Trabalhar mutações em Bengalins de Exposição
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Vitor Costa
AvilandiaPT
Luís Lourenço
7 participantes
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Trabalhar mutações em Bengalins de Exposição
Boa noite,
Bem, primeiro que tudo a genética dos Bengalins do Japão é algo que a mim me confunde bastante
Eu não vou muito à bola com os Bengalins normais, mas como preciso de Bengalins como apoio aos meus casais de exóticos estou seriamente a pensar em acabar com estes que tenho, no final desta época de reprodução, e adquirir Bengalins de Exposição, mais precisamente os Negro-Cinzentos e os Perolados Cinzentos.
Há um tempo atrás troquei uns mails com o amigo Rui Lopes sobre estas mutações de Bengalins e como se trabalham, o que me ajudou bastante, pois não sabia que estas 2 mutações podiam ser trabalhadas em conjunto.
Agora surgiu-me outra dúvida, os Bengalins Cinzentos também podem ser trabalhados com os Negro-Cinzentos e os Perolados Cinzentos?
Foto dum Bengalim Cinzento
Cumps,
Bem, primeiro que tudo a genética dos Bengalins do Japão é algo que a mim me confunde bastante
Eu não vou muito à bola com os Bengalins normais, mas como preciso de Bengalins como apoio aos meus casais de exóticos estou seriamente a pensar em acabar com estes que tenho, no final desta época de reprodução, e adquirir Bengalins de Exposição, mais precisamente os Negro-Cinzentos e os Perolados Cinzentos.
Há um tempo atrás troquei uns mails com o amigo Rui Lopes sobre estas mutações de Bengalins e como se trabalham, o que me ajudou bastante, pois não sabia que estas 2 mutações podiam ser trabalhadas em conjunto.
Agora surgiu-me outra dúvida, os Bengalins Cinzentos também podem ser trabalhados com os Negro-Cinzentos e os Perolados Cinzentos?
Foto dum Bengalim Cinzento
Cumps,
Luís Lourenço- Moderador
- Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal
Genética Bengalins
Olá Luis,
A genética dos bengalins não é um problema em si. A confusão está na misturada que se faz com as aves e depois dificulta e interpretação dos resultados.
O importante é analisares as linhas base que, ao contrário do que normalmente se pensa, não são o negro castanho e o negro cinzento. Estas duas variedades não são mais do que a mesma (negro) na linha cinzenta e na linha "normal" (que tem negro e castanho).
A cor base (selvagem se assim quiserem...) é o negro-castanho.
Na verdade o negro castanho é uma forma já seleccionada com intensificação das eumelaninas negras para reforçar o contraste, vou-lhe chamar apenas Negro.
Considera-se portanto como dominante.
A partir daqui tens 2 variações (diluições): Moka e Castanho ("vermelho") e uma alteração de coloração base (cinzento)
Existe uma relação "gradual" entre elas, digamos assim para simplificar.
O Moka é recessivo para o negro, mas dominante para o Castanho. Reduz a eumelanina negra. A tonalidade é muito variável.
O Castanho reduz a eumelanina negra e castanha mantendo a phaeomelanina (dai o tom avermelhado)
Depois destes tens um factor de diluição em qualquer uma destas cores. O diluido é recessivo.
Aquilo a que chamamos "prata" é um moka diluido, cujo tom se pode aproximar de alguns cinzentos (dai haver tantas confusões).
Mudando a cor base, temos o cinzento (recessivo), que elimina as phaemelaninas.
Pegando no anterior, tudo o que acontece com o negro (em castanho) acontece também com o negro (em cinzento...)
Logo tens o Negro-cinzento, o moka-cinzento, o castanho-cizento... e respectivos diluidos.
Portanto, resumindo a estrutura das mutações do bengalim:
"Negro" (negro castanho por inerência) - dominante (selvagem)
Moka - recessivo para negro, dominante para castanho
Castanho - recessivo para negro e castanho
Diluido - recessivo
Cinzento - recessivo
Depois a partir dai tens variações especificas:
Pérola - recessivo ligado sexo
Ino - recessivo
Cremino - recessivo ligado sexo (eventualmente por ligação absoluta a um castanho RLS)
Malhado recessivo (colorido com algumas manchas de branco)
Malhado dominante (branco com algumas manchas de cor)
Branco - recessivo (embora na realidade exista o branco como combinação dos 2 malhados)
Poupa - Dominante (também descrito por vezes como co-dominante)
Outras variedades comuns mas que são na verdade combinações:
Cinza-ino - cremino + cinzento
Asas claras - uma forma selectiva extrema dos diluidos (que na verdade se comporta como mutação)
A dificuldade está em identificar em alguns tipos se são, por exemplo, um moka muito escuro ou um normal diluido muito claro. Claro que existem particularidades no desenho, mas isso faz com que por vezes se acasalem aves visualmente parecidas, mas geneticamente muito diferentes. O resultado é a confusão...
Espero que ajude. Como gostas de lonchuras, se estás a pensar criar bengalins a sério força porque são uma ave de exposição lindissima e muito interessantes. Vais é ter que procurar bem por boas linhas para começares como deve ser.
Cumps,
A genética dos bengalins não é um problema em si. A confusão está na misturada que se faz com as aves e depois dificulta e interpretação dos resultados.
O importante é analisares as linhas base que, ao contrário do que normalmente se pensa, não são o negro castanho e o negro cinzento. Estas duas variedades não são mais do que a mesma (negro) na linha cinzenta e na linha "normal" (que tem negro e castanho).
A cor base (selvagem se assim quiserem...) é o negro-castanho.
Na verdade o negro castanho é uma forma já seleccionada com intensificação das eumelaninas negras para reforçar o contraste, vou-lhe chamar apenas Negro.
Considera-se portanto como dominante.
A partir daqui tens 2 variações (diluições): Moka e Castanho ("vermelho") e uma alteração de coloração base (cinzento)
Existe uma relação "gradual" entre elas, digamos assim para simplificar.
O Moka é recessivo para o negro, mas dominante para o Castanho. Reduz a eumelanina negra. A tonalidade é muito variável.
O Castanho reduz a eumelanina negra e castanha mantendo a phaeomelanina (dai o tom avermelhado)
Depois destes tens um factor de diluição em qualquer uma destas cores. O diluido é recessivo.
Aquilo a que chamamos "prata" é um moka diluido, cujo tom se pode aproximar de alguns cinzentos (dai haver tantas confusões).
Mudando a cor base, temos o cinzento (recessivo), que elimina as phaemelaninas.
Pegando no anterior, tudo o que acontece com o negro (em castanho) acontece também com o negro (em cinzento...)
Logo tens o Negro-cinzento, o moka-cinzento, o castanho-cizento... e respectivos diluidos.
Portanto, resumindo a estrutura das mutações do bengalim:
"Negro" (negro castanho por inerência) - dominante (selvagem)
Moka - recessivo para negro, dominante para castanho
Castanho - recessivo para negro e castanho
Diluido - recessivo
Cinzento - recessivo
Depois a partir dai tens variações especificas:
Pérola - recessivo ligado sexo
Ino - recessivo
Cremino - recessivo ligado sexo (eventualmente por ligação absoluta a um castanho RLS)
Malhado recessivo (colorido com algumas manchas de branco)
Malhado dominante (branco com algumas manchas de cor)
Branco - recessivo (embora na realidade exista o branco como combinação dos 2 malhados)
Poupa - Dominante (também descrito por vezes como co-dominante)
Outras variedades comuns mas que são na verdade combinações:
Cinza-ino - cremino + cinzento
Asas claras - uma forma selectiva extrema dos diluidos (que na verdade se comporta como mutação)
A dificuldade está em identificar em alguns tipos se são, por exemplo, um moka muito escuro ou um normal diluido muito claro. Claro que existem particularidades no desenho, mas isso faz com que por vezes se acasalem aves visualmente parecidas, mas geneticamente muito diferentes. O resultado é a confusão...
Espero que ajude. Como gostas de lonchuras, se estás a pensar criar bengalins a sério força porque são uma ave de exposição lindissima e muito interessantes. Vais é ter que procurar bem por boas linhas para começares como deve ser.
Cumps,
AvilandiaPT- Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL
Re: Trabalhar mutações em Bengalins de Exposição
boas achei este topico interessante pk tb tenho alguns bengalins de exposiçao nomeadamente:
castanho-cinzento
negro-cinzento
cinzento perolado
se cruzar o negro-cinzento e castanho cinzento c os perolados k mutaçoes saem?
castanho-cinzento
negro-cinzento
cinzento perolado
se cruzar o negro-cinzento e castanho cinzento c os perolados k mutaçoes saem?
Vitor Costa- Mensagens : 185
Data de inscrição : 09/10/2011
Localização : barcelos/suisse
Bengalins
Olá,
Continuas com tudo na linha cinzenta.
O resto segue as regras normais entre as mutações.
O negro domina o castanho e o perolado é ligado ao sexo.
Cumps,
Continuas com tudo na linha cinzenta.
O resto segue as regras normais entre as mutações.
O negro domina o castanho e o perolado é ligado ao sexo.
Cumps,
AvilandiaPT- Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL
Re: Trabalhar mutações em Bengalins de Exposição
Olá Ricardo,
Estive aqui a ler e reler a tua explicação e penso que percebi, pelo menos o básico e os cruzamentos mais fáceis.
Então, o Negro-Castanho é a cor selvagem. Se compararmos as mutações dos Bengalins com as dos Mandarins, o Negro-Castanho é o equivalente ao Cinzento (Clássico). Sendo assim, deve-se ter alguns Negros-Castanhos no plantel para tirar portadores das outras mutações estou certo? Ou pode-se trabalhar apenas a linha Cinzenta (Negro-Cinzento, Perolado Cinzento e Castanho-Cinzento)?
Em relação aos Castanhos "vermelhos" e aos Castanhos-Cinzentos, são a mesma mutação mas em linhas diferentes certo?
A foto que eu tinha postado é um Castanho-Cinzento.
Um Castanho "vermelho" é uma ave igual a esta?
Aos Bengalins "normais", nunca muita achei piada. Quando "descobri" os de exposição achei-os interessantes, principalmente os Negros-Cinzentos quando têm o escamado do ventre bem definido.
Conheço um criador com bons Bengalins, que é o Lourenço Bernardo. Pelo que me lembro, das mutações que me interessam tem lá Perolados, Cinzentos-castanhos e acho que também tem os Negros-Cinzentos. No meu clube acho que também há criadores de Bengalins, pelo menos nesta ultima exposição vi lá Bengalins de pelo menos 2 criadores.
Para começar a brincar aos Bengalins de Exposição acho que já deve chegar, depois logo procuro outros criadores.
Cumps,
Estive aqui a ler e reler a tua explicação e penso que percebi, pelo menos o básico e os cruzamentos mais fáceis.
Então, o Negro-Castanho é a cor selvagem. Se compararmos as mutações dos Bengalins com as dos Mandarins, o Negro-Castanho é o equivalente ao Cinzento (Clássico). Sendo assim, deve-se ter alguns Negros-Castanhos no plantel para tirar portadores das outras mutações estou certo? Ou pode-se trabalhar apenas a linha Cinzenta (Negro-Cinzento, Perolado Cinzento e Castanho-Cinzento)?
Em relação aos Castanhos "vermelhos" e aos Castanhos-Cinzentos, são a mesma mutação mas em linhas diferentes certo?
A foto que eu tinha postado é um Castanho-Cinzento.
Um Castanho "vermelho" é uma ave igual a esta?
Aos Bengalins "normais", nunca muita achei piada. Quando "descobri" os de exposição achei-os interessantes, principalmente os Negros-Cinzentos quando têm o escamado do ventre bem definido.
Conheço um criador com bons Bengalins, que é o Lourenço Bernardo. Pelo que me lembro, das mutações que me interessam tem lá Perolados, Cinzentos-castanhos e acho que também tem os Negros-Cinzentos. No meu clube acho que também há criadores de Bengalins, pelo menos nesta ultima exposição vi lá Bengalins de pelo menos 2 criadores.
Para começar a brincar aos Bengalins de Exposição acho que já deve chegar, depois logo procuro outros criadores.
Cumps,
Luís Lourenço- Moderador
- Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal
Bengalins
Olá,
Também me parece que já percebeste o funcionamento da coisa. Agora é meter pés ao caminho e nada como a prática.
Podes trabalhar tudo com base no negro-castanho embora pela minha experiência a brincar com bengalins, me pareça mais fácil isolar a linha castanha, cinzenta e negro-castanha. Mas no caso dos castanhos pode ser influência apenas subjectiva já que sempre foram das minhas cores preferidas e no caso particular do bengalim pouco ganham com a manutenção do negro. O trabalho com os negros-castanhos tem a vee sobretudo com reforçar o contraste das escamas. E não te esqueças que aquilo a que chamamos negro-castanho e negro cinzento é por si uma selecção do "normal" em que foi intensificada a oxidação melânica.
Quando referi a questão dos criadores estava a pensar sobretudo em termos de estabilidade genética. Se queres começar com linhas "caseiras" começa por encontrar 3-4 casais das mutações que queres e numa primeira fase criar entre eles directo, depois logo começas a fazer cruzamentos.
Cumps.
Também me parece que já percebeste o funcionamento da coisa. Agora é meter pés ao caminho e nada como a prática.
Podes trabalhar tudo com base no negro-castanho embora pela minha experiência a brincar com bengalins, me pareça mais fácil isolar a linha castanha, cinzenta e negro-castanha. Mas no caso dos castanhos pode ser influência apenas subjectiva já que sempre foram das minhas cores preferidas e no caso particular do bengalim pouco ganham com a manutenção do negro. O trabalho com os negros-castanhos tem a vee sobretudo com reforçar o contraste das escamas. E não te esqueças que aquilo a que chamamos negro-castanho e negro cinzento é por si uma selecção do "normal" em que foi intensificada a oxidação melânica.
Quando referi a questão dos criadores estava a pensar sobretudo em termos de estabilidade genética. Se queres começar com linhas "caseiras" começa por encontrar 3-4 casais das mutações que queres e numa primeira fase criar entre eles directo, depois logo começas a fazer cruzamentos.
Cumps.
AvilandiaPT- Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL
Re: Trabalhar mutações em Bengalins de Exposição
Olá Ricardo,
Deixa-me só limar umas arestas
Então caso eu comece com os Perolados Cinzentos e com os Negro-Cinzentos, 3 casais de cada, no primeiro ano apenas crio com casais Negro-Cinzento x Negro-Cinzento e Perolado x Perolado? E só depois é que penso em juntar Negro-Cinzento x Perolado.
Para trabalhar estas 2 mutações não preciso de Negros-Castanhos, visto o Negro-Cinzento ser a mesma coisa, mas na linha Cinzenta não é?
Só mais uma coisa que ainda me está a baralhar um bocado.
Quando falas em "isolar a linha castanha, cinzenta e negro-castanha", é não cruzar os negros (Negros-Castanhos e Negros-Cinzentos) com os Castanhos e Cinzentos certo?
Desculpa lá tanta pergunta, só quero ter mesmo a certeza que já entendi como isto funciona.
Cumps,
Deixa-me só limar umas arestas
Então caso eu comece com os Perolados Cinzentos e com os Negro-Cinzentos, 3 casais de cada, no primeiro ano apenas crio com casais Negro-Cinzento x Negro-Cinzento e Perolado x Perolado? E só depois é que penso em juntar Negro-Cinzento x Perolado.
Para trabalhar estas 2 mutações não preciso de Negros-Castanhos, visto o Negro-Cinzento ser a mesma coisa, mas na linha Cinzenta não é?
Só mais uma coisa que ainda me está a baralhar um bocado.
Quando falas em "isolar a linha castanha, cinzenta e negro-castanha", é não cruzar os negros (Negros-Castanhos e Negros-Cinzentos) com os Castanhos e Cinzentos certo?
Desculpa lá tanta pergunta, só quero ter mesmo a certeza que já entendi como isto funciona.
Cumps,
Luís Lourenço- Moderador
- Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal
Re: Trabalhar mutações em Bengalins de Exposição
Boas,
Existe algum poster ou fotografias onde se consiga ver todas estas variações?
Existe algum poster ou fotografias onde se consiga ver todas estas variações?
Filipe Matos- Mensagens : 47
Data de inscrição : 19/09/2011
Localização : Braga
PAÍS : Portugal
Re: Trabalhar mutações em Bengalins de Exposição
Sim, existe um poster no google, se pesquisar encontras.
luisclaudia- Mensagens : 216
Data de inscrição : 05/07/2011
Localização : vizela
PAÍS : portugal
ajuda mutaçoes bengalins
Olá amigos
Os bengalins de poupa são dominante certo, logo que é fêmea a que tenho, junto a um macho negro, me sairam alguns de poupa outros não (Não era para serem todos?), e os demais sairam negros sem poupa.
me expliquem
É que junto meti ovos de estrela e não estou sabendo identificar as crias, mas este é outro caso.
Os bengalins de poupa são dominante certo, logo que é fêmea a que tenho, junto a um macho negro, me sairam alguns de poupa outros não (Não era para serem todos?), e os demais sairam negros sem poupa.
me expliquem
É que junto meti ovos de estrela e não estou sabendo identificar as crias, mas este é outro caso.
cristiano- Mensagens : 311
Data de inscrição : 03/10/2009
Localização : indaiatuba Sp
PAÍS : brasil
Re: Trabalhar mutações em Bengalins de Exposição
Boas... penso que os Bengalins Albinos também é uma mutação ligada ao sexo, não tenho 100 por cento certeza.
Abraço!
Abraço!
luisbaleia- Mensagens : 595
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sintra/Magoito
PAÍS : Portugal
Re: Trabalhar mutações em Bengalins de Exposição
nao os albinos tanto as femeas como os machos podem ser portadores luis depois de muitas pequisas feitas descubri iso so existe tres mutaçoes ligadas ao sexo
luisclaudia- Mensagens : 216
Data de inscrição : 05/07/2011
Localização : vizela
PAÍS : portugal
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