Fórum dos Exóticos

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS

Projeto de Gaiolas/viveiros

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Projeto de Gaiolas/viveiros

Mensagem  paulinho88 em Ter 15 Jan 2013, 19:04

Este vai ser o meu próximo entretém e também aproveito umas madeiras que me sobraram de um armario onde tenho as gaiolas abertas,.
Agora decidi-me fazer estas pois já tenho as ideias maie certas quanto ao que quero criar e asim ficam juntinhos sem interferências
Dêem as vossas opiniões e criticas que fazem bem e recomendam-se,.

paulinho88

PAÍS : Portugal

Re: Projeto de Gaiolas/viveiros

Mensagem  RicardoJSG em Qua 16 Jan 2013, 07:07

Boas

eu também ando com um projecto em mãos para fazer viveiros.

Pelo desenho e não sei se percebi bem a ideia, é pores os viveiros uns em cima de outros, é isso??

Olha, eu depois de ler muito sobre isto, o que a maioria do pessoal me aconselhou foi fazer a parte de baixo em rede, ou seja a frente e o fundo ficam em rede, pois assim facilita a limpeza.

Já pedi numa serração para me cortarem o laminado e pedi as seguintes medidas:

Cumprimento 1m
altura 50cm
largura 50cm

estas minhas gaiolas de criação são essencialmente para criar fauna europeia e javas, pois quero apenas dedicar-me a isso, apesar de também tentar mandarins de exposição!!

vai ser possivel tambem colocar divisória ao meio para separar macho e fêmea.

Mas aguarda mais comentários, pois è pessoal com muito mais experiência que a minha!

Cumprimentos e boas criações!!!

RicardoJSG

Mensagem  paulinho88 em Qua 16 Jan 2013, 08:47

Leva rede a frente e em baixo, o desenho da frente é so para orientar os cortes e tentar por uma divisória a meio.
mas so quando omeçar a por a rede é que da pra perceber, depois ponho foto da evolução das gaiolas.
paulinho88

Mensagem  joao_z em Qua 16 Jan 2013, 09:18

Gaiolas em madeira penso que não sejam as melhores! Umas das desvantagem é o piolho que se enfia nas frestas outra desvantagem é não se poderem lavar Exclamation
Todas em rede ou em pcv é o melhor, esta é apenas a minha opinião.
joao_z

Mensagem  RicardoJSG em Qua 16 Jan 2013, 12:11

Boas

eu vou usar madeira prensada laminada, aquela tipo aqui, que dê para poder passar um pano humido para facilitar a limpeza...

Já nas ditas frestas vou colocar um fio de silicone transparente para tentar evitar que os ditos bichinhos lá se coloquem....

em principio a minha despesa não vei ser muito, espero que as minhas fiquem por volta dos 12€ cada (madeira laminada) visto já ter a rede que comprei quando fix um viveiro exterior...

este fim de semana quando comprei aves de fauna europeia vi umas em rede muito fixes, que eram divididas em três sendo a divisão ao meio reduzida em relação às outras duas...

pelo que me disse o criador, aquela divisão era para manter o macho ao centro e duas fêmes depois em cada espaço ao lado....

gostei muito e o preço tambem não achei exagerado...50€, pena não encontrar pois era o que eu pretendia.

Cumps

RicardoJSG

Mensagem  joao_z em Qua 16 Jan 2013, 13:26

Vê se as gaiolas são iguais a essa:

joao_z

Mensagem  RicardoJSG em Qua 16 Jan 2013, 23:05

Boas João

sim era mais ou menos isso sim, pelo menos as frentes parecem iguais...

cmps
RicardoJSG

Mensagem  joao_z em Qui 17 Jan 2013, 08:20

Boas,

Eu tenho algumas dessas e outras mais antigas semelhantes a essa.
Estas novas são melhores pq tem uma porta para colocar o ninho do lado de fora e as anteriores tinha de ser numa das portas. Smile
joao_z

Mensagem  AvilandiaPT em Qui 17 Jan 2013, 08:29

Olá,

Se queres uma sugestão, deves analisar bem a coisa entre fazeres as frentes/fundos com rede ou usares uma frente/fundo à medida. Assim parece mais simples mas no dia-a-dia ter frentes como deve ser é uma grande ajuda e vai-te poupar muito tempo e trabalho!
A nivel de dimensões, 25 de fundo parece-me um bocado curto, especialmente de pensas ter fauna europeia. Eu faria com 35-40 no minimo.

Antes de gastares dinheiro, pensa em tudo, vê alternativas, joga com as medidas. Gaiolas é uma daquelas coisas que quando fica mal feito e temos que andar a remendar sai muito mais caro que fazer logo como deve ser.

Em relação a usar madeira ou PVC, se for madeira lacada e tudo bem montado/mantido não é grave. Eu fiz as minhas assim e não me arrependo. Hoje fazendo de raiz fazia de PVC apenas por comodidade mas dada a diferença de custo, a madeira lacada é uma boa segunda opção.

Cumps.
AvilandiaPT

PAÍS : PORTUGAL

Mensagem  João Martinho em Qui 17 Jan 2013, 09:02

joao_z escreveu:Gaiolas em madeira penso que não sejam as melhores! Umas das desvantagem é o piolho que se enfia nas frestas outra desvantagem é não se poderem lavar Exclamation
Todas em rede ou em pcv é o melhor, esta é apenas a minha opinião.

mas a madeira tambem tem vantagens, (principalmente para quem tem os pássaros no exterior como num quintal ou varanda que penso que é o melhor), ao contrário do plástico, não atrai calor nem aquece demasiado o que poderia ser muito grave em dias muito quentes..
além disso o pvc quando leva muito tempo com sol directo fica frágil e com facilidade de se partir..

quanto á desvantagem do piolho se acumular nas fendas, basta colocar de vez em quando caniaves ou outra coisa do genero nos cantos, não é nada demais,..
o que também dá muito jeito para retirar sujidades que fiquem nos cantos, é um mini compressor de 12v, ainda não comprei mas espero fazê-lo em breve, vi um á venda uma vez no Lidl por 25 euros.
basta ligar á bateria de 1 carro e aquilo manda 1 sopro de ar que ao dirigirmos para as paredes e cantos faz sair todo o pó ou cascas..

quanto ás gaiolas todas em rede, deixei de gostar á muito tempo por várias razões. são muito inestéticas e não apreciar a beleza dos pássaros no meio de um emaranhado de redes, e para os próprios pássaros não gostam de se sentir num ambiente completamente desprotegido por isso é que colocava sempre as minhas antigas gaiolas em rede num canto de uma parede ou tapadas com cartão ou tábuas apenas deixando a frente descoberta para formar um abiente mais seguro e privativo..para as aves sentirem-se mais seguras..
outra razão muito incomodativa das gaiolas em rede é a sujidade que ganham todos os fios de rede, não sei se entendem..eu uma vez por mês lá ia com uma escova molhada passar pela rede todinha para esfregar restos de porcaria seca agarrada que ficava nos arames..e para além disso uma gaiola em rede tem muito mais fendas para o piolho de esconder que uma gaiola em madeira, devido ás encruzilhadas de arame..

além do mais a madeira é barata e existem muitos muitos tipos de tratamento para madeira que podem dar resistência e possibilita lavar, por exemplo já fiz vários tratamentos a gaiolas e ninhos com subcapa.
é uma tinta que que cria uma "capa", tornando a madeira resistente e impermeável.
tive várias gaiolas antigas de madeira aquleas tradicionais dos criadores de canários..depois acabei com os pássaros todos e desfiz-me delas, mas eram muito boas, tinham 1 aspecto de como novas e já eram gaiolas com cerca de 20-30 anos pois foram-me dadas por 1 criador com certa idade..
ultimamente só quero gaiolas de madeira, este ano voltei a criar passaros e ainda não gastei nenhum tostão na compra de gaiolas pois fiz 2 em madeira, e nem comprei a madeira, foi um amigo que me deu uns bocados que ia mandar fora,..mas madeira existe em todo o lado , no lixo anda aos pontapés.
tenho uma comoda no meu quarto já velhinha vou comprar uma nova e no verão vou fazer uma gaiola com ela pois preciso de muitas mais gaiolas ainda so tenho 2..

ainda podia falar de outro tipo de gaiola, a gaiola com acrilico mas não me quero alongar mais, a ideia da gaiola em acrilico ate é boa, mas eu construi uma e não resultou pois os pássaros voam em direcção ao acrilico e não o distinguem por ser transparente.contudo fiz uma alteração numa que construi e resolvi esse problema se quiserem depois falo sobre este tipo de gaiola..
João Martinho

Mensagem  paulinho88 em Seg 21 Jan 2013, 10:43

Estado das Gaiolas/viveiros
Depois de começar a por mãos a obra,. já estão quase prontas e obviamente deparei-me com alguns erros de iniciante., e o erro é simples,.
Mas medidas das tábuas convêm tirar (ou na altura ou na largura) a medida da espessura da tábua, ou seja a traseira mantem-se igual as tábuas de cima e de baixo também as laterais para ficarem por dentro teem de ter menos 2X a espessura da tábua., ou então mais 2X e ficam por fora.
Por enquanto estão assim
As medidas que abri para os ninhos é a mesma que usei para as portas

paulinho88

Mensagem  Bruno Toscano em Ter 22 Jan 2013, 01:04

Boas, eu teria feito uns furos de lado e deixava umas pontas de rede para encaixar nos furos.
Encaixava como se mete as frentes de compra e metia verniz na parte não lacada da madeira, mas é só uma ideia para melhorar a estética.
Bruno Toscano

Mensagem  Bruno Toscano em Ter 22 Jan 2013, 01:29

Bruno Toscano

Mensagem  Ribeiro em Ter 22 Jan 2013, 14:56

Bruno Toscano escreveu:

Boas bruno, muito fixe as tuas gaiolas. Só uma pergunta, que rede é essa? Onde compraste?
Cumps

Bem oh paulo isso tá a andar para a frente. Como vais fazer o tabuleiro?
Cumps

Ribeiro

Mensagem  paulinho88 em Ter 22 Jan 2013, 15:15

Ainda não sei mas queria fazer em metal chapa galvanizada que não enferruja, mas para isso não tenho mesmo material nem ferramentas para o fazer.
Estou a tentar fazer uma com um reclame da Remax, daqueles em plástico que costumam estar nas janelas.
paulinho88

Mensagem  brunogomes em Ter 22 Jan 2013, 15:46

Paulo estão a ficar com bom aspecto. vais meter que comedores ?? e quantos ? eu estou a pensar em meter 3 uma para a mistura, papa e grit
brunogomes

PAÍS : portugal

Mensagem  paulinho88 em Ter 22 Jan 2013, 18:14

brunogomes escreveu:Paulo estão a ficar com bom aspecto. vais meter que comedores ?? e quantos ? eu estou a pensar em meter 3 uma para a mistura, papa e grit

Bruno o comedor é este

para a papa ponho este

e para o grit este

o bebedor é dos normais de por por fora
paulinho88

Mensagem  Bruno Toscano em Qua 23 Jan 2013, 01:12

Paulinho é rede galvanizada não te sei dizer o diâmetro, compro numa loja de redes perto da quinta do conde, também estou a fazer umas só em rede com grampos para voadores.
Fica a 3,50 o metro
Bruno Toscano

Mensagem  Bruno Toscano em Qua 23 Jan 2013, 01:17

Essa que estás a usar também lá tem e até se vê melhor as aves o preço é o mesmo.
Sirede é o nome da loja.
Bruno Toscano

Mensagem  paulinho88 em Qua 23 Jan 2013, 08:08

Esta minha costou 13€ e são 5m por 1m de largura
paulinho88

Mensagem  paulinho88 em Qua 23 Jan 2013, 19:16

1º viveiro pronto.
Depois de andar as voltas com a cabeça por causa de como fechar as portas da gaiolas, e depois de 2 voltas a uma loja do Chinês à procura de alguma coisa que servisse encontrei uns ganchos de cabelo bem baratinhos que servem na perfeição fazem trinco e tudo,.
Agora ainda ando a procura de um tipo de mangueira ou borracha que sirva para meter na rede não não arranhar por dentro para não criar feridas nas patas.,
Também revesti por dentro com papel autocolante para reforçar a prevcenção do piolho.

paulinho88

Mensagem  João Martinho em Qua 23 Jan 2013, 21:48

ficou muito bonita, esse fundo branco deve ser maravilhoso para observar as aves pois deve fazer um belo contraste, e essa rede tambem deve ser muito boa pois parece deixar ver melhor
João Martinho

Mensagem  Ribeiro em Qui 24 Jan 2013, 11:22

paulinho88 escreveu:1º viveiro pronto.
Depois de andar as voltas com a cabeça por causa de como fechar as portas da gaiolas, e depois de 2 voltas a uma loja do Chinês à procura de alguma coisa que servisse encontrei uns ganchos de cabelo bem baratinhos que servem na perfeição fazem trinco e tudo,.
Agora ainda ando a procura de um tipo de mangueira ou borracha que sirva para meter na rede não não arranhar por dentro para não criar feridas nas patas.,
Também revesti por dentro com papel autocolante para reforçar a prevcenção do piolho.

Boas paula, ficou muito fixe, esta simples e o resultado foi muito bom Razz
Tens uma divisória a meio ou é impressão minha? A ver se tirar uma foto da vista geral.
Continuaçao com isso, abraço
Ribeiro

Mensagem  Jorginho em Qui 24 Jan 2013, 12:11

Boas amigo Paulo, ficou bastante porreira.
Jorginho

Mensagem  Rui Graça em Qui 24 Jan 2013, 20:40

Olá amigo Paulo,

estão bem porreiras, já te desenrascaste com os tabuleiros?

Abraço
Rui Graça

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: