Fórum dos Exóticos

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS

Ajuda na criaçao de Manderins

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Ajuda na criaçao de Manderins

Mensagem  paulo santos em Seg 15 Abr 2013, 20:43

Boa noite a todos!
Venho por este meio pedir ajuda na criação de Mandarins.
Tenho alguns casais e este ano, ainda não consegui tirar uma ave. Começam a postura, chocam os ovos (80% estão cheios) e quando as crias saem dos ovos, acabam por morrer (algumas crias já anilhadas e outras com penas).
Mesmo um casal do ano passado que me deu boas crias, está a acontecer o mesmo.
Tento ter as instalações arejadas e limpas...boa alimentação...e a aves estão vivaças.
Alguém me pode dar umas dicas, do que devo fazer?

Cumprimentos

Paulo Santos

paulo santos

PAÍS : Portugal

Re: Ajuda na criaçao de Manderins

Mensagem  João Martinho em Seg 15 Abr 2013, 22:05

devem ser salmonelas, espere que mais alguém dê a sua opinião, pois não sei se estou enganado.
existe tratamento para isso, como disse aguarde respostas
João Martinho

Mensagem  Rui Vicente em Seg 15 Abr 2013, 22:42

Boas

Em 1º lugar em que causa morrem os juvenis.
Com comida no papo?
Quando saiem do ninho?

Rui Vicente

Mensagem  paulo santos em Ter 16 Abr 2013, 20:47

João Martinho escreveu:devem ser salmonelas, espere que mais alguém dê a sua opinião, pois não sei se estou enganado.
existe tratamento para isso, como disse aguarde respostas

Salmonelas, não sei! Porque antes da postura eu faço um tratamento de 5 dias como prevenção e todos os meses 3 dias também como prevenção.
paulo santos

Mensagem  paulo santos em Ter 16 Abr 2013, 20:52

Rui Vicente escreveu:Boas

Em 1º lugar em que causa morrem os juvenis.
Com comida no papo?
Quando saiem do ninho?

Por norma morrem sem comida no tapo (passado 2 a 4 dias de vida).
paulo santos

Ajuda na criaçao de Mandarins

Mensagem  pmbaiao em Ter 16 Abr 2013, 21:55

Salmonelas acho que esta fora de questão,porque as aves nascem!Se tivessem salmonelas isso manifestava-se
logo nos ovos,e os mesmos não teriam gala,não eclodiam..
Pode ser vermes,tricômonas ou coccidiose num estado mais avançado,mas é melhor ler mais algumas opiniões..

Cumprimentos
pmbaiao

Mensagem  Rui Vicente em Ter 16 Abr 2013, 22:22

Boas

Os mandarins por vezes são complicados de entender....
Os casaias são novos? já criaram?
Mas também podem existir alguns fatores que levam a que essas situações acontençam, mexidas nos ninhos por exemplo.
Que tipo de papa está a utilizar ? Seca ou semi-humida?
Rui Vicente

Mensagem  paulo santos em Ter 16 Abr 2013, 23:00

Rui Vicente escreveu:Boas

Os mandarins por vezes são complicados de entender....
Os casaias são novos? já criaram?
Mas também podem existir alguns fatores que levam a que essas situações acontençam, mexidas nos ninhos por exemplo.
Que tipo de papa está a utilizar ? Seca ou semi-humida?
Sim, os casais são de 2012. Desta ultima vez, vi que o ninho já tinha nascido 2 crias e não mexi mais no ninho.
Passado 2 dias estavam as crias no fundo da gaiola e outros mortos no fundo do ninho.
A papa que dou é da witte molen húmida do saco azul.

paulo santos

Mensagem  AvilandiaPT em Qua 17 Abr 2013, 07:53

Olá,

Com essas indicações não se pode dizer grande coisa com certezas...
O facto de teres feito tratamentos não quer dizer nada. Se uma semana depois forem infectados não resolveu nada. 3 dias por mês além de ser inútil em termos de tratamento, sobretudo se usares sempre o mesmo princípio, é uma forma certinha de arranjar resistências.

pmbaiao,

Salmonella não implica obrigatoriamente morte embrionária. Em aves de pequeno porte de ciclo rápido podem chegar a nascer. Vai depender do tempo e carga de infecção.

Não indicas a idade certa das mortes (nesta altura dias podem fazer a diferença) mas essa alteração de cor das fezes não é o normal, sendo em crias.
Crias mortas com 2 dias não tem que ser doença. Alguns casais não alimentam, ou alimentam mal sobretudo novos mas não só. Não sei que alimentação estás a dar no geral. Existem situações em que a nutrição dos reprodutores afecta directamente a capacidade de eclosão e viabilidade das crias nos primeiros dias.

Tricomonas e coccidiose aos 2-4 dias é um pouco cedo mas sem ver as aves vale o que vale. Coccidiose é mais típico por volta dos 7 dias. Tricomonas o ciclo é "directo", por isso mais rápida a causar estragos mas nesse caso verias muito provavelmente alguma coisa nos adultos.

Cumps.
AvilandiaPT

PAÍS : PORTUGAL

Mensagem  paulo santos em Qui 25 Abr 2013, 20:18

AvilandiaPT escreveu:Olá,

Com essas indicações não se pode dizer grande coisa com certezas...
O facto de teres feito tratamentos não quer dizer nada. Se uma semana depois forem infectados não resolveu nada. 3 dias por mês além de ser inútil em termos de tratamento, sobretudo se usares sempre o mesmo princípio, é uma forma certinha de arranjar resistências.

pmbaiao,

Salmonella não implica obrigatoriamente morte embrionária. Em aves de pequeno porte de ciclo rápido podem chegar a nascer. Vai depender do tempo e carga de infecção.

Não indicas a idade certa das mortes (nesta altura dias podem fazer a diferença) mas essa alteração de cor das fezes não é o normal, sendo em crias.
Crias mortas com 2 dias não tem que ser doença. Alguns casais não alimentam, ou alimentam mal sobretudo novos mas não só. Não sei que alimentação estás a dar no geral. Existem situações em que a nutrição dos reprodutores afecta directamente a capacidade de eclosão e viabilidade das crias nos primeiros dias.

Tricomonas e coccidiose aos 2-4 dias é um pouco cedo mas sem ver as aves vale o que vale. Coccidiose é mais típico por volta dos 7 dias. Tricomonas o ciclo é "directo", por isso mais rápida a causar estragos mas nesse caso verias muito provavelmente alguma coisa nos adultos.

Cumps.
Boa noite!
Obrigada pela sei comentário, mas na sua opinião como deveria fazer os tratamentos para evitar este tipo de situação?
paulo santos

Mensagem  Rui Pinho em Qui 25 Abr 2013, 21:15

Boas, eu tenho um casal que das 2 posturas,a 1ª atirou com todas as crias para o chão,na segunda começou a fazer o mesmo ,as primeiras 2 crias apanhei-as do fundo da gaiola e estão noutro casal a desenvolverem-se normalmente, as outras 3 crias que nasceram depois deixaram-nas morrer (2 dias) porque não alimentam,ficam no ninho mas não alimentam.
No meu caso não é doença,e aconteceu-me.
Rui Pinho

Mensagem  AvilandiaPT em Sex 26 Abr 2013, 07:45

Olá,

na sua opinião como deveria fazer os tratamentos para evitar este tipo de situação?

Não me parece que tenha nada a ver com doenças. De qualquer forma, na minha opinião, tratamentos "preventivos" não fazem sentido e na maioria dos casos não servem para nada. Eventualmente, se forem incluidos num plano bem definido de maneio e gestão de reprodutores, talvez... mas reforço o "eventualmente" e "talvez".

Continuo sem saber alguns dados importantes sobre as aves, alimentação, ciclo, etc... Estar a tentar adivinhar causas não passa disso. Mesmo com informação não é simples tentar ajudar, assim mais complicado ainda.
De qualquer forma, eu começava por suspeitar dessa parte e então depois de doenças, pelo que já referi.
Avaliar o que sucede numa fase implica sempre perceber o que aconteceu nas anteriores.

Cumps.
AvilandiaPT

PAÍS : PORTUGAL

Mensagem  joao_z em Sex 26 Abr 2013, 17:11

Boas,

Pelo que descreves parece-me que o teu problema está na alimentação (valor nutricional e proteico baixo) e na experiência dos casais a criar!

Quanto à papa WM não acho suficiente para as crias se desenvolverem em condições.
joao_z

Mensagem  paulo santos em Sex 26 Abr 2013, 19:15

joao_z escreveu:Boas,

Pelo que descreves parece-me que o teu problema está na alimentação (valor nutricional e proteico baixo) e na experiência dos casais a criar!

Quanto à papa WM não acho suficiente para as crias se desenvolverem em condições.
Para o sr. qual é a melhor papa para crias e jà agora para os adultos?
paulo santos

Mensagem  joao_z em Sex 26 Abr 2013, 20:33

Olá,

Ora põe lá o senhor de parte Smile.

Eu pessoalmente uso Orlux e Birdcare e com bons resultados, mas é preciso observar e ir adaptando a alimentação (mistura, papas, etc...) ás necessidades das nossas aves e não andar sempre a trocar de marcas pois eles estão habituados à marca A ou B e ao trocar há sempre um período de adaptação portanto convém estruturar bem as coisas e não andar a mudar constantemente.
joao_z

Mensagem  paulo santos em Sex 26 Abr 2013, 22:46

joao_z escreveu:Olá,

Ora põe lá o senhor de parte Smile.

Eu pessoalmente uso Orlux e Birdcare e com bons resultados, mas é preciso observar e ir adaptando a alimentação (mistura, papas, etc...) ás necessidades das nossas aves e não andar sempre a trocar de marcas pois eles estão habituados à marca A ou B e ao trocar há sempre um período de adaptação portanto convém estruturar bem as coisas e não andar a mudar constantemente.
Jà agora a papa é humida ou seca?
paulo santos

Mensagem  joao_z em Sab 27 Abr 2013, 20:02

Olá,

Eu uso papa seca + couscous demolhado, faço esta papa todos os dias.
joao_z

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: