor... Smile
Desde já grato pelos vossos comentários.
Paulo Lobo Ferreira

PAÍS : Portugal

Re: Mutação pastel dorso claro cinzento diam. mandarim

Mensagem  AvilandiaPT em Qua 17 Abr 2013, 15:43

Olá Paulo,

Não te esqueças que estás a trabalhar com factores diluidores cumulativos.
O pastel provoca uma redução de melaninas em cima da "base". Portanto vais ter um efeito diferente consoante estejas a trabalhar com cinzento, dorso claro ou mesmo com dorso claro portadores de qualquer um dos diluidos. Em relação aos cinzentos portadores de dorso claro ou diluido já não te sei dizer se existe interferência adicional na cor, pois nunca foi linha a que me dedicasse.

Não percebi bem como estás a montar os casais. Pelo que percebi, estás a optar por juntar M/F da linha Dorso claro, sendo um deles pastel, é isso?

Um dos aspectos curiosos do Dorso claro pastel é que a diluição é alterada em relação ao pastel normal e acabas por conseguir um contraste mais definido de eumelanina negra do que no cinzento pastel. Sinceramente não te sei dizer se isso acontece por alteração da deposição e/ou pigmentação, mas é um dos aspectos interessantes da combinação.
Mas tens por aqui pessoal com mais interesse e experiência nos pastéis do que eu.

Cumps.
AvilandiaPT

PAÍS : PORTUGAL

Mensagem  Paulo Lobo Ferreira em Qua 17 Abr 2013, 17:29

Ola Ricardo,
Obrigado pela ajuda.
Montei os casais da seguinte forma, Fêmea Dorso Claro x Macho Pastel Dorso Claro noutros casos Fêmea pastel Dorso claro x Macho Dorso Claro. Procurei juntar exemplares bastante pigmentados com cores bem definidas para no resultado final obter maior contraste face ao fator diluidor do pastel. Os resultados destes cruzamentos é que tem sido maioritariamente Pastéis de aspeto Diluído ou seja não se nota o contraste do branco da bochecha com o cinza da cabeça característico dos dorsos claros. É como se pegasses num diluído e lhe acrescentasses o tom pastel ficando o resultado bastante esbatido sem o contaste acentuado do típico pastel dorso claro. Com fotos talvez se tornasse mais fácil mas a verdade é que não tenho tido grande tempo para as tirar.
Paulo Lobo Ferreira

Mensagem  joao_z em Qua 17 Abr 2013, 20:16

Boas,

Tenho um casal DC x Pastel e só me nasceu um macho até agora e se não me engano é DC fêmeas é que tenho 2 pastel as restantes DC.
Pelo que já falei com o criador António Pereira (foi quem me vendeu o casal) os machos pastel nem sempre saem com a bochecha mesmo branca! Tenho cá um outro macho Pastel DC e esse sim tem as bochechas brancas mas não me galou a fêmea.

Já agora Paulo é de onde? Eu moro perto de Coimbra.
joao_z

Mensagem  joao_z em Qua 17 Abr 2013, 20:16

Boas,

Tenho um casal DC x Pastel DC e só me nasceu um macho até agora e se não me engano é DC fêmeas é que tenho 2 pastel as restantes DC.
Pelo que já falei com o criador António Pereira (foi quem me vendeu o casal) os machos pastel nem sempre saem com a bochecha mesmo branca! Tenho cá um outro macho Pastel DC e esse sim tem as bochechas brancas mas não me galou a fêmea.

Já agora Paulo é de onde? Eu moro perto de Coimbra.
joao_z

Mensagem  Paulo Lobo Ferreira em Sex 19 Abr 2013, 22:29

Ola João,
Pelos vistos é algo difícil conseguir machos pastel dorso claro com bochecha branca, pois eu ainda não consegui tirar nenhum. Vou continuar a tentar. Respondendo a tua pergunta eu sou de Coimbra.
Paulo Lobo Ferreira

Mensagem  joao_z em Sex 19 Abr 2013, 23:13

Olá Paulo,

Do meu casal apenas nasceu um macho até agora e DC.

És mesmo de Coimbra ou arredores? É sempre porreiro saber que há pessoal perto a criar mandarins até agora só conheço o Ricardo Travassos aqui na zona.
joao_z

Mensagem  Paulo Lobo Ferreira em Sex 19 Abr 2013, 23:44

João,
Tenho vários casais montados, dos quais já tirei vários pasteis e dorso claro, os pasteis é a tal coisa não me estão a sair com a bochecha branca mas sim em tom bege.
Sim sou mesmo de Coimbra. A uns anos atras havia varias criadores aqui na zona e Aveiro também. Hoje em dia são mais raros, o que torna a criação e troca de conhecimentos mais difícil. Muitos menos há que criem com objectivo de ir a exposições expor as suas aves. Expões as tuas aves?
Paulo Lobo Ferreira

Mensagem  joao_z em Sab 20 Abr 2013, 00:04

Olá Paulo,

Ter criadores por perto é sempre uma mais valia, trocar ideias e experiências pessoalmente é diferente de estar aqui no forum a ler ou a escrever.

Já crio mandarins a algum tempo, mas só este ano decidir associar-me e pedir anilhas para começar a expor, este ano já quero ver se levo alguns a expor, mas como vou andar em obras nas minhas instalações vamos ver se dá para levar alguma coisa.

Costumas expor os teus?
joao_z

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: