Fórum dos Exóticos
Melhor forma de administrar suplementos  Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Melhor forma de administrar suplementos  Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Melhor forma de administrar suplementos

4 participantes

Ir para baixo

Melhor forma de administrar suplementos  Empty Melhor forma de administrar suplementos

Mensagem  Paulo Lobo Ferreira Seg 26 Nov 2012, 12:19

Boas,

Em vossa opinião quais das vias se obtém uma melhor assimilação/rendimento dos suplementos vitaminicos. Dissolvidos na água ou na papa de ovo?
Nomeadamente qual das vias é mais recomendável na época de criação.

Obrigado desde já.
Paulo Lobo Ferreira
Paulo Lobo Ferreira

Mensagens : 177
Data de inscrição : 14/10/2012
Localização : Coimbra
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor forma de administrar suplementos  Empty Re: Melhor forma de administrar suplementos

Mensagem  NFF Seg 26 Nov 2012, 13:59

Boa tarde.
Na papa seriam mais aproveitados e acho que serão mais seguros de administrar.
Agora também existem espécies/indivíduos que praticamente não comem papa logo terá que ser na água.
Eu administro na água e na papa (coisas diferentes, claro).
Espero que tenha ajudado, mas não existem técnicas ideais!
Cumprimentos


Última edição por NFF em Seg 26 Nov 2012, 19:26, editado 1 vez(es)
NFF
NFF

Mensagens : 278
Data de inscrição : 13/10/2010
Localização : Santarém

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor forma de administrar suplementos  Empty Re: Melhor forma de administrar suplementos

Mensagem  pedroribeiro-exoticos Seg 26 Nov 2012, 19:14

Olá,

Administrar na papa na minha opinião têm mais vantagens, é mais prático já que na água dá muito mais trabalho e por norma mais desperdício, permite também no caso das crias uma melhor assimilação do que se pretende dar, visto que na água não é bem a mesma coisa.
pedroribeiro-exoticos
pedroribeiro-exoticos

Mensagens : 302
Data de inscrição : 21/02/2011
Localização : gondomar

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor forma de administrar suplementos  Empty Re: Melhor forma de administrar suplementos

Mensagem  AvilandiaPT Seg 26 Nov 2012, 22:04

Olá,

De uma forma geral na comida, pelo que já foi dito.
Em alguns casos pontuais pode haver alguma vantagem de aplicar na água ou por outras vias (medicação, suporte nutricional, má absorção digestiva...)

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor forma de administrar suplementos  Empty Re: Melhor forma de administrar suplementos

Mensagem  pedroribeiro-exoticos Seg 26 Nov 2012, 23:35

Olá,

Ricardo, eu tenho uma dúvida que se souberes responder agradeço desde já.
Ao aplicarmos seja o que for na papa vitaminas/probioticos ,se a mesma papa não for fornecida na totalidade no própio dia ,ou seja armazenada ainda que bem fechada por 2 ou 3 dias, o efeito dos suplementos não fica comprometido? não perde propriedades?
pedroribeiro-exoticos
pedroribeiro-exoticos

Mensagens : 302
Data de inscrição : 21/02/2011
Localização : gondomar

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor forma de administrar suplementos  Empty Re: Melhor forma de administrar suplementos

Mensagem  Paulo Lobo Ferreira Ter 27 Nov 2012, 11:40

Ola,
Obrigado a todos pelas vossas opiniões.
Penso estar esclarecido, a minha duvida tinha duas vertentes por um lado se ao adicionar na água as crias iriam tirar partido desses suplementos ingeridos pelos progenitores sobre a forma liquida e aí não haveria tantos desperdicios, e por outro lado nos casos em que os progenitores não sejam receptivos a papa de ovo essas crias teriam mais dificuldade em receber esses mesmos suplementos. Algo que me deixa na duvida é o facto de não se conseguir uma distribuição homogenea dos suplementos na papa de ovo. Sem duvida que administrar produtos na água dá imenso trabalho eu tenho-o sentido na pele e basta um descuido de um dia para o liquido já não se encontrar nas melhores condições. Tenho de contornar o facto de nem todas as aves se interessarem pela papa de ovo, ainda por cima adicionei uma pequena percentagem de papa insectivora o que tornou este processo ainda mais dificil.
Paulo Lobo Ferreira
Paulo Lobo Ferreira

Mensagens : 177
Data de inscrição : 14/10/2012
Localização : Coimbra
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor forma de administrar suplementos  Empty Re: Melhor forma de administrar suplementos

Mensagem  AvilandiaPT Qua 28 Nov 2012, 08:34

Olá,

Pedro, depende um bocado do suplemento que estamos a falar mas de uma forma geral sim. Desde que a papa esteja "seca" (sem adição de humidade, germinados, etc) o potencial de reacção é relativamente baixo e mesmo com suplementos não há grande alteração. Normalmente costumo considerar que até 4-5 dias, eventualmente uma semana, a mistura pode estar feita sem problemas de maior. Apesar disso, havendo possibilidade de o fazer diariamente melhor. Alguns suplementos que são mais amigos de captar humidade (por exemplo probióticos em pó, vitamina B em pó, electrólitos...) tendem a captar facilmente mais humidade do ar. Neste tempo mais húmido podem fazer isso e "encaroçar". Mas se vamos começar com preocupações a esse nível... Às vezes temos que manter as coisas dentro do razoável.
Agora se me perguntares se tecnicamente faz sentido uma papa em baldes de 5kg com validade de 18-24 meses anunciar que tem "probióticos", sobretudo depois de aberta, na minha opinião...

Paulo, a questão água/comida é um equilibrio às vezes complicado.
A maioria das aves não fornece água directamente às crias, dai que os suplementos fornecidos na comida sejam a forma mais eficaz de os fazer chegar às crias, o que obviamente nos interessa!
Alguns nutrientes ou a forma em que os colocamos nos suplementos podem não ser solúveis. Novamente de forma geral, tudo o que podes aplicar na água podes aplicar na comida, mas o inverso não se verifica.
Outra vantagem é que ao suplementares na comida tiras proveito de uma melhor absorção digestiva. É um bocado uma janela temporal em que o organismo está mais virado para a digestão/absorção após ingerir alimentos.
Claro que se como referes as aves comerem pouca papa é preciso ter isso em conta, seja pelo ajuste das dosagens (por isso é que por kg deve ser apenas indicativo...) ou optando mesmo pela via da água.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor forma de administrar suplementos  Empty Re: Melhor forma de administrar suplementos

Mensagem  Paulo Lobo Ferreira Qua 28 Nov 2012, 19:07

Ola a todos,

Obrigado Ricardo, ainda não tenho as minhas aves a criar pelo que tenho estado a dar calcilux e fertivit diluido na água segundo o programa da oropharma como reforço antes da criação, penso desta forma ter uma administração mais homogenea dos suplementos sem me preocupar com os que se alimentam ou não da papa de ovo. Na altura da criação vou seguir os teus conselhos e administrar juntamente com a papa de ovo e dessa forma conseguir uma melhor assimilação por parte das crias. Já ouvi falar de umas palestras que tens dado sobre alimentação e suplementos, para quando uma proxima? Gostava muito de estar presente.
Paulo Lobo Ferreira
Paulo Lobo Ferreira

Mensagens : 177
Data de inscrição : 14/10/2012
Localização : Coimbra
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor forma de administrar suplementos  Empty Re: Melhor forma de administrar suplementos

Mensagem  AvilandiaPT Sex 30 Nov 2012, 09:01

Olá,

A opção vai depender sempre de cada criador, das aves que tem, do plano que usa, de como as trata etc, etc... Não existem "planos perfeitos".
Existem é alguns principios a ter em conta que podem fazer alguma diferença. Acho que percebendo o básico desses principios cada um pode tomar as opções que entender melhores.

Já ouvi falar de umas palestras que tens dado sobre alimentação e suplementos, para quando uma proxima? Gostava muito de estar presente.

Organizou-se em Marvão e podemos combinar novamente quando quiserem. Da minha parte já sabem que é só juntarem-se alguns criadores ou clubes interessados e combinamos isso. Caso contrário para um grupo de até 10-12 pessoas até mesmo aqui pelo escritório se pode fazer.
Até meados de Janeiro é que vai ser mais complicado porque vou andar sem tempo para nada entre trabalho e exames. Falou-se de fazer alguma coisa no Nacional mas não está nada confirmado.

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos