Fórum dos Exóticos
LUZ NO NTERIOR DO AVIÁRIO Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
LUZ NO NTERIOR DO AVIÁRIO Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

LUZ NO NTERIOR DO AVIÁRIO

+4
Gonçalves
AvilandiaPT
pedroribeiro-exoticos
RC
8 participantes

Ir para baixo

LUZ NO NTERIOR DO AVIÁRIO Empty LUZ NO NTERIOR DO AVIÁRIO

Mensagem  RC Dom 02 Set 2012, 21:32

Com a vossa experiência e com a aproximação do tempo com menos horas luz solar disponíveis irei ter de ampliar as horas de luz no aviário, pelo que para um espaço de 4.50 x 3.50 M2 qual a intensidade de luz que recomendam?
A lâmpada será especifica para aves com a simulação da cor do sol - 6500 K (tipo Arcádia) compacta (económica) e será para estar suspensa.
Relembro que a luz solar por ser mais branca nas lâmpadas dão menos luz que as convencionais que temos em casa.

1 - 20 W (100 W)
2 - 30 W (150 W)
3 - 40 W (200 W)
RC
RC

Mensagens : 723
Data de inscrição : 23/11/2011
Localização : Oliveira de Azeméis
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

LUZ NO NTERIOR DO AVIÁRIO Empty Re: LUZ NO NTERIOR DO AVIÁRIO

Mensagem  pedroribeiro-exoticos Dom 02 Set 2012, 23:01

Ola,

No meu caso aumento o numero de horas de luz para 12h na época da criação , ligando ás 4h da manha e o anoitecer é normal.
Como uso amas tenho um problema que deve ser geral da maioria dos criadores que utilizam os bengalins , chegam a determinada hora e não há mais comida para ninguém , por isso a razão porque prefiro o despertar tão cedo.
Este procedimento tem a desvantagem de obrigar a levantar-me muito cedo na época de criação para fornecer a papa, optando por dar o germinado hora e meia antes de escurecer.
pedroribeiro-exoticos
pedroribeiro-exoticos

Mensagens : 302
Data de inscrição : 21/02/2011
Localização : gondomar

Ir para o topo Ir para baixo

LUZ NO NTERIOR DO AVIÁRIO Empty Re: LUZ NO NTERIOR DO AVIÁRIO

Mensagem  RC Dom 02 Set 2012, 23:05

Isso é exactamente o que eu pretendia fazer. Agradeço a tua resposta, mas a minha questão prende-se com a intensidade da lâmpada.
Verifica bem a minha questão.
RC
RC

Mensagens : 723
Data de inscrição : 23/11/2011
Localização : Oliveira de Azeméis
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

LUZ NO NTERIOR DO AVIÁRIO Empty Re: LUZ NO NTERIOR DO AVIÁRIO

Mensagem  pedroribeiro-exoticos Dom 02 Set 2012, 23:25

Não li com atenção, quanto a essa questão não posso ajudar muito, eu para mais ou menos o mesmo espaço utilizo uma lâmpada de metro e meio do género da Arcádia.
pedroribeiro-exoticos
pedroribeiro-exoticos

Mensagens : 302
Data de inscrição : 21/02/2011
Localização : gondomar

Ir para o topo Ir para baixo

LUZ NO NTERIOR DO AVIÁRIO Empty Re: LUZ NO NTERIOR DO AVIÁRIO

Mensagem  RC Seg 03 Set 2012, 11:46

pedroribeiro-exoticos escreveu: (...) utilizo uma lâmpada de metro e meio do género da Arcádia. (...)

De que marca é? E qual a temperatura da lâmpada em K?
RC
RC

Mensagens : 723
Data de inscrição : 23/11/2011
Localização : Oliveira de Azeméis
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

LUZ NO NTERIOR DO AVIÁRIO Empty Re: LUZ NO NTERIOR DO AVIÁRIO

Mensagem  pedroribeiro-exoticos Seg 03 Set 2012, 12:09

É da marca ozam , luminex ref. daylight e é de 80w se não estou enganado.
pedroribeiro-exoticos
pedroribeiro-exoticos

Mensagens : 302
Data de inscrição : 21/02/2011
Localização : gondomar

Ir para o topo Ir para baixo

LUZ NO NTERIOR DO AVIÁRIO Empty Re: LUZ NO NTERIOR DO AVIÁRIO

Mensagem  AvilandiaPT Seg 03 Set 2012, 13:52

Olá,

Se vais usar uma daylight convém aumentares um pouco a intensidade em relação ao previsto. Outra questão que normalmente cria problemas é a altura da luz e a forma das instalações porque raramente as gaiolas inferiores apanham a mesma luz que as superiores. E isso não se resolve com maior intensidade mas com a inclinação das lâmpadas. Numa sala estreitas duas linhas de lâmpadas laterais inclinadas funcionam melhor que uma única linha central, por exemplo.

Portanto sem saber isso é complicado dar indicações.
Mas se quiseres levar a coisa a sério as lampadas fluorescentes andam pelos 50lm/watt
(lux = lm/m2)

Outra coisa é a alteração de intensidade do periodo noite/dia. É preciso que exista uma certa diferença para que isso tenha efeito no controlo do fotoperiodo.
Dizem os livros que a intensidade minima é de 0,5Lux para ser "sentida" pelas aves e que são necessários aumentos de 10x para que as aves detectem a diferença noite/dia. O valor minimo de referência é portanto 5lux (isto seria o que deve chegar à ave!!) A partir dai há algumas questões sobre se existe uma grande diferença entre ter 5 ou 10lux.

De qualquer forma o valor padrão que se usa como "regra prática" de instalação é de 0,5-2W/m2, o que será o equivalente a cerca de 25-100lux. Mas é preferível espalhar isso por várias lâmpadas pelo que referi. Se queres uma sugestão, uu por norma costumo recomendar armaduras duplas. Isto permite utilizar em manutenção apenas um tubo e em reprodução dobrar a intensidade se necessário. O custo de instalação é virtualmente o mesmo mas fica preparado para se poder alterar a intensidade sem esforço algum.
Para o teu espaço eu optava por duas armaduras duplas de 2x18W o que te permite um total de 72W/16m2 = 4,5W/m2
É acima do valor médio indicado mas não nos podemos esquecer que os valores de referência para avicultura são quase sempre para aves com iluminação superior directa porque estão no solo ou em jaulas suspensas com linha de luz própria.

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

LUZ NO NTERIOR DO AVIÁRIO Empty Re: LUZ NO NTERIOR DO AVIÁRIO

Mensagem  RC Seg 03 Set 2012, 14:21

Obrigado Ricardo pela tua sábia resposta.

Contudo, nas minhas instalações tenho em linha cerca de 4,00M de gaiolas nas paredes e disponho de um casquilho suspenso ao centro cerca de 0,5 / 0.7 M de altura do teto.
Esta a pensar colocar uma lâmpada económica compacta para aves de 40 W o que equivale aproximadamente a 200 W na prática, o que sendo um temperatura de 6500K nunca dá tanta luz como as de 2700K.

Já deverá dar uma certa luminosidade.
Será muito, pouco ou aceitável?

A minha dúvida é também se os watts referentes às tubulares são os mesmos em relação às compactas de rosca E27, uma vez que estas anunciam por exemplo 20W que depois correspondem a 100W.

RC
RC

Mensagens : 723
Data de inscrição : 23/11/2011
Localização : Oliveira de Azeméis
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

LUZ NO NTERIOR DO AVIÁRIO Empty Re: LUZ NO NTERIOR DO AVIÁRIO

Mensagem  AvilandiaPT Seg 03 Set 2012, 16:27

Olá,

A diferença entre as tubulares e compactas tem a ver sobretudo com a forma. Na prática o comprimento do tubo é o mesmo em relação, mas como está "enrolado" pode estar mais tubo em menos área/volume.
Versão muito simplista da coisa, obviamente.

Outra é a emissão/superfície. As tubulares emitem em todas as direcções portanto num raio de 360º. O que algumas armaduras fazem é utilizar um espelho que permite reaproveitar e direccionar parte da luz que seria emitida para "trás". Algumas compactas já têm uma cobertura interior que também faz isso.
Sinceramente eu sempre trabalhei com tubulares e prefiro estas as compactas sempre que o objectivo é intensidade de iluminação. Posso estar errado e ser mania minha, mas é um hábito. As compactas fico sempre com a ideia que aquilo não ilumina grande coisa. De qualquer forma o consumo das tubulares não é nada por ai além. Mas a ideia que tenho dessa equivalência que indicam nas compactas E27 é em relacão a incandescentes porque estas sim, são muito más em termos de eficiência luminosa já que emitem uma brutalidade na região do infra-vermelho, o que não acontece com as tubulares ou compactas.

Outro truque que se pode usar com as armaduras duplas é usar duas lâmpadas diferentes, normalmente uma branca (que é mais intensa) e uma daylight. Sinceramente nunca fiquei convencido com as arcadias e companhia em relação às daylight. Até acredito que sejam muito boas e perfeitas em termos teóricos, mas...

Se será suficiente ou não meteres essa lâmpada, isso não te sei dizer porque como já disse depende também da forma como a luz é distribuida. Mas nada como experimentar e ver se ficas satisfeito.
Como tens uma linha única de gaiolas (suponho que só numas das paredes??) eu pensava em desviar um pouco a instalação para o lado oposto e meter uma tubular com armadura espelhada inclinada para as gaiolas. Ia fazer de certeza uma diferença enorme nas mais baixas. Espero que ajude.

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

LUZ NO NTERIOR DO AVIÁRIO Empty Re: LUZ NO NTERIOR DO AVIÁRIO

Mensagem  Gonçalves Seg 03 Set 2012, 16:45

Boas tardes.
Para uma parede de cerca de 5,5m uso duas lâmpadas tubulares de 1,5m da osram lumilux cool daylight de 80w cada com bons resultados. Ilumina uma bateria de 32 gaiolas terenziani de 66 40 40. A luz é muito clara(como o próprio nome indica). Preciso dstas lâmpadas sobretudo no inverno, pois a partir das 16.30h a luminosidade no exotil é reduzida. Estão ligadas a um programador de luz (Besser Elektronik) que simula o amanhecer e o anoitecer (duas lâmpadas incandescentes de 60w cada durante meia hora).
Cerca de 12h de luz durante o ano inteiro.

Cumprimentos,
José Gonçalves

Gonçalves
Gonçalves

Mensagens : 60
Data de inscrição : 22/11/2010
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

LUZ NO NTERIOR DO AVIÁRIO Empty Re: LUZ NO NTERIOR DO AVIÁRIO

Mensagem  RC Seg 03 Set 2012, 17:19

Gonçalves escreveu: (...) lâmpada tubular de 1,5m da osram lumilux cool daylight de 80w com bons resultados. (...)

Esses 80 W da lâmpada tubular equivalem a 80 W da incandescente?
No caso das económicas esses 80 W equivaleriam a quanto?
RC
RC

Mensagens : 723
Data de inscrição : 23/11/2011
Localização : Oliveira de Azeméis
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

LUZ NO NTERIOR DO AVIÁRIO Empty Re: LUZ NO NTERIOR DO AVIÁRIO

Mensagem  luciano moreira Seg 03 Set 2012, 20:57

Já a bastante tempo ando a pesquisar sobre lampadas que emitem adiação UV, e sempre encontrO textos que dizem que todas as lampadas fluorescentes que ultilizam mercurio emitem radiação UV.

vejam: meudermato.blogspot.com/.../lampadas-fluorescentes-e-radiacao.html

http://vidainsolita.wordpress.com/2010/09/28/lampadas%C2%A0fluorescentes/
luciano moreira
luciano moreira

Mensagens : 811
Data de inscrição : 07/09/2011
Localização : Montes Claros -MG
PAÍS : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

LUZ NO NTERIOR DO AVIÁRIO Empty Re: LUZ NO NTERIOR DO AVIÁRIO

Mensagem  RC Ter 04 Set 2012, 16:25

Gonçalves escreveu: (...) Uso duas lâmpadas tubulares de 1,5m da osram lumilux cool daylight de 80w cada com bons resultados.(...)

Essa lâmpada não é especifica para aves, mas tens te safado bem com ela?
Qual a diferença desta para as específicas para aves?
RC
RC

Mensagens : 723
Data de inscrição : 23/11/2011
Localização : Oliveira de Azeméis
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

LUZ NO NTERIOR DO AVIÁRIO Empty Re: LUZ NO NTERIOR DO AVIÁRIO

Mensagem  Gonçalves Sáb 08 Set 2012, 22:53

LUZ NO NTERIOR DO AVIÁRIO Aves2012_006

LUZ NO NTERIOR DO AVIÁRIO Aves2012_004

LUZ NO NTERIOR DO AVIÁRIO Aves2012_005
Gonçalves
Gonçalves

Mensagens : 60
Data de inscrição : 22/11/2010
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

LUZ NO NTERIOR DO AVIÁRIO Empty Re: LUZ NO NTERIOR DO AVIÁRIO

Mensagem  Pedro.Filipe Dom 09 Set 2012, 14:21

Eu só uso duas lâmpadas e27 que acendiam as duas ao mesmo tempo e perto das 9 horas primeiro apagava uma e meia hora mais tarde a outra. Este ano vou fazer diferente vai uma acender ás 5 da madrugada, meia hora mais tarde vai acender a outra e vão desligar-se as duas em simultâneo ás 9 horas da manhã. O anoitecer vai ser naturalmente. O sistema do Gonçalves funciona 5***** mas o espaço que ele tem é muito maior que o meu.Um abraço Gonçalves.
Pedro.Filipe
Pedro.Filipe

Mensagens : 406
Data de inscrição : 12/11/2010
Localização : Ponta Delgada - S. Miguel - Açores
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

LUZ NO NTERIOR DO AVIÁRIO Empty Re: LUZ NO NTERIOR DO AVIÁRIO

Mensagem  pedroribeiro-exoticos Dom 09 Set 2012, 17:30

Ola,

Eu também vou optar por usar o sistema do Zé , embora como o espaço é mais reduzido (mais ou menos o mesmo que o teu RC) e a altura também é menor, não chega aos 2 metros, colocarei apenas uma lâmpada igual a da foto.
Acho que resulta muito bem , e deu para ver o efeito em relação as normais , é brutal.
pedroribeiro-exoticos
pedroribeiro-exoticos

Mensagens : 302
Data de inscrição : 21/02/2011
Localização : gondomar

Ir para o topo Ir para baixo

LUZ NO NTERIOR DO AVIÁRIO Empty Re: LUZ NO NTERIOR DO AVIÁRIO

Mensagem  RC Ter 11 Set 2012, 10:44

Olá Gonçalves

Obrigado pela disponibilidade. Mas não querendo abusar será possível colocar as fotos em formato maior para melhor visualização?
RC
RC

Mensagens : 723
Data de inscrição : 23/11/2011
Localização : Oliveira de Azeméis
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

LUZ NO NTERIOR DO AVIÁRIO Empty Re: LUZ NO NTERIOR DO AVIÁRIO

Mensagem  Gonçalves Ter 11 Set 2012, 23:27

http://postimage.org/gallery/zmbk2rk/

Boa noite, RC.

Vê lá se consegues ver assim.

Abraço,
José Gonçalves
Gonçalves
Gonçalves

Mensagens : 60
Data de inscrição : 22/11/2010
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

LUZ NO NTERIOR DO AVIÁRIO Empty Re: LUZ NO NTERIOR DO AVIÁRIO

Mensagem  RC Qua 12 Set 2012, 09:37

Sim está bem melhor assim.
Obrigado.
RC
RC

Mensagens : 723
Data de inscrição : 23/11/2011
Localização : Oliveira de Azeméis
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

LUZ NO NTERIOR DO AVIÁRIO Empty Re: LUZ NO NTERIOR DO AVIÁRIO

Mensagem  joo_mix Dom 29 Dez 2013, 21:22

Boa noite senhor Gonçalves, podia dizer-me que lâmpada usa ao certo? Estive a ver no site da osram e existem várias.

Deixo aqui o site para confirmar e depois diga-me.


http://www.osram.com/osram_com/products/lamps/fluorescent-lamps/fluorescent-lamps-t8/lumilux-t8/index.jsp?productId=ZMP_60451

Cumps.
João Rodrigues
joo_mix
joo_mix

Mensagens : 56
Data de inscrição : 23/09/2012
Localização : Viseu
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

LUZ NO NTERIOR DO AVIÁRIO Empty Re: LUZ NO NTERIOR DO AVIÁRIO

Mensagem  luciano moreira Dom 29 Dez 2013, 22:13

A lampada mais indica seria a Arcadia bird, lampada própria para aves.

sitio do fabricante: http://www.arcadia-aquatic.com/birdproduct/

sitios portugueses para compra: http://www.pet4you.net/aves/equipamento-tecnico/iluminacao/arcadia-bird-lamp.html, http://www.ebay.co.uk/bhp/arcadia-bird-lamp, http://petvendas.com/products/ARCADIA-%252d-LAMPADA-FLUORESCENTE-BIRD-LAMPADA.html,
luciano moreira
luciano moreira

Mensagens : 811
Data de inscrição : 07/09/2011
Localização : Montes Claros -MG
PAÍS : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

LUZ NO NTERIOR DO AVIÁRIO Empty Luz Leds

Mensagem  ruficaudas Qua 01 Jan 2014, 08:11

Hola, yo utilizo luz de halogenos de led, no tengo luz natural y algunos pajaros me crian.

Hay leds especiales para esto, con luz 6.500K

saludos

ruficaudas

Mensagens : 20
Data de inscrição : 10/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

LUZ NO NTERIOR DO AVIÁRIO Empty Re: LUZ NO NTERIOR DO AVIÁRIO

Mensagem  joo_mix Dom 05 Jan 2014, 19:00

Pessoal depois de tanto procurar e como não queria gastar dinheiro em uma armadura, arrancador e balastro,  heis que encontrei estas lampadas Philips, Iguais ás tubulares só que em formato económico, são do melhor que ah no mercado uma luz igual ah do Sol. As minhas são 80w que na realidade só consomem 18w cada, são de temperatura de cor de 6500K. Tenho Quatro num espaço de 3mX3m.

As minhas custaram uns 3,5€ cada numa loja de material eléctrico aqui Castro Daire.


LUZ NO NTERIOR DO AVIÁRIO 15684.233858_4
joo_mix
joo_mix

Mensagens : 56
Data de inscrição : 23/09/2012
Localização : Viseu
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos