Fórum dos Exóticos
Diamante gould amarelo com uma lista vermelha Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Diamante gould amarelo com uma lista vermelha Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Diamante gould amarelo com uma lista vermelha

4 participantes

Ir para baixo

Diamante gould amarelo com uma lista vermelha Empty Diamante gould amarelo com uma lista vermelha

Mensagem  ruipinto Dom 23 Set 2012, 16:07

Boa Tarde! Alguém já viu ou sabe dizer a razão de aparecer uma ''lista'' vermelha no peito de um diamante gould amarelo, peito branco, portador de vermelho!?
A ave é minha e tem dois anos e na primeira muda não a tinha essa lista, mas agora na segunda apareceu!
O que posso dizer é que tenho três irmãos dele com a mesma idade (dois amarelos, peito branco (M/F), e um amarelo peito roxo (m), e só o M amarelo de peito branco, portador de laranja, também tem essa lista mas muito menos marcada! Já o pai, amarelo com cabeça vermelha, peito branco, também tem penas vermelhas resíduais no mesmo sítio.
Comecei a criar diamantes há dois anos e gostaria de saber se esta situação é normal ou não e o que representa, pois já falei com alguns criadores e ninguém diz ter visto um diamante gould assim!!

Rui Pinto


[img]Diamante gould amarelo com uma lista vermelha Img4302j [/img]

[img]Diamante gould amarelo com uma lista vermelha Dsc09988z [/img]

[img]Diamante gould amarelo com uma lista vermelha Dsc00012ts [/img]

[img]Diamante gould amarelo com uma lista vermelha Dsc00002wc [/img]

ruipinto

Mensagens : 4
Data de inscrição : 14/09/2012
Localização : Cantanhede
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante gould amarelo com uma lista vermelha Empty Re: Diamante gould amarelo com uma lista vermelha

Mensagem  roicordas Dom 23 Set 2012, 18:37

Boas, estas bom?
Por acaso não são filhos da femea que te arranjei? Pois saiam alguns assim ... mas verdes!
Pessoalmente gosto desse efeito pois realça bastante a cor.
roicordas
roicordas

Mensagens : 341
Data de inscrição : 22/01/2010
Localização : Agueda

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante gould amarelo com uma lista vermelha Empty Re: Diamante gould amarelo com uma lista vermelha

Mensagem  Gustavo Figueiredo Dom 23 Set 2012, 19:52

Boas,

Plo que sei essa linha vermelha é uma modificação, chamada de "Red Line".
Ao que parece é autossomatica recessiva.


Cumps
Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante gould amarelo com uma lista vermelha Empty Re: Diamante gould amarelo com uma lista vermelha

Mensagem  AvilandiaPT Dom 23 Set 2012, 20:09

Olá,

Como o Gustavo indicou é uma modificação conhecida há bastante tempo. Chamar-lhe modificação é um preciosismo, pois na verdade não é diferente daquilo a que chamamos "mutação" do ponto de vista em que provoca uma alteração fenotipica. Aparece em todas as cores (excepto na azul, obviamente em quie não é visivel como vermelha).
Existem dúvidas se é recessiva ou uma forma "parecida" que se confunda mas na prática podes considerar recessiva.

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante gould amarelo com uma lista vermelha Empty Re: Diamante gould amarelo com uma lista vermelha

Mensagem  Gustavo Figueiredo Dom 23 Set 2012, 20:18

AvilandiaPT escreveu:Olá,

Como o Gustavo indicou é uma modificação conhecida há bastante tempo. Chamar-lhe modificação é um preciosismo, pois na verdade não é diferente daquilo a que chamamos "mutação" do ponto de vista em que provoca uma alteração fenotipica. Aparece em todas as cores (excepto na azul, obviamente em quie não é visivel como vermelha).
Existem dúvidas se é recessiva ou uma forma "parecida" que se confunda mas na prática podes considerar recessiva.

Cumps.

Boas, Ricardo

Eu chamei-lhe modificação porque fiquei com a impressão que puderia aparecer em qualquer mutação.
É como a história do "Seagreen" nos Goulds. Fiquei com a ideia que um classico pode ser verde mar, um pastel, pode ser verde mar e um azul pode ser verde mar.


Cumps
Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante gould amarelo com uma lista vermelha Empty Re: Diamante gould amarelo com uma lista vermelha

Mensagem  AvilandiaPT Seg 24 Set 2012, 08:00

Olá Gustavo,

Modificação não está errado... O que eu queria dizer é que a diferença entre "modificação" e "mutação" não é fácil e nem sempre clara.
Afinal, na base de uma modificação estarão uma ou mais mutações!
O azul é uma modificação do verde não?

Na prática, a distinção está no efeito ou na intensidade do efeito. Considera-se um "gene modificador" se assim quiseres quando a alteração que provoca pode ser apresentada em várias situações mas é algo ligeiro que não altera o aspecto fenotipico global da ave.
Se essa modificação for muito extensa então já se chama mutação (embora o termo também não seja exactamente correcto).

Neste caso concreto, a coloração da ave no geral continua a ser identificável exactamente com a mesma variedade que se não existisse lá o risco vermelho, dai ser chamado um modificador. É uma caracteristica que a modifica, mas não altera.

É como a história do "Seagreen" nos Goulds. Fiquei com a ideia que um classico pode ser verde mar, um pastel, pode ser verde mar e um azul pode ser verde mar.

Eu já não sei se concordo em considerar o sea green um modificador... Um classico também pode ser cabeça vermelha ou preta ou laranja, ou peito branco ou lilás... da mesma forma que pode ser seagreen, percebes? Mas ai consideramos que o efeito é profundo o suficiente para o diferenciarmos e chamamos-lhe "mutação".
O sea green muitas vezes anda perdido no meio dos outros, é verdade, mas quando é trabalhado fica diferente e alguns criam um efeito muito bonito até.
Outro efeito considerado um modificador é o "cabeça clara" nos vermelhos (és capaz de encontrar referências como "cabeça tangerina" em sites americanos), por exemplo.

Mas isso já entraria também na noção de alelos polimórficos, acções inter e intra-génicas.
Sinceramente, no fundo, isto é tudo um preciosismo teórico que não nos interessa muito.

Cumps,
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante gould amarelo com uma lista vermelha Empty Re: Diamante gould amarelo com uma lista vermelha

Mensagem  Gustavo Figueiredo Seg 24 Set 2012, 11:59

Sim, Ricardo entendi a diferença entre mutação emodificação.
No entanto até parece de propósito tocares nesse assunto do "cabeça de tangerina" pois, já num tópico aberto por mim, de nome "Gould Verde mar" deixei lá uma foto de dois Goulds em que um tem um laranja carregado mas, isso foi o que ficou na foto, porque ao vivo e a cores, as aves são quase identicas e o laranja da cabeça não é laranja mas sim de um vermelho vivo mas não tão escuro. Essa ave é irmã do tal Gould verde mar.

Cumps
Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante gould amarelo com uma lista vermelha Empty Re: Diamante gould amarelo com uma lista vermelha

Mensagem  ruipinto Seg 24 Set 2012, 14:41

Olá a todos!

P/ Ricardo T.: Tudo bem ricardo!? A fêmea que me arranjas-te só criou este ano! e criou 16 filhos (sem bengalins, uma sorte!!), os que mencionei são filhos de outro casal antigo!

P/ Ricardo M. e Gustavo: Obrigado pelas respostas e também pela vossa disponibilidade! Fiquei esclarecido, mas não entendi ainda o facto da risca ou lista só aparecer na segunda muda de pena!? Será que esta característica esta ligada ao sexo e só aparece nos machos quando atingem a maturidade!? É que a fêmea irmã (da mesma ninhada) é fenotipicamente normal (como fêmea) e igual ao irmão (nas cores), e não tem essa lista! Também outro macho irmão, ''diferente'' só por ser portador de laranja, também tem a lista delineada, mas muito menos marcada''. O que me leva a concluir que o facto de a ave ser portadora de vermelho, intensifica a marcação da lista!
Quando digo portador de laranja e vermelho estou-me a referir à cor do bico!
Se estiver a dizer alguma(s) asneira(s), corrijam-me por favor!!

Cumprimentos!

ruipinto

Mensagens : 4
Data de inscrição : 14/09/2012
Localização : Cantanhede
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos