Fórum dos Exóticos
Que suplementos dão às vossas aves? Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Que suplementos dão às vossas aves? Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Que suplementos dão às vossas aves?

+2
Jorge Vidal
eduardo_garcia
6 participantes

Ir para baixo

Que suplementos dão às vossas aves? Empty Que suplementos dão às vossas aves?

Mensagem  eduardo_garcia Ter 20 Mar 2012, 15:33

Boa tarde,

Gostaria de solicitar, que todos os criadores de Diamantes de Gould e Bengalins que se puderem ajudar, pois gostaria de fazer uma "pequena sondagem", dado que criei exóticos alguns anos, mas nada era como antigamente.. Razz

Que suplementos vitaminicos dão ás vossas aves, nomeadamente a quem cria Diamantes de Gould e Bengalins, que é o meu caso...

Acham benéfico em dar?

Desde já o meu obrigado a todos os que poderem ajudar!! Wink
eduardo_garcia
eduardo_garcia

Mensagens : 528
Data de inscrição : 01/03/2010
Localização : Aveiro
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Que suplementos dão às vossas aves? Empty Que suplementos dão às vossas aves?

Mensagem  Jorge Vidal Ter 20 Mar 2012, 16:00

Amigo Eduardo, o nosso amigo Rui Lopes, não demora a esclarecer-nos de todas as dúvidas que temos, tá sempre disponível para ajudar. Vamos aguardar que ele leia o tópico.
Um abraço
Jorge Vidal
Jorge Vidal

Mensagens : 98
Data de inscrição : 29/07/2010
Localização : Macedo de Cavaleiros

Ir para o topo Ir para baixo

Que suplementos dão às vossas aves? Empty Re: Que suplementos dão às vossas aves?

Mensagem  Marco Fernandes Qua 21 Mar 2012, 16:31

Dou tudo que me aparece.... KKK
Neste momento o meu melhor casal só dou um multivitaminico que comprei na PETMAIA.
Os outros vou dando Calcio-colina, muta-vit e ferti-vit.
Cumps
Marco
Marco Fernandes
Marco Fernandes

Mensagens : 493
Data de inscrição : 07/10/2011
Localização : Lousado-V.N. Famalicão

Ir para o topo Ir para baixo

Que suplementos dão às vossas aves? Empty Re: Que suplementos dão às vossas aves?

Mensagem  eduardo_garcia Qua 21 Mar 2012, 17:15

Jorge Vidal escreveu:Amigo Eduardo, o nosso amigo Rui Lopes, não demora a esclarecer-nos de todas as dúvidas que temos, tá sempre disponível para ajudar. Vamos aguardar que ele leia o tópico.
Um abraço

Boa tarde,

Olá Sr Jorge Vidal, o nosso amigo Rui Lopes já me disse alguns dos suplementos que utiliza, no entanto gostaria de ouvir experiência de outros criadores.
Eu no principio quando comecei a criar canários também dáva alguns suplementos às aves, depois fui retirando, retiranto até que fiquei só a utilizar o vinagre de sidra e um multi vitaminico uma vez por semana, e não notava diferenças...

Olá Marco, obrigado pela tua participação! Wink

Cumprimentos
eduardo_garcia
eduardo_garcia

Mensagens : 528
Data de inscrição : 01/03/2010
Localização : Aveiro
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Que suplementos dão às vossas aves? Empty Re: Que suplementos dão às vossas aves?

Mensagem  Gonçalves Qua 21 Mar 2012, 23:36

Boa noite, Eduardo.

Nesta época utilizei nos reprodutores um protector hepático (sedochol ou setrachol) duas vezes semana na água e cálcio pinho três vezes semana na pouca papa que dou aos goulds (durante a postura). Turfa misturada com grit e osso de choco sempre à disposição. Para já não me posso queixar...

Simples e sem exageros...

Cumprimentos,
Gonçalves
Gonçalves
Gonçalves

Mensagens : 60
Data de inscrição : 22/11/2010
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Que suplementos dão às vossas aves? Empty Re: Que suplementos dão às vossas aves?

Mensagem  Carlos S. Qui 22 Mar 2012, 20:32

Boas so uso multivitaminicos em ultimo caso ou depois da desparasitação.
Fora disso tenho sempre papa e grit a disposição durante o ano todo, penso que estes sao mais indispensaveis do que qualquer medicamentos.
Misturo alho picado na papa assim como o grit, desta a maneira tenho a certeza que comem sempre tudo.
Fora isto dou ocasionalmente urtigas, espiças de painço, alface e couve.

Espero ter ajudado Wink
Carlos S.
Carlos S.

Mensagens : 587
Data de inscrição : 27/08/2010
Localização : Viseu

Ir para o topo Ir para baixo

Que suplementos dão às vossas aves? Empty Re: Que suplementos dão às vossas aves?

Mensagem  eduardo_garcia Sex 23 Mar 2012, 22:09

Carlos S. escreveu:Boas so uso multivitaminicos em ultimo caso ou depois da desparasitação.
Fora disso tenho sempre papa e grit a disposição durante o ano todo, penso que estes sao mais indispensaveis do que qualquer medicamentos.
Misturo alho picado na papa assim como o grit, desta a maneira tenho a certeza que comem sempre tudo.
Fora isto dou ocasionalmente urtigas, espiças de painço, alface e couve.

Espero ter ajudado Wink
Boa noite,
Quando falo em suplementos, refiro-me a multivitaminicos, não a medicamentos... Smile
eduardo_garcia
eduardo_garcia

Mensagens : 528
Data de inscrição : 01/03/2010
Localização : Aveiro
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Que suplementos dão às vossas aves? Empty Suplementos

Mensagem  AvilandiaPT Sáb 24 Mar 2012, 08:33

Olá,

Eu acrescentava apenas uma ideia: Uma coisa é usar suplementos, outra é fazer uma suplementação nutricional.
Pode parecer o mesmo mas não é...

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Que suplementos dão às vossas aves? Empty Re: Que suplementos dão às vossas aves?

Mensagem  Carlos S. Sáb 24 Mar 2012, 13:38

Um multivitaminico nao pode ser considerado um medicamento? Que suplementos dão às vossas aves? 579828567
Carlos S.
Carlos S.

Mensagens : 587
Data de inscrição : 27/08/2010
Localização : Viseu

Ir para o topo Ir para baixo

Que suplementos dão às vossas aves? Empty Re: Que suplementos dão às vossas aves?

Mensagem  eduardo_garcia Sáb 24 Mar 2012, 13:46

Carlos S. escreveu:Um multivitaminico nao pode ser considerado um medicamento? Que suplementos dão às vossas aves? 579828567
Boa tarde,
Acho que nme preciso responder à sua questão Sr Carlos, penso que a ideia do Ricardo respondeu de alguma forma à sua questão... Smile
eduardo_garcia
eduardo_garcia

Mensagens : 528
Data de inscrição : 01/03/2010
Localização : Aveiro
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Que suplementos dão às vossas aves? Empty Re: Que suplementos dão às vossas aves?

Mensagem  eduardo_garcia Sáb 24 Mar 2012, 13:51

AvilandiaPT escreveu:Olá,

Eu acrescentava apenas uma ideia: Uma coisa é usar suplementos, outra é fazer uma suplementação nutricional.
Pode parecer o mesmo mas não é...

Cumps.
Boa tarde,
Olá Ricardo, qual a sua opinião quanto a usar suplementos, quais e o que acha quanto ao uso dos mesmos, vale ou não a pena fazê-lo?
Penso que ninguem melhor que você para me poder elucidar quanto ao uso de suplmentos na criação de goulds e bengalins... Very Happy

Obrigado.

Cumprimentos Wink
eduardo_garcia
eduardo_garcia

Mensagens : 528
Data de inscrição : 01/03/2010
Localização : Aveiro
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Que suplementos dão às vossas aves? Empty Suplementos

Mensagem  AvilandiaPT Sáb 24 Mar 2012, 15:12

Olá,

Eduardo, podes deixar o "você" de lado. Como sabes eu não costumo comentar directamente a utilização de suplementos e produtos em particular.

Pegando primeiro na questão do Carlos, a distinção entre "medicamento" e "suplemento" pode ser vista de várias formas. Em termos práticos, um medicamento é um produto utilizado com vista a induzir um determinado efeito terapêutico. Geralmente esse efeito é sobre um certo quadro clínico de "doença" seja patogénica ou fisiológica. Um suplemento é usado com vista a introduzir apenas uma variação alimentar na dieta.
Agora isto não quer dizer que não se possam sobrepôr estes conceitos... Alguns suplementos podem ter efeitos terapêuticos e algumas alterações fisológicas podem ter origem nutricional. Mais recentemente surgiu um conceito novo precisamente de "nutrimentos". Também são chamados por vezes de nutrientes funcionar uma vez que além do seu valor nutricional, induzem alterações fisiológicas.
Um exemplo bom para perceber isto é o café. Não é de todo um medicamento nem pensamos nele como tal, mas todos sabemos que se bebermos 10 cafés seguidos provavelmente alteramos a tensão arterial. Para alguém com tensão baixa os médicos podem por vezes recomendar que beba cafés mais regularmente. Como ficamos é um medicamento ou um suplemento?

Do ponto de vista "técnico-legal" a coisa também é diferente, mas não interessa estarmos a debater esses assuntos. Interessa apenas a noção daquilo que é definido como um "alimento complementar". Aquilo que é usado na dieta mas que, por si, não pode constituir a alimentação total do animal. A maioria dos produtos a que chamamos suplementos são, legalmente, alimento complementares para animais.

Quando referi que usar suplementos não é o mesmo que fazer suplementação foi porque a forma como são usados na criação de aves é normalmente desconexa. Usa-se hoje umas gotas disto, para a semana uma colher daquilo... Isto é um efeito da evolução inicial do sector que derivou da avicultura industrial. Os primeiros produtos que se usaram foram precisamente os que eram destinados a galinhas e afins. As empresas que faziam esses produtos para aviários, perceberam que podiam empacotar os garrafões de 10lt em garrafinhas de 100ml e vender aquilo quase ao mesmo preço para os "passarinhos" (e pombos, etc...)
Vantagens? Claro, ninguém pensava investigar e desenvolver aqueles produtos para aves ornamentais, era o que havia. Desvantagens? Claro, as formulações foram desenvolvidas para outra realidade (em concentração, fórmulas, posologias).

É verdade que neste sector da avicultura os multivitaminicos, por exemplo, são usados 1-2 dias aqui e ali, e em alturas pontuais. Mas esquecemo-nos que isso é feito de uma forma justificada e "pensada". Mais importante ainda esquecemo-nos que a dieta diária (ração) neste caso já é fortemente suplementada.

A partir dai com o desenvolvimento do mercado, começou a justificar-se e existir algum trabalho mais direccionado aos produtos para animais de companhia. Sobretudo em alguns casos esse trabalho permitiu olhar para as necessidades e caracteristicas especificas das nossas aves e incluir outros "ingredientes". A avicultura industrial não perdoa erros. Não se consegue vender frangos a 1,5eur/kg sem ter as coisas bem afinadas. Portanto tudo o que se usa tem um fim e tem que fazer efeito. Quando se colocam vitaminas durante 2 dias aquilo tem mesmo que aumentar o consumo de alimento ou isto ou aquilo, ou melhorar qualquer coisa. Caso contrário, não se usa.
Isto significa que o mercado é muito mais simples. Não há espaço para inventar e descobrir a pólvora. Além disso melhorar ou piorar 0,01% um indice qualquer pode representar muito dinheiro. Nos passarinhos a coisa não é assim. Como o cliente final muitas vezes não consegue perceber se funcionou ou não (ou outras vezes o bom ou mau é psicológico), há espaço para muito mais oferta de tudo e mais alguma coisa. O que funciona não é ser bom ou mau, ser útil ou inútil, é convecer o mercado de que é. Resultado, há por ai produtos muito bem conseguidos e produtos muito pobrezinhos (na falta de outro termo politicamente "incorrecto").

Como também sabes, eu trabalho com suplementos, dai que muitas vezes evite opinar nestes assuntos. Quando perguntas se faz sentido ou não usar suplementação, bom, isso depende unicamente do criador. Se como dizes quando o fizeste não vias alteração alguma, obviamente não faz sentido nenhum gastar dinheiro numa coisa "inútil" que não dá qualquer vantagem. Mais vale meter os eur que poupas no bolso e fazer uma almoçarada nas exposições com os amigos.
O que podemos analisar é se a forma como foi feito era a melhor. Faz sentido uma suplementação para dar 70UI de vitamina por semana ao domingo ou usar 10UI todos os dias? O que é que o organismo da ave faz com um choque vitaminico de 5.000.000UI de vitamina A ou 1.500.000UI vitamina E durante 5-7 dias antes da reprodução? E nos 3 meses seguintes? Qual a diferença na forma quimica em que se podem colocar alguns nutrientes? Por exemplo, 1mg de d-a-tocoferol (vit E) corresponde a 1,5UIs enquanto outras formas sintéticas (d-l-tocoferol) também são vitamina E mas correspondem a 2,2 UIs. Na vitamina A 1mg pode variar num equivalente de 1800 a 3300 UIs dependendo da forma quimica.

Eu acho que uma suplementação, feita segunfo um plano bem formulado, bem planeado sem dúvida que dá vantagens. E também não deixa dúvidas ao criador que o faz. Pode notar mais ou menos (depende muito da sua sensibilidade), mas tem que notar. Se não nota, então até pode não querer dizer que não funcionou, mas não lhe interessa. Alguns dos "esquemas" quando se olha para aquilo e se tenta perceber o porquê de introduzir isto ou aquilo a ideia que fica é que a principal ideia é usar todos os produtos da linha, depois logo se vê o que faz. Por exemplo, porquê usar um probiótico nos 2 dias antes de dar um antibiótico? E porquê dar vitaminas antes de medicação se depois vão ser necessárias novamente a seguir? É esse tipo de raciocínio de alguns esquemas que muitas vezes não faz sentido do ponto de vista técnico.

Infelizmente vejo perguntar muito "o que devo usar" ou "o que é que usam" e muito menos "porque é que devo usar". Exemplos tipicos são os probióticos. Fazem sentido em aves jovens, menos em aves adultas. Já os prebióticos são precisamente o inverso. Mais estranho ainda é que (e sobretudo nos canários como sabes) ninguém acha estranho usar 7 dias de antibióticos regularmente, quer exista doença ou não, mas as vitaminas a mais é que matam os pássaros e nem pensar nisso.

Isto é tudo muito interessante mas na prática o que interessa é o resultado. O problema é que para fazer uma comparação é preciso dados que muitas vezes não existem. Num aviário temos noção perfeita do peso, do crescimento, da postura disto e daquilo. Isso leva tempo, trabalho e exige muito rigor ao trabalho do criador. Alguns criadores nem sabem bem quantas aves têm.
Nos suplementos em que o efeito é imediato (tipo dar e 20 minutos depois uma ave embolada mudar completamente) é fácil de ver. Com suplementos multivitaminicos por exemplo o efeito só se percebe em termos de análise a médio prazo.

Outro aspecto importante é o tipo de aves. Criar canários não é o mesmo que exóticos ou psitacídeos. E dentro dos exóticos não é o mesmo criar goulds que mandarins, africanos ou asiáticos.
Se os suplementos têm um papel nutricional, é preciso perceber a nutrição da espécie para os saber usar.
Em concreto na tua questão, os goulds são um caso particular dos australianos porque não sendo de uma totalmente zona desértica (na verdade são de uma zona com climas quase tropicais) têm uma alteração considerável na dieta na estação seca. Portanto é importante no ciclo dos goulds que tenham uma fase de dieta "pobre". Esta alternância é feita a todos os níveis mas sobretudo no nivel de proteina e vitaminas.
Já os mandarins e periquitos, por exemplo, apesar de também aproveitarem a época de chuvas, não mudam tanto de dieta mas sobretudo de quantidade de alimento.
Em termos de suplementação isto faz com que a eficácia de um plano de suplementação nos goulds seja acima de tudo direccionada à estimulação dos reprodutores. Muitos dos problemas em arrancar com os goulds e fazer com que criam directo estão ligados com isto. Respondem a uma condição ambiental para iniciar a reprodução (aumentode humidade num periodo curto), mas depois falta o aumento do nivel nutricional que viria com o surgimento de outras plantas e sementes jovens.
Nos mandarins por exemplo a suplementação não afecta a estimulação dos reprodutores, mas pode ser utilizada para melhorar a produtividade e crescimento das crias.

Com uma suplementação correcta de aminoácidos e minerais deves notar sobretudo uma diferença considerável na muda dos goulds. Em termos de reprodução, notar alguma coisa, dependerá da fase de preparação e das alterações que se fazem nessa fase. A nivel dos bengalins, a suplementação tem impacto directo no desenvolvimento das crias.

Cumps,
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Que suplementos dão às vossas aves? Empty Re: Que suplementos dão às vossas aves?

Mensagem  eduardo_garcia Seg 26 Mar 2012, 18:38

Boa tarde,

Muito obrigado pela explicação Ricardo,não poderia ter sido melhor.. Wink

Se fosses tu no meu lugar, sabendo que eu crio Diamantes de Gould e Bengalins que suplementos usarias, ou o que alterarias na criação destas aves?

Cumprimentos
eduardo_garcia
eduardo_garcia

Mensagens : 528
Data de inscrição : 01/03/2010
Localização : Aveiro
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos