Fórum dos Exóticos
Software para gerir criações - Página 2 Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Software para gerir criações - Página 2 Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Software para gerir criações

+6
João Martinho
AvilandiaPT
Paulo Lobo Ferreira
paulinho88
Rui Pinho
Rui Alexandre
10 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Software para gerir criações - Página 2 Empty Re: Software para gerir criações

Mensagem  joao_z Qui 24 Out 2013, 10:20

Olá,

Excelente debate é pena que os interessados e os intervenientes neste tipo de temas sejam sempre os mesmos.............

Em Portugal o Mandarim é quase como um pardal comum enfim....

Eu tenho usado o excel para auxiliar nos registos, mas durante a criação tenho uma capa onde vou registando casais crias datas de nascimento etc..... Este ano como comprei um plantel inteiramente novo ou seja os registos vão começar do zero.

Já procurei softwares para o que pretendes Paulo pois ao fim de algum tempo vamos esquecendo algumas coisas mas nunca encontrei nada satisfatório.
joao_z
joao_z

Mensagens : 423
Data de inscrição : 14/04/2010
Localização : Coimbra
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Software para gerir criações - Página 2 Empty Re: Software para gerir criações

Mensagem  António Ferreira Qui 24 Out 2013, 11:59

Bom dia.
Para mim e tendo diversos, o melhor é o sicocria modernizado que se mudou o nome para Miaviário, é completo em tudo, basta fazerem o registo no Fórum e tirarem o programa. Todas as rubricas têm explicações de funcionamento. http://miaviario.creatuforo.es/

Um abraço, Ferreira
António Ferreira
António Ferreira

Mensagens : 383
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Vendas Novas

Ir para o topo Ir para baixo

Software para gerir criações - Página 2 Empty Re: Software para gerir criações

Mensagem  Paulo Lobo Ferreira Qui 24 Out 2013, 13:44

Ola,

Obrigado João_Z pela ajuda e comentário. Como sabes e na falta de melhor acabo por usar algo parecido com o que usas e que vai remediando mas queria algo melhor vou tentando, quando encontrar partilho.

Sr. Ferreira,

O Miaviário permite fazer arvores genealógicas a partir dos registos das aves? E estas arvores dão para imprimir? No entanto vou tentar instala-lo e analisa-lo melhor.

Obrigado
Paulo Lobo Ferreira
Paulo Lobo Ferreira

Mensagens : 177
Data de inscrição : 14/10/2012
Localização : Coimbra
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Software para gerir criações - Página 2 Empty Re: Software para gerir criações

Mensagem  AvilandiaPT Qui 24 Out 2013, 16:02

Olá,

Em Portugal não temos esta "afición" talvez porque não somos em numero suficiente ou simplesmente porque somos "Tugas".
De certo modo não temos porque também não queremos ter. Podia apontar vários motivos mas como em tudo é preciso haver as pessoas, o intresse, as capacidades, as estruturas e juntar tudo isso...
A situação com o GCP é algo que acho ser um exemplo de como os criadores podem ter peso e poder de mudar as coisas. Um grupo de "carolas" que se reuniu para puxar por aquilo que gostavam e deu no que se sabe.
Nunca fui, e continuo a não ser, defensor de um clube específico de mandarins, goulds ou outra mono-espécie no caso dos exóticos. Acho que não temos dimensão para isso apesar de algumas espécies (goulds em particular) estarem bastante bem representadas actualmente. A massa critica é essencial, mas, na minha opinião, o que precisamos não é uma exposição com 500 mandarins em Portugal, isso pode ser conseguido nas exposições "normais" se os criadores quiserem e tem o mesmo efeito. Precisamos de um grupo de pessoas que realize um trabalho sério e dedicado nas espécies de que gosta e conhece. Precisamos de entidades que percebam isso e os apoiem. Precisamos de juízes que não fiquem "melindrados" por terem de alargar horizontes e criadores que tenham o conhecimento suficiente e correcto para serem capazes de questionar o estado das coisas.
Claro que a posição de esperar que apareça algo feito é mais cómoda e simples para a maioria dos criadores. Podemos sempre ficar à espera que alguém ou meia dúzia de "alguéns" trabalhe, se dedique, pesquise, publique, escreva, explique... Quando o fazem e não temos trabalho felizes da vida, quando não o fazem...

Eu sempre tentei de ter uma visão digamos que "global" da criação de aves. Talvez por desde muito cedo ter tido contacto com a internet, listas de email, etc... A partir do momento que levei as coisas mais a sério, queria saber o que existe. De bom e de mau, cá dentro e lá fora. Acho que qualquer criador que vê uma ave de qualidade superior é capaz de reconhecer que é melhor e ficar com essa referência. Seja ou não enquadrada dentro de um standard específico. Esse é a parte a pessoal.

o juiz na hora de julgar uma ave também ele imprime o seu cunho pessoal na avaliação que faz da mesma
Eventualmente o Ricardo ira discordar do que disse enquanto juiz mas é a minha opinião pessoal.
Não discordo. É um facto. Claro que quando se avalia devemos ter sempre presente o standard. É perante o standard que se pontua. A questão está em como se interpreta esse standard. Se conheces aves de várias linhas, isso não deve influenciar essa pontuação mas o que tu consideras um bom tipo e lhe dás digamos 27 pontos em 30, eu posso achar que vale apenas 26, outro que vale 28... É essa parte que é MUITO complexa. Claro que se fala, que se tenta equilibrar entre as pessoas mas digam o que disserem isso não substitui o "ver" e criar essas aves. Mas isso é uma outra discussão muito mais complexa até em que, sinceramente, não quero entrar.

Só como nota de rodapé em relação ao meu papel de juiz. Desde 2008 que, por opção e meu pedido expresso, solicitei licença e não julgo exposições. Essa situação não está até prevista nos estatutos visto que passados dois anos deveria levantar licença ou abandonar. Foi-me permitida essa extensão (até ver e indicação em contrário) pois como alguns sabem entretanto voltei também a estudar e seria muito difícil para além da vida familiar e profissional conciliar ainda mais essa vertente. Se volto ou não a julgar depende portanto, e em primeiro lugar, de quem tem e tiver de tomar essa decisão de excepção (pois não sou mais nem menos que os outros para ter estatuto especial) e de como isso se conciliar com outras obrigações. É algo que gosto bastante mas que, sinceramente, hoje encaro de forma muito menos "intensa" do que fazia há uns anos.

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Software para gerir criações - Página 2 Empty Re: Software para gerir criações

Mensagem  António Ferreira Qui 24 Out 2013, 17:26

Boa tarde Paulo Ferreira.
Sim tem e dá para imprimires tudo o que quiseres, também se pode trabalhar com amas, tem contabilidade, pode-se fazer etiquetas, meter fotos dos pássaros e de eventos ornitológicos, registo de exposições e respectivas classificações, enfim, tudo o que se relacione com a actividade.
A versão actualizada é a 2.4
Para quem tenha o Sicocria há uma funcionalidade para passar os dados todos para o Miaviário e assim não se perder anos de registo.

Um abraço, Ferreira
António Ferreira
António Ferreira

Mensagens : 383
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Vendas Novas

Ir para o topo Ir para baixo

Software para gerir criações - Página 2 Empty Re: Software para gerir criações

Mensagem  Paulo Lobo Ferreira Sex 25 Out 2013, 09:36

Bom dia,

Sou a favor de clubes focados numa só espécie seja mandarins, goulds ou bengalins etc, concordo quando dizes que não temos dimensão ou numero suficiente para tornar um deste clubes interessante com pena minha. Mas não temos dimensão ou numero suficiente porque estamos muito dispersos e por força da nossa cultura associativista que é muito fraquinha. Penso que um destes clubes funciona se tiver pessoas capazes, com grande experiencia enquanto criador, com força e vontade suficiente e uma forte vocação clubística focada em torno da espécie a que se dedica. Estabelecer bases orientadoras da espécie, de cada uma das mutações, fazer trabalhos, workshops, conferencias, fornecer material didático aos criadores/associados, debater em conjunto ideias e metas a atingir etc. A meu ver uma das grandes vantagens seria a oportunidade de fazer exposições focadas numa só espécie com juízes especializados na mesma. Estas exposições deviam ter um caracter didático onde fosse possível aos criadores assistirem e serem elucidados sobre o critério do juiz ao julgar uma determinada ave. Penso que o juiz que avalia multi espécies acaba por não estar focado em nenhuma em particular, tão pouco possui conhecimentos profundos de todas. Obviamente esta situação da azo a erros, mal entendidos, que acabam por desmotivar os criadores a participarem em exposições.
Uma das fortes componentes dos países Holanda, Bélgica, Alemanha etc é justamente este tipo de cultura focado no associativismo, a partilha de conhecimentos o evoluir de forma sustentada baseado no conhecimento partilhado. Por isso ouvimos falar de uma linha Holandesa, Belga, Alemã e não ouvimos falar de uma linha Portuguesa. Temos excelentes criadores, excelentes aves com provas dadas em campeonatos do mundo mas não temos homogeneidade, cada um cria a seu gosto com as possibilidades que tem e o acesso a informação que possui. Nós temos dificuldade em viver em prol de uma coletividade, temos dificuldade em partilhar, nós temos dificuldade em viver com o sucesso do nosso vizinho. Podíamos ser uma referencia enquanto país, enquanto linha Portuguesa mas preferimos ser uma referencia enquanto pessoa individual.
De que me serve fazer parte de um clube generalista se nunca me deu formação sobre as aves que crio, que se lhe pedir material didático não tem, que tão pouco organiza uma exposição anual que é exclusivamente focado nos canários. Onde o pouco que faz é em beneficio dos criadores dos mesmos. Bom serve para três coisas, pedir-me dinheiro para a quota anual, pedir dinheiro para a quota federativa e claro para eu ter acesso a anilhas para os meus passarinhos pois sem elas não posso participar em exposições.
Por todos estes motivos e mais alguns eu continuo a defender os clubes de uma só espécie, que me faça crescer enquanto criador e pessoa, ao contrario de um clube espalhado em cada terrinha que a única coisa que faz é servir o interesse do pessoal dos canários.
Paulo Lobo Ferreira
Paulo Lobo Ferreira

Mensagens : 177
Data de inscrição : 14/10/2012
Localização : Coimbra
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Software para gerir criações - Página 2 Empty Re: Software para gerir criações

Mensagem  Paulo Lobo Ferreira Sex 25 Out 2013, 09:41

Bom dia Sr. António Ferreira,

Obrigado pela sua partilha, já fiz download do programa e estou a testa-lo parece-me interessante algo complexo ao inicio mas com insistência penso que chego la.
Ainda não percebi como fazer para conseguir registar aves das quais conheço os pais e isso me aparecer em arvore sem ter de recorrer a formação de casais.
Obrigado mais uma vez.
Paulo Lobo Ferreira
Paulo Lobo Ferreira

Mensagens : 177
Data de inscrição : 14/10/2012
Localização : Coimbra
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Software para gerir criações - Página 2 Empty Re: Software para gerir criações

Mensagem  António Ferreira Sex 25 Out 2013, 13:45

Boa tarde Paulo Ferreira.
Claro que não, só consegue o que pretende com a continuação dos registos. Os primeiros pássaros tem que os meter incluindo os genes de cada ave e depois as descendências é que é o próprio programa que faz a árvore genealógia.
Atenção que o programa só trabalha eficazmente depois de fazer todos os registos incluindo as CLASSES e DENOMINAÇÕES. se não couber abrevie.
Não esquecer que por cada pássaro que tenha de outro criador, tem que fazer um registo incluindo o STAM, se por ventura não souber o nome inventa e se não tiver anilha meta-lhe uma de cor e regista a cor e inventa um STAM lol!  .
Para que o programa seja só seu.
Entra com os códigos provisórios, depois vai há página CONTROL DE UTILIZADORES (cabeçalho do lado esquerdo depois de entrar) e mete um código com 2 números, mete o seu nome, uma password de 5 letras, clica nos quadradinhos onde diz SUPERVISOR e MOSTRAR AVISO DE POSTURAS para ficar o sinal de visto e GRAVA.
De seguida clica em PRIMEIRO OU SEGUINTE até aparecer os códigos do Paco, clica em SUPERVISOR e MOSTRAR AVISO DE POSTURAS para desactivar os códigos e clica em apagar. A partir deste momento de cada vez que entrar no programa entra com os seus códigos Very Happy
Na página das DENOMINAÇÕES para me facilitar, meti as classes Internacionais e não das Federações.
Não esquecer que de cada vez que fizer um registo seja do que for tem que clicar em GRAVAR, se se enganar clica em apagar e faz novo registo e grava.
Se tiver mais duvidas diga.

Um abraço, Ferreira 
António Ferreira
António Ferreira

Mensagens : 383
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Vendas Novas

Ir para o topo Ir para baixo

Software para gerir criações - Página 2 Empty Re: Software para gerir criações

Mensagem  AvilandiaPT Sex 25 Out 2013, 15:01

Olá,

Os clubes generalistas não dão assim tanto apoio aos criadores de canários...
A questão não é canários contra os outros. É uma questão de interessa. Eu entendo que um clube apenas com uma espécie com pouca dimensão não terá a força necessária que a dimensão por si gera. E sem essa motivação da massa associativa (para usar um termo mais futebolístico) dificilmente cresce de forma sólida. o GCP é realmente um bom exemplo disso pelo dinamismo que criou em torna de uma raça específica. É a excepção que justifica a regra.

Eu concordo com a tua intenção, mas acho que isso pode ser feito de forma mais eficaz num clube de exóticos que desenvolva grupos de trabalho específicos. Existem assuntos que são comuns a várias espécies, outros mais específicos e desse sinergismo poderiam sair bons resultados. O problema é que (e voltando à minha mensagem...)

Podemos sempre ficar à espera que alguém ou meia dúzia de "alguéns" trabalhe, se dedique, pesquise, publique, escreva, explique... Quando o fazem e não temos trabalho felizes da vida, quando não o fazem...
A questão continua a ser a mesma. Temos um clube específico, temos bons criadores, concordo inteiramente com julgamentos abertos, com escolher juízes mais especializados naquela espécie. E o resto?

Estabelecer bases orientadoras da espécie, de cada uma das mutações, fazer trabalhos, workshops, conferencias, fornecer material didático aos criadores/associados, debater em conjunto ideias e metas a atingir etc. A meu ver uma das grandes vantagens seria a oportunidade de fazer exposições focadas numa só espécie com juízes especializados na mesma. Estas exposições deviam ter um caracter didático onde fosse possível aos criadores assistirem e serem elucidados sobre o critério do juiz ao julgar uma determinada ave.
Quem faz as coisas? Quem escreve, investiga, "publica"? Porque isso exige mais que vontade, exige tempo, conhecimento (prático e teórico) e também capacidade de o saber transmitir.
Eu concordo contigo e gostava muito que fosse uma realidade, mas como já passei por algumas dessas fases, sei que não é fácil e não depende apenas de querer. É preciso também alguma sorte para se conjugar todo um número de factores, pessoas e vontades.

E, muito sinceramente, neste momento quando olho para o panorama nacional dos exóticos tenho dificuldade em ver essas condições reunidas. Espero estar redondamente enganado mas é a minha opinião e olhando para lá dos "prémios" (para mim isso não mede tudo) não gosto especialmente do que vejo... Temos vários bons criadores a desenvolver um bom trabalho e que também são prejudicados por isso, não questiono que sim. Faltam bases, orientação e acima de tudo a capacidade e vontade de partilha entre os criadores. É cada um por si. Os porquês não me cabe discutir.

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Software para gerir criações - Página 2 Empty Re: Software para gerir criações

Mensagem  António Ferreira Seg 28 Out 2013, 17:53

Boa tarde Paulo Ferreira.
Chegou a entender o programa?
Compreendeu as instruções que lhe dei?

Um abraço, Ferreira
António Ferreira
António Ferreira

Mensagens : 383
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Vendas Novas

Ir para o topo Ir para baixo

Software para gerir criações - Página 2 Empty Re: Software para gerir criações

Mensagem  Paulo Lobo Ferreira Seg 28 Out 2013, 18:02

Boa tarde,

Entendi sim, aos poucos tenho registado o meu plantel todo no programa.
Depois percebi como se acede à arvores genealógica, e tenho já algumas aves registadas com acesso a 1ª linha de geração.
Imprimir também é relativamente simples e tem as informações necessárias.
Até agora estou satisfeito e sem duvida que é um bom trabalho para quem tem a amabilidade de o disponibilizar gratuitamente.
Existe uma parte que mesmo não querendo preencher as fichas de criação informaticamente imprime um modelo do mesmo que da bastante jeito para ter junto da passarada e ir apontado à mão para mais tarde passar para o programa.
Obrigado pela sua ajuda e colaboração e peço desculpa não ter agradecido a mais tempo.
Paulo Lobo Ferreira
Paulo Lobo Ferreira

Mensagens : 177
Data de inscrição : 14/10/2012
Localização : Coimbra
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Software para gerir criações - Página 2 Empty Re: Software para gerir criações

Mensagem  António Ferreira Seg 28 Out 2013, 18:27

Boas novamente Paulo Ferreira.
Ainda bem que ficou contente com o programa e o está a compreender, se tiver alguma duvida diga, mas penso que não, todas as rubricas no Fórum têm uma explicação de funcionamento.
Eu fui a cobaia para o melhoramento do programa e fiz a tradução para português, infelizmente há coisas que não aparecem traduzidas porque o amigo Francisco Alonso na criptagem do programa utilizou símbolos e conjunto de letras da nossa fonética e que não são utilizados na língua castelhana, mas quando aparece em castelhano também se compreende.

Um abraço, Ferreira
António Ferreira
António Ferreira

Mensagens : 383
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Vendas Novas

Ir para o topo Ir para baixo

Software para gerir criações - Página 2 Empty Re: Software para gerir criações

Mensagem  luciano moreira Qui 31 Out 2013, 21:43

Para quem ainda queira o orniware achei um link que funciona e ainda dá para baixá-lo:

http://sourceforge.net/projects/psicopata-ornit/postdownload?source=dlp

como me ensinou o Sr. ferreira (se não me falha a memoria) anteriormente só funciona com o java 6 ativo, não funciona com java superior.
Sr. ferreira vou experimentar o miaviario também qualquer dúvida envio e-mail.
luciano moreira
luciano moreira

Mensagens : 811
Data de inscrição : 07/09/2011
Localização : Montes Claros -MG
PAÍS : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Software para gerir criações - Página 2 Empty Re: Software para gerir criações

Mensagem  António Ferreira Sex 01 Nov 2013, 11:23

Bom dia Luciano Morreira.
Não esquecer que o programa só trabalha com números de criadores e anilhas numeradas ou de cor.
Cá fico então à espera de E-mail para esclarecer duvidas.

Um abraço, Ferreira
António Ferreira
António Ferreira

Mensagens : 383
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Vendas Novas

Ir para o topo Ir para baixo

Software para gerir criações - Página 2 Empty Re: Software para gerir criações

Mensagem  António Ferreira Ter 03 Dez 2013, 18:19

Boa noite
Como reparei que se registaram uns quantos forenses no Miaviário e como sei que querem a papinha toda feita caso contrário simplesmente desinstalam o programa, aqui vai como devem proceder para trabalharem sem problemas no programa. Isto é uma cópia tirada do meu Fórum escrita por mim.
Software para gerir criações - Página 2 Empty MODO DE TRABALHAR COM O MIAVIÁRIO
Software para gerir criações - Página 2 Empty  Ferreira Ontem à(s) 6:56 pm


Boa tarde a todos os interessados.
A pedido de diversos forenses aqui vai o modo como devem trabalhar com o programa de gestão sem problemas.
1º- Quem não tenha a data no seu PC há portuguesa (dd-MM-aaaa) devem-na alterar, caso contrário ou não aparecem ou aparecem atrofiadas as datas. para isso têm que ir ao PAINEL DE CONTROLO e ALTERAR a DATA para dd-MM-aaa.

2º- recebem e instalam o programa em português. Depois de instalado reiniciam o PC, depois de reiniciado clicam no símbolo do Miaviário no painel para abrir, aí vai aparecer uma página onde pede para meterem um código e uma password provisórios, metem o código 01 e password 1 e abre-se o programa.

3º- Com o programa aberto vão clicar em CONTROL de UTILIZADORES (fica no cabeçalho do lado esquerdo), vai aparecer um rectângulo onde vão meter um CÓDIGO vosso com 2 NÚMEROS, o VOSSO NOME, UMA PASSWORD vossa (mínimo 5 letras),clicam em SUPERVISOR e MOSTRAR AVISO DE POSTURAS para aparecer um visto, de seguida clicam em GRAVAR.
 Clicam em SEGUINTE e vai aparecer os códigos provisórios cedidos pelo Paco, clicam em cima dos vistos SUPERVISOR e MOSTRAR AVISO DE POSTURAS (para saírem os vistos) e de seguida clicam em APAGAR e em SAÍDA (para saírem da página, desta maneira e a partir desse momento o programa é totalmente vosso e de cada vez que entrarem no programa é com os vossos códigos que entram.

4º- De seguida clicam em AVIÁRIO (cabeçalho) aí vão preencher os vossos dados. onde diz NUMERO DE DIAS PARA VERIFICAR OVOS metem 5, NUMERO de DIAS PARA o NASCIMENTO metem 16 (Nº de dias que levam a nascer se for com bengalins) para anilhar metem 7. se quiserem meter os dados dos ovos automaticamente assinalam o visto na quadricula, isto a partir de se meter a data do primeiro ovo, no entanto aconselho a meterem as posturas em manual, primeiro para vos dar entusiasmo e segundo porque têm que apagar ovos a mais e emendar a o ano. Em calcular até ao ovo metem o máximo de ovos que mete cada espécie (exemplo, Goulds 8, mandarins 6, D.papagaio 5) NUMERO DE DIAS PARA SEPARAR FILHOS METEM 45. Se quiserem meter fotos assinalam um visto. Permitir letras no Nº da anilha metem um visto (basta clicarem em cima na quadricula). ANO DE CRIAÇÃO. metem sempre o ano seguinte uma vez que nos exóticos as época de criação é por épocas e não por anos ou seja, exemplo começa no ano de 2013 e acaba no ano de 2014, de seguida clicar em fim. NÃO ESQUECER QUE DE CADA VEZ QUE METEREM DADOS TÊM SEMPRE QUE CLICAREM EM GRAVAR.

5º-  De seguida clicam em CRIADORES, aqui vão meter os vosso dados conforme pede o programa assim como os dados de antigos donos das aves que têm e clicar em GRAVAR e FIM.

6º- De seguida clicam em DENOMINAÇÕES e vão meter as classes e denominações de todas as espécies de aves que têm ou venham a ter.(Como em Portugal há duas Federações e qual delas a mais complicada nas classes e denominações e como o programa pede, vão meter as Internacionais (C.O.M.) que podem tirar aqui (LISTA de CLASSES    http://mundial2010.fonp.pt/Mundial.htm (como muitas denominações são maiores e não cabem no espaço, abreviam de modo que percebam( exemplo, Diamante Gould peito branco cabeça vermelhar, (abreviado D.G. Peito branco cab. verm. ou D.G. P. branco cab. vermelha) (não esquecer de clicarem em gravar).

7º- De seguida clicam em FICHA de PÁSSAROS, aqui já é quase tudo automático, para meterem o Nº de criador basta clicarem no símbolo amarelo que está a seguir e aparece todos os criadores registados, fazem duplo clique em cima do nome ou Nº do criador e passa automaticamente os dados. O Nº da anilha como é a primeira vez têm que a meter há mão assim como todos os dados em que não aparece o tal símbolo como irá aparecer novamente por exemplo nas denominações. Não esquecer de assinalarem o visto de pássaro no AVIÁRIO, caso contrário depois não lhes vai aparecer. caso saibam os genes do pássaro metem, se não souberem metem o que lhes está há vista (exemplo as cores do pássaro- Clássico cab. vermelha).
Se souberem os dados dos pais metem, caso não saibam não é obrigatório meterem.
QUANDO TIVEREM TUDO A FUNCIONAR OS DADOS DOS FILHOS PASSAM AUTOMÁTICAMENTE
CASO LHES MORRA UM PÁSSARO NÃO SE ESUEÇAM DE TIRAR O SINAL DE VISTO PARA DEPOIS NÃO LHES APARECER. (embora depois esse pássaro deixe de aparecer, mas aparece sempre dados dele em referência a filhos, netos etc. na arvore genealógica e na ficha individual dos pássaros.
Para saberem do que se trata os símbolos que estão no cabeçalho e para que servem, basta passarem com o cursor por cima.

8º- De seguida clicam em CASAIS, (PRIMEIRA COISA A FAZEREM É NUMERAREM AS GAIOLAS). onde diz NUMERO de ACASAL metem o Nº da gaiola (exemplo 0001 ou 0015), onde diz NUMERO DE ASALAMENTO METEM 01. (se por ventura lhes morrer um membro de um casal da respectiva gaiola e meterem outro a substituírem o morto, tem que meter NUMERO DE ACASALAMENTO 02 e assim fica o registo de todos os filhos registados da mesma gaiola embora uns sejam filhos de por exemplo de mães diferentes mas do mesmo pai.
O resto basta seguirem as instruções do que está escrito. Para registarem os ovos convém terem a postura completa e contarem para trás os dias conforme a quantidade de ovos, por exemplo a postura foi de 3 ovos, como hoje é 02-12-2013, na casa do 3º ovo metem a data de 02-12, no 2º ovo metem 01-12, e no 1º ovo metem 30-11. Penso que compreendem bem isto. Não esquecer de gravarem onde diz GRAVAR DADOS DA POSTURA.

9º-PARA METEREM FOTOS, INSTALAR OS PROGRAMAS DE ETIQUETAS E OUTRAS COISAS, CASO NÃO COMPREENDAM, OU ATÉ MESMO O QUE ESCREVI ENTREM EM CONTACTO COMIGO MAS DE PREFERÊNCIA POR TELEFONE (265891517)

Um abraço, Ferreira
António Ferreira
António Ferreira

Mensagens : 383
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Vendas Novas

Ir para o topo Ir para baixo

Software para gerir criações - Página 2 Empty Re: Software para gerir criações

Mensagem  Brunommsilva Ter 03 Dez 2013, 22:18

Boa noite.

Obrigado pela partilha, António Ferreira.
Ajuda muito, pois de facto o programa é algo confuso de trabalhar!

Abraço,
BS.
Brunommsilva
Brunommsilva

Mensagens : 117
Data de inscrição : 20/01/2013
Localização : Setúbal
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Software para gerir criações - Página 2 Empty Re: Software para gerir criações

Mensagem  António Ferreira Qua 04 Dez 2013, 15:25

Boa tarde Bruno Silva.
O programa é do mais completo que existe e ainda por cima de borla, já o tenho desde o primeiro dia em que foi feito (2002) e não o acho complicado, mas precisamente por a maioria da malta nova não querer ler para compreender é que dei o numero do meu telefone e ficarem a saber de viva voz como funciona. o mais chato é preencher os dados, a partir daí é tudo automático a não ser meter datas dos ovos e anilhas.

Um abraço, Ferreira
António Ferreira
António Ferreira

Mensagens : 383
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Vendas Novas

Ir para o topo Ir para baixo

Software para gerir criações - Página 2 Empty Re: Software para gerir criações

Mensagem  luciano moreira Sáb 14 Dez 2013, 18:03

Para aqueles que ainda não decidiram qual software usar, aqui vai um link de um programa que achei enquanto pesquisava na net.

http://www.birds-software.com/index1.html?server_name=mundodasaves.weebly.com

Obs.: Ainda não usei o programa então não sei como funciona, a quem fizer uso dê sua opinião de como é e como funciona.
luciano moreira
luciano moreira

Mensagens : 811
Data de inscrição : 07/09/2011
Localização : Montes Claros -MG
PAÍS : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos