Fórum dos Exóticos
O meu viveiro exterior Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
O meu viveiro exterior Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O meu viveiro exterior

+9
Luís Lourenço
RicardoJSG
Ribeiro
Ivo
VRijo
Alexndre Mendes
NFF
marco rafael
antlou
13 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

O meu viveiro exterior Empty O meu viveiro exterior

Mensagem  antlou Ter 09 Abr 2013, 22:56

Olá
Como referi na minha apresentação no fórum estou a reactivar o meu viveiro exterior.
O viveiro tem +- 3mt por 3 mt. Não é certo porque tem uma porta dupla interna. A altura é 2mt
Preciso de ajuda em algumas questões…
Alguém usa um refugio para o frio? Do tipo voadeira mas toda fechada para as aves abrigarem-se?
O chão é de cimento. Acham que coloque por exemplo casca de pinheiro ? Tem alguma utilidade, não complica a limpeza? Aconselham outro material?
Ao contrário da outra vez, vou colocar muitas plantas em vasos.
As mais altas junto às paredes as outras no meio. “Protegem” a terra dos vasos com rede ?
antlou
antlou

Mensagens : 36
Data de inscrição : 29/03/2013
Localização : Almada

Ir para o topo Ir para baixo

O meu viveiro exterior Empty Re: O meu viveiro exterior

Mensagem  marco rafael Qua 10 Abr 2013, 20:41

boas colega quanto ao teu viveiro se fosse a ti colocava mosaico no chao pois facilita te mt a limpeza e o cimento levanta sempre algum po e é mais dificil para lavar..arranjas dakele baratucho e colocas tu mesmo.
quanto as plantas acho que nao vale apena tapares os vasos pois na natureza as aves estao em contacto com a terra...abrç e boas criaçoes Smile
marco rafael
marco rafael

Mensagens : 45
Data de inscrição : 12/06/2012
Localização : aveiro
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

O meu viveiro exterior Empty Re: O meu viveiro exterior

Mensagem  antlou Qui 11 Abr 2013, 00:08

Obrigada pela dica do mosaico Marco mas nesta fase do projecto já não consigo coloca-lo.
Mas concordo contigo em termos de limpeza era a melhor solução.

O meu receio é que começam a retirar a terra dos vasos. Mas também é um mal menor...basta repor Cool
Mais difícil vai ser manter as plantas. Vamos ver como vai resultar.

Até este momento as espécies que vou introduzir são: 1 ou 2 Diamantes mandarins, 3 casais de Bengalins, 1 casal D.Gould, 1 casal de D. Estrela, 1 macho Diamante Modesto (Até encontrar uma parceira...) e um casal de Rolas diamante.

Agora ando com um novo dilema ! Rolling Eyes
A minha ideia inicial era....e é Smile colocar um trio de codornizes chinesas.
Mas pelo que eu tenho lido são um problema para as aves recém saídas dos ninhos.
Confirmam que assim é?
Alguém já tentou algum "esquema" para contornar este aspecto predatório das codornizes?
Hoje passei o dia com uma ideia de uma base de rede por baixo de cada ninho....

No fim de semana a ver se tiro umas fotos para colocar aqui no forum.

Agradeço todas as sugestões que possam dar.



antlou
antlou

Mensagens : 36
Data de inscrição : 29/03/2013
Localização : Almada

Ir para o topo Ir para baixo

O meu viveiro exterior Empty Re: O meu viveiro exterior

Mensagem  NFF Qui 11 Abr 2013, 11:20

Bom dia.
Eu também tenho um pequeno viveiro 3x1,5x2m.
No chão tenho areia do rio, mas vou experimentar a areia dos filtros das piscinas. Devo salientar que todo o viveiro é coberto.
Quanto à limpeza, vou varrendo as cascas e repondo a areia.
Quanto às espécies, eu reduziria os bengalins e os mandarins, aumentava os gould e modestos. Os dpapagaio também são muito giros no viveiro. A espécie que me deu problemas foram os babetes.
Os bichenov também não dão problema com os outros, mas por norma as crias da primeira postura não têm deixado os pais criar. Tenho ainda kitlitz, mas já são mais territoriais.
Deve colocar mais ninhos que casais, há quem refira 3 por cada casal, colocar varios comedouros, ajudando a que alguma espécie mais timida não seja impedida de comer.
Eu coloquei as aves em abril/maio para quando chegar ao inverno estarem mais ou menos habituados.
Espero ter ajudado.
Cumprimentos
NFF
NFF

Mensagens : 278
Data de inscrição : 13/10/2010
Localização : Santarém

Ir para o topo Ir para baixo

O meu viveiro exterior Empty Re: O meu viveiro exterior

Mensagem  antlou Qui 11 Abr 2013, 12:45

A areia das piscinas até era uma solução só que o meu (ao contrário do teu) não é fechado.
Qdo chove o chão molha-se. O tecto é tapado com lusalite. E a parte de detrás é tapada com um muro e plastico.

Os babetes os problemas que te deram foram de sociabilidade com as restantes especies ?

Obrigada pelas dicas dos ninhos e comedouros.
Qual é a altura que colocas os ninhos ?

Eu também pensei em montar nesta altura o viveiro para chegar ao inverno e já estarem ambientados.
Nesta semana devo introduzir as rolas.

E...codornizes chinesas tens? ou nem por isso ?

Tens plantas?

Cumprimentos




antlou
antlou

Mensagens : 36
Data de inscrição : 29/03/2013
Localização : Almada

Ir para o topo Ir para baixo

O meu viveiro exterior Empty Re: O meu viveiro exterior

Mensagem  Alexndre Mendes Qui 11 Abr 2013, 15:47

boas, se dix que o chao é de cimento faça como eu fiz no meu anexo da passarada, faça goma de cimento, ( apenas cimento e agua) e de por cima do cimento uma camada fininha , eu fiz isso no meu e achu melhor que o mosaico porque é totalmento liso, e não tem juntas nem nada. é muito facil de limpar....

cumpts
Alexndre Mendes
Alexndre Mendes

Mensagens : 38
Data de inscrição : 26/03/2013
Localização : Viana do Castelo
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

O meu viveiro exterior Empty Re: O meu viveiro exterior

Mensagem  NFF Qui 11 Abr 2013, 18:05

antlou escreveu:A areia das piscinas até era uma solução só que o meu (ao contrário do teu) não é fechado.
Qdo chove o chão molha-se. O tecto é tapado com lusalite. E a parte de detrás é tapada com um muro e plastico.
- Pois assim a areia ficaria muito tempo molhada, de qualquer forma hà quem diga que algumas especies gostam do chão em areia.

Os babetes os problemas que te deram foram de sociabilidade com as restantes especies ?
- No 1o ano correu tudo bem, só com uns mandarins. No ano a seguir deixei mais um casal e adquiri mais exoticos e deixaram de alimentar as crias e apoderavam-se dos ninhos, matando as crias.

Obrigada pelas dicas dos ninhos e comedouros.
Qual é a altura que colocas os ninhos ?
- Devido ao espaço fiz duas filas com ninhos, mas o ideal seria todos à mesma altura. Tenho de diversos modelos e feitios, tenho notado a preferencia pelos de madeira que dizem ser de goulds.

Eu também pensei em montar nesta altura o viveiro para chegar ao inverno e já estarem ambientados.
Nesta semana devo introduzir as rolas.
- Tambem pensei em rolas mas achei melhor não.

E...codornizes chinesas tens? ou nem por isso ?
- Ora aí está umas aves que iam gostar da areia. Não coloquei porque podem matar as crias.

Tens plantas?
- Sim tenho heras. Pode usar para criar uma parede para proteger o viveiro e as aves fazem la o ninho.

Pode ver fotos nas entrevistas.

Cumprimentos
NFF



NFF
NFF

Mensagens : 278
Data de inscrição : 13/10/2010
Localização : Santarém

Ir para o topo Ir para baixo

O meu viveiro exterior Empty a minha pequena contribuição

Mensagem  VRijo Qui 11 Abr 2013, 19:13

Já tive no meu viveiro exterior vários exóticos (goulds, papagaios, bengalins e mandarins) e como tinha o chão de terra semeado e com alguns arbustos coloquei umas codornizes anãs para manterem o solo relativamente limpo - tipo limpa fundos num aquário. Durante o tempo que estiveram todos juntos os mandarins criaram com grande facilidade e os filhotes sobreviveram todos. Portanto até agora não tenho más indicações em relação às codornizes - só não consigo é dar vazão aos seus ovos, eheh.

Já li que por exemplo podem ser usadas as suas cascas para, convenientemente purificadas e moidas fornecer aos outros pássaros.

Já agora quanto à hera... tinha ouvido dizer que era de evitar por ser venenosa. Alguém pode adiantar mais alguma informação sobre isto?

VRijo
VRijo

Mensagens : 31
Data de inscrição : 26/03/2012
Localização : Loures, Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

O meu viveiro exterior Empty Re: O meu viveiro exterior

Mensagem  antlou Qui 11 Abr 2013, 23:51

Alexandre Mendes:
É uma boa sugestão, é fácil, até porque tenho algumas regularidades e facilitava a limpeza.

NFF:
Obrigada pela dica dos ninhos vou aplicá-la.
As rolas...achaste melhor não..porquê ?
As codornizes a "balança" está a pender para o lado oposto do delas....mas cá em casa elas tem um lobby de "peso" Razz
Eu tenho "visitado" o teu viveiro....a ideia da hera veio basicamente dai Very Happy

Vrijo:
Tens quantas codornizes e que tamanho é o teu viveiro?
Mais um ponto a favor delas o de aproveitamento das cascas.... Laughing
O que eu tenho lido sobre a hera é que....há as 2 opiniões !

Obrigado aos três pela vossa ajuda Very Happy
Cumprimentos


antlou
antlou

Mensagens : 36
Data de inscrição : 29/03/2013
Localização : Almada

Ir para o topo Ir para baixo

O meu viveiro exterior Empty Re: O meu viveiro exterior

Mensagem  NFF Sex 12 Abr 2013, 07:07

Bom dia.
Obrigado pelas visitas, eh eh. De qualquer forma aqui fica o convite e se vier para estes lados mande um email, pode ser que dê para ver ao vivo. Não é nada de mais, mas é mantido com alguma dedicação.
Quanto às rolas, pode ser pancada minha mas lembrei me das grandes laradas que os pombos fazem e pareceu me melhor não. As fezes dos pássaros normalmente são mais secas, bem mas no fundo não é nada científico foi mais uma panca minha.
Há pessoal que tem nos viveiros e não têm problemas.
As minhas preferidas são as do brasil, penso eu que se chamam assim (castanhas e com o bico amarelo. )
NFF
NFF

Mensagens : 278
Data de inscrição : 13/10/2010
Localização : Santarém

Ir para o topo Ir para baixo

O meu viveiro exterior Empty Re: O meu viveiro exterior

Mensagem  Ivo Sáb 13 Abr 2013, 22:16

Olá,

Eu tenho nos meus viveiros substrato e casca de pinheiro, tendo em conta que os meus viveiros são parcialmente abertos, a casca é uma boa solução para a água em excesso..assim como mantêm o substrato húmido por baixo que permite o crescimento das sementes que aves comem.

Em relação ás codornizes, por experiência própria, teres um casal no fundo do viveiro não atrapalha outras aves, pois já as tive com pequenos exóticos e tudo correu bem.
O único contra nas codornizes é o facto de elas comeram toda a bicharada do chão do viveiro e muita dessa bicharada serve de alimento a outras aves do teu viveiro, principalmente na altura da criação.

Cumprimentos
Ivo
Ivo
Ivo

Mensagens : 156
Data de inscrição : 11/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

O meu viveiro exterior Empty Re: O meu viveiro exterior

Mensagem  antlou Sáb 13 Abr 2013, 22:51

NFF:
Obrigada pelo convite !
Pois é.... a pratica é que conta ! tenho algum receio por causa das plantas e do aspecto geral do viveiro passado algum tempo. Tenho que ter algum cuidado na disposição das mesmas.
A ver vamos como corre... Rolling Eyes

Ivo:
Obrigada pela partilha da tua experiência com as codornizes. Espero que no meu caso corra assim também.
Tenho que controlar o número delas e tentar manter o mesmo constante.
Vou experimentar a casca de pinheiro. Nem que seja parcialmente.
Fantásticos os teus pytilias !! cheers

Cumprimentos aos dois !
antlou
antlou

Mensagens : 36
Data de inscrição : 29/03/2013
Localização : Almada

Ir para o topo Ir para baixo

O meu viveiro exterior Empty Re: O meu viveiro exterior

Mensagem  Ivo Dom 14 Abr 2013, 03:38

antlou escreveu:

Tenho que controlar o número delas e tentar manter o mesmo constante.
Vou experimentar a casca de pinheiro. Nem que seja parcialmente.
Fantásticos os teus pytilias !! cheers

È uma boa solução controlar o seu número!

A casca de pinheiro também é muito decorativa.

Obrigado pela simpatia Smile
Ivo
Ivo

Mensagens : 156
Data de inscrição : 11/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

O meu viveiro exterior Empty Parabéns!

Mensagem  VRijo Seg 15 Abr 2013, 10:06

Estive a espreitar a sua pagina e achei-a muito boa.

Já agora, de que zona é? (é que o unico biotopo que vi fui na zona de Mafra)


VRijo
VRijo

Mensagens : 31
Data de inscrição : 26/03/2012
Localização : Loures, Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

O meu viveiro exterior Empty Re: O meu viveiro exterior

Mensagem  Ribeiro Seg 15 Abr 2013, 19:38

VRijo escreveu:Estive a espreitar a sua pagina e achei-a muito boa.

Já agora, de que zona é? (é que o unico biotopo que vi fui na zona de Mafra)



Boas amigo VRijo tudo bem?
Só agora é que vi, es de Loures? Eu sou de Fanhoes Razz
A ver se combinamos alguma coisa pa.

Abraço
Ribeiro
Ribeiro

Mensagens : 162
Data de inscrição : 22/08/2012
Localização : Loures
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

O meu viveiro exterior Empty Re: O meu viveiro exterior

Mensagem  VRijo Ter 16 Abr 2013, 08:49

Ribeiro escreveu:
VRijo escreveu:Estive a espreitar a sua pagina e achei-a muito boa.

Já agora, de que zona é? (é que o unico biotopo que vi fui na zona de Mafra)



Boas amigo VRijo tudo bem?
Só agora é que vi, es de Loures? Eu sou de Fanhoes Razz
A ver se combinamos alguma coisa pa.

Abraço

Pois! Smile parece dificil encontrar pessoal desta zona, ou então sou eu que não estou a procurar como deve de ser (ainda não tive muito tempo para explorar este forum mais em pormenor). De qualquer modo já verifiquei que estamos a cerca de 20 minutos de distancia uma vez que moro em Guerreiros.

:<=>: Muito prazer e até um dia destes. (podes contactar-me pelo mail)

VRijo
VRijo

Mensagens : 31
Data de inscrição : 26/03/2012
Localização : Loures, Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

O meu viveiro exterior Empty Re: O meu viveiro exterior

Mensagem  RicardoJSG Ter 16 Abr 2013, 09:03

Boas amigos,

após ter lido os comentários, não posso também eu deixar a minha opinião.

Eu também tenho um viveiro exterior com 2.8m x 2.8m com altura de 3m.

No interior tenho alguns arbustus vivos, bem como era para dar algum animo ao espaço e em breve vou colocar roseiras e framboesas.

Eu apenas tenho a parte virada a norte tapada e as laterais estão todas em aberto apenas em rede com 2m de altura. No entanto no inverno, coloco da parte de fora umas chapas em pvc transparente por causa da corrente de ar, mas um parte fica sempre em aberto e na minha zona, sendo que este inverno houve muita neve e frio e não tive nhuma morte.

Das espécies que crio são, Mandarins, Bengalins, Javas, Mandarim Gigantes, Rolas Diamante, Verdelhões, Canários e Carpodacus Mexicanos e Codornizes anãs.

Na altura da criação, separo os casais para os respectivos viveiros, que são colocados dentro do viveiro grande, e quando as crias já se safam sozinhas são colocadas então no viveiro grande para se sentirem o mais confortável possível.

O fundo do meu viveiro é em terra vegetal, por opção pessoal, sendo que a limpeza, basta uma vez por semana retirar o maior e o resto sendo biológico lá se vai misturando com a terra.

Sou da opinião quanto mais natural melhor, e apesar de todo eu pessoalmente gosto assim, e além de mais sinto as minhas aves com boa saúde, que é o mais importante.

Boas e muitas criações!!!

Cumprimentos
RicardoJSG
RicardoJSG

Mensagens : 139
Data de inscrição : 04/06/2012
Localização : Sátão - Viseu
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

O meu viveiro exterior Empty Re: O meu viveiro exterior

Mensagem  antlou Ter 16 Abr 2013, 09:58

bom dia Ricardo !
Obrigada por me ajudares com a tua experiencia !
Eu também estou a pensar em colocar trepadadeiras de fruta.
Essas especies que indicas estão todas juntas, normalmente, no viveiro ?
Tens problemas com os javas a nivel socialização ?
Quantas codornizes tens nesse espaço ?
A ideia de reproduzires dentro do viveiro mas em gaiolas é uma ideia que vou aproveitar para algumas especies.
A terra vegetal que tens no fundo é apenas uma camada fina por cima de cimento, é isso não é ?
Peço desculpa pelas "paletes" de questões.... Wink mas tento aproveitar o maximo de informação que possa obter de forma a reduzir os erros. confused
Cumprimentos.
António
antlou
antlou

Mensagens : 36
Data de inscrição : 29/03/2013
Localização : Almada

Ir para o topo Ir para baixo

O meu viveiro exterior Empty Onde está o Wally (a minha codorniz macho)?

Mensagem  VRijo Ter 16 Abr 2013, 10:18

[img]O meu viveiro exterior 20130415_184957_zps4d93b184[/img]

É neste viveiro que tenho as codornizes a «limparem» o fundo.
VRijo
VRijo

Mensagens : 31
Data de inscrição : 26/03/2012
Localização : Loures, Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

O meu viveiro exterior Empty Re: O meu viveiro exterior

Mensagem  VRijo Ter 16 Abr 2013, 10:28

[img]O meu viveiro exterior DSC00069_zpsce896d44[/img]

foto tirada em pleno inverno,

O meu viveiro exterior DSC00071_zps0b03c4d2

com alguns dos habitantes dos «pisos superiores»

VRijo
VRijo

Mensagens : 31
Data de inscrição : 26/03/2012
Localização : Loures, Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

O meu viveiro exterior Empty Re: O meu viveiro exterior

Mensagem  VRijo Ter 16 Abr 2013, 10:42

O inicio:
Tive de improvisar e colocar uns rodizios para transmitir a ideia de que aquilo não era uma capoeira fixa... para evitar problemas com o senhorio Wink
[img]O meu viveiro exterior DSC00124_zps1d26a862[/img]

podem observar em primeiro plano aquelas armações para roupeiros e/ou estufas, de super mercado ou AKI, onde substitui o plastico/lona por rede e coloquei umas rodinhas. Uma solução espaçosa, e muito leve caso queiram mudar de sítio.
VRijo
VRijo

Mensagens : 31
Data de inscrição : 26/03/2012
Localização : Loures, Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

O meu viveiro exterior Empty Re: O meu viveiro exterior

Mensagem  RicardoJSG Ter 16 Abr 2013, 11:14

Boas Vrijo,

mais logo vou tentar colocar fotos do meu espaço que ainda está muito atrasado, ou seja ainda tenho de afinar umas coisitas.

Mas pelas fotos logo vais ver e tiras as ideias que melhor achares para ti!

è assim, por norma tenho todas as aves soltas no mesmo viveiro sim, e até hoje nunca tive problemas, nem com os javas nem com os verdelhões.

Chamo à atenção, que todas as minhas aves têm o respectivo registo e sou criador registado no ICNF!!!

As codornizes apenas tenho um casal, mas para já serve, para o que pretendo, pois esse casal já tira ovos que até estrovam...pois nunca me tiraram uma criação sequer!!

Em relação ao viveiro, como eu moro numa quinta (12.000m2) e tenho muito espaço arranjei um lugar que quando o sol nasce bata no viveiro, ao meio dia a telha faz sombra e ao por do sol, este volta a inicidir no interior do viveiro!!

A terra, é assim fiz, um muro com cerca de 60 cm em toda à volta do viveiro e no interior apenas tenho colocada a terra e até hoje não tive problemas e posso dizer-te que lá por casa cobras e ratos não faltam, mas por sua vez tenho 6 gatinhos a fazerem essa limpeza!!

Inclusivamente queria criar um circuíto tipo rio no próprio viveiro, mas tenho de ir com calma!!!

Em relação à própria criação em si, eu tenho os meus mandarins separados apenas pelo motivo de ter mandarins gigantes e mandarins normais e não querer que esse cruzem entre si.
POr sua vez os mandarins se andarem junto dos canários, estes não criam por causa de eles andarem a roubar sempre qualquer coisa dos ninhos, então decidi, separar por viveiros na epóca da criação e lá para outubro, retiro os viveiros de criação e anda tudo junto ao molho, como se costuma dizer....

No viveiro grande, apenas tenho a criar um casal de javas, os carpodacus mexicanus e um casal de mandarins, sendo que como o viveiro é muito grande não existe conflito entre eles.

As rolas de diamante também andam no viveiro grande, mas de momento apenas tenho uma fêmea!!

O tipo de vegetção que podes colocar, existe um tópico neste forum que eu criei onde um amigo forista me deu uma grande ajuda, pelo que podes pesquisar por arbustos em viveiro e deve aparecer.

Qualquer coisa estás à vontade!

Cumprimentos
RicardoJSG
RicardoJSG

Mensagens : 139
Data de inscrição : 04/06/2012
Localização : Sátão - Viseu
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

O meu viveiro exterior Empty Re: O meu viveiro exterior

Mensagem  antlou Ter 16 Abr 2013, 12:38

Ok
Ricardo e VRijo obrigada a ambos ! cheers
antlou
antlou

Mensagens : 36
Data de inscrição : 29/03/2013
Localização : Almada

Ir para o topo Ir para baixo

O meu viveiro exterior Empty Re: O meu viveiro exterior

Mensagem  Ribeiro Ter 16 Abr 2013, 13:08

antlou escreveu:Ok
Ricardo e VRijo obrigada a ambos ! cheers

Entao amigo antlou ja tens algumas fotos para mostrar á malta?

Cumps
Ribeiro
Ribeiro

Mensagens : 162
Data de inscrição : 22/08/2012
Localização : Loures
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

O meu viveiro exterior Empty Apresento-vos

Mensagem  VRijo Ter 16 Abr 2013, 13:43

mais um vizinho...

Já agora algumas das minhas aves:

[img]O meu viveiro exterior 20130415_184833_zps000a8bb2[/img]

O meu viveiro exterior 20130415_183900_zpsab0d27b3

O meu viveiro exterior 20130415_184342_zps28fdbd15

O meu viveiro exterior 20130415_184110_zps274e297a
VRijo
VRijo

Mensagens : 31
Data de inscrição : 26/03/2012
Localização : Loures, Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos