Fórum dos Exóticos
Nova aquisição [Lonchura Malabaricas] Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Nova aquisição [Lonchura Malabaricas] Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Nova aquisição [Lonchura Malabaricas]

+4
Tiago
AvilandiaPT
Ricardo Garção
Gustavo Figueiredo
8 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Nova aquisição [Lonchura Malabaricas] Empty Nova aquisição [Lonchura Malabaricas]

Mensagem  Gustavo Figueiredo Qua 28 Dez 2011, 19:33

Boas,

casal de Lonchura Malabaricas, opala cinzento e opala castanho,

Nova aquisição [Lonchura Malabaricas] Poinpoin067

Nova aquisição [Lonchura Malabaricas] Poinpoin064

Cumps
Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Nova aquisição [Lonchura Malabaricas] Empty Re: Nova aquisição [Lonchura Malabaricas]

Mensagem  Ricardo Garção Qua 28 Dez 2011, 23:27

São lindos Gustavo!!
Boa sorte com eles!!
Ricardo Garção
Ricardo Garção
Administrador
Administrador

Mensagens : 799
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Portalegre
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Nova aquisição [Lonchura Malabaricas] Empty L. malabarica

Mensagem  AvilandiaPT Qui 29 Dez 2011, 10:49

Olá Gustavo,

São dos meus preferidos. Very Happy É pena que não sejam levados muito a sério em termos de exposição.
Fiquei com dúvidas no cinzento se terá alguma coisa pastel (acho pouco provável, mas...) porque me parece um pouco claro. Pode ser da foto, mas no opala devem notar-se diferenças de tom cinzento na cabeça/asas/rabadilha. Ficam mais despercebidas no castanho, mas continuam a notar-se.

Cumps,
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Nova aquisição [Lonchura Malabaricas] Empty Re: Nova aquisição [Lonchura Malabaricas]

Mensagem  Tiago Qui 29 Dez 2011, 11:36

Lindos passaros nunca tinha visto.
Em termos de reprodução sao dificeis de criar ?
Tiago
Tiago

Mensagens : 238
Data de inscrição : 08/04/2009
Localização : Santarém-Tomar
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Nova aquisição [Lonchura Malabaricas] Empty Re: Nova aquisição [Lonchura Malabaricas]

Mensagem  Ruben Roque Qui 29 Dez 2011, 12:33

São realmente muito bonitos, faço a mesma pergunta que o Tiago. São dificeis criar?
Boa sorte com eles Smile
Cumprimentos
Ruben Roque
Ruben Roque

Mensagens : 240
Data de inscrição : 26/11/2011
Localização : Algarve
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Nova aquisição [Lonchura Malabaricas] Empty Re: Nova aquisição [Lonchura Malabaricas]

Mensagem  Gustavo Figueiredo Qui 29 Dez 2011, 12:58

De facto, RIcardo ele é um pouco claro mas, nota-se bem o azulado/cinzento. Na cauda nota-se menos por lhe faltarem penas na mesma. Saliento que os pais do opala cinzento tinha tons de azul claro nas asas e cauda, simplesmente lindos.
A quem os adquiri concorre praticamente em tudo, tendo já vários prémios acumulados. Só não sei se estes são filhos de campeões ou não.
Honestamente eu nunca tinha ligado muito a esta especie, tambem porque nunca tinha "esbarrado" com esta mutação. Normalmente o que se vê mais são os classicos e até alguns castanhos e muitas vezes são hibridos cruzados com bicos de chumbo.

Ao que sei e plas informações que tive de quem os criava, reproduzir esta especie é quase tão facil como criar Bengalins. O proprio criador nunca utilizou amas, nos casais que tinha.


Cumps
Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Nova aquisição [Lonchura Malabaricas] Empty Re: Nova aquisição [Lonchura Malabaricas]

Mensagem  Ruben Roque Qui 29 Dez 2011, 13:03

Muito bom, são aves muito caras?
Cumprimentos
Ruben Roque
Ruben Roque

Mensagens : 240
Data de inscrição : 26/11/2011
Localização : Algarve
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Nova aquisição [Lonchura Malabaricas] Empty Re: Nova aquisição [Lonchura Malabaricas]

Mensagem  Gustavo Figueiredo Qui 29 Dez 2011, 15:36

Ruben Silva escreveu:Muito bom, são aves muito caras?
Cumprimentos

Estas mutações sim, 3 digitos... Laughing Laughing


Cumps
Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Nova aquisição [Lonchura Malabaricas] Empty Re: Nova aquisição [Lonchura Malabaricas]

Mensagem  Ruben Roque Qui 29 Dez 2011, 17:10

Very Happy
Mas quando se gosta... Wink
Cumprimentos
Ruben Roque
Ruben Roque

Mensagens : 240
Data de inscrição : 26/11/2011
Localização : Algarve
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Nova aquisição [Lonchura Malabaricas] Empty Malabarica mutações

Mensagem  AvilandiaPT Qui 29 Dez 2011, 18:22

Olá Gustavo,

Não estarás a falar do Vasconcelos ou do Mário Cabalú, provavelmente?
São realmente muito bons a criar, embora menos estáveis que os cantans.
Infelizmente o nivel dos malabaricas (sobretudo) e de algumas mutações de cantans tem perdido muito nos últimos anos. Por um lado porque se estão a vulgarizar, por outro porque também não se definem caracteristicas e cada um cria o que quer. Mas é algo normal numa fase em que ainda são relativamente recentes. Os primeiros malabarica mutação que se vissem chegaram a Portugal em 2004/2005 e só a partir de 2007 se começaram a "espalhar". As coisas que eu sei... Twisted Evil
O que é preciso é que se comece a criar destas aves com qualidade e há pequenos detalhes que são importantes, dai o meu comentário sobre a cor. A questão das misturas é complicada, ainda este ano em duas exposições vi vários casos desses, alguns flagrantes... alguns clssificados... alguns pontuados. Ainda não sei se o mais "grave" foi isso ou os "mandarins de timor" duvidosos (reparem nas aspas). Para nem falar no "mandarim de timor diluido", mas mesmo assim...
A melhor coisa a fazer é havendo dúvida de serem puros, por muito bonitas que as aves sejam, não as comprar/criar sequer... Pontos chave a observar, no caso dos cantans/malabarica a cauda e a inserção dos olhos na cabeça. O bico varia um bocado com algumas mutações.

Já agora, em relação ao casal, até porque me parecem realmente claros, o castanho opala é lindissimo mas devias trabalhar isso com castanhos periodicamente, pois perdem muito facilmente a marcação. E sem marcação, os opalas perdem o essencial. Mesmo com portadores de castanho há alguma tendência a aclarar. Os melhores casais que tive foram com machos castanhos portadores de opala e fêmeas castanhas opala. Já o cinzento o melhor é mesmo com bons portadores (que são ainda mais raros que os bons normais...) Esse brilho azulado/acinzentado que falas é realmente interessante. Um cinzento opala em plena plumagem com boa coloração é uma ave de exposição fabulosa.

Nova aquisição [Lonchura Malabaricas] Bprataopala2

Este era um dos meus. Repara no tom do dorso e cabeça. Ver se arranjo uma dos castanhos.
O malabarica aparesenta (como o cantans) alguma variação de coloração. A principal diferença está no uropigio branco, na marcação dos flancos e no branco. O cantans é no geral mais "acastanhado" com uropigio negro e pode apresentar flancos mais inteiros, enquanto o malabarica normalmente estes surgem em listras verticais.
Falo sempre nos dois porque é quase impossível não fazer essa comparação para fazer a distinção devida. Eu defendo há algum tempo que devem ser valorizadas as aves que exibem maior diferenciação. da mesma forma que o cantans deve ser levado no sentido de mostrar alguma estriação no dorso (tipica da sub-espécie orientalis). Isto evita as confusões e misturas.
Já no caso das mutações, ainda há muita confusão e muitas vezes não se sabe o que se anda a criar, tanto numa como noutra.

Em termos de valores, para enquadrar os "3 digitos". Dos que criei vendia na ordem dos 150eur/casal (puro x portador). Dentro destes valores tens os malabarica pasteis que não se costumam ver por cá. As restantes mutações "normais" são um pouco mais baratas. No caso do cantans, as mutações são bastante mais acessíveis tirando talvez o pastel (que não é o mesmo que o castanho!) e o cinzento.

Cumps,
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Nova aquisição [Lonchura Malabaricas] Empty Re: Nova aquisição [Lonchura Malabaricas]

Mensagem  miguel moreira Qui 29 Dez 2011, 18:55

boas,

parabens pela aves sao lindissimas boa compra.
ricardo ai para o sul a bons criadores sem ser o vasconselos ou o mario temos o lourenço benardo e o miguel angelo que estao muito fortes baste ver o resultados deles no naçional e sao de lisboa por isso o gustavo que nos vai dizer ..

miguel moreira
miguel moreira

Mensagens : 183
Data de inscrição : 06/11/2009
Localização : marco de canaveses

Ir para o topo Ir para baixo

Nova aquisição [Lonchura Malabaricas] Empty Re: Nova aquisição [Lonchura Malabaricas]

Mensagem  Ricardo Garção Qui 29 Dez 2011, 19:05

As coisas que tu sabes Ricardo Smile

Eu já gostava de ler os teus post´s e cada vez gosto mais de os ler, porque realmente aprendesse e adquiresse bons conhecimentos com tudo o que escreves ao pormenor Very Happy
Ricardo Garção
Ricardo Garção
Administrador
Administrador

Mensagens : 799
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Portalegre
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Nova aquisição [Lonchura Malabaricas] Empty Re: Nova aquisição [Lonchura Malabaricas]

Mensagem  Luís Lourenço Qui 29 Dez 2011, 19:21

Boas,

O casal do Gustavo foi adquirido ao Lourenço Bernardo. Estive em casa dele e vi bem a qualidade dos malabaricas que lá tinha e os Opalas Cinzentos eram mesmo uma coisa espectacular!

Abraço,
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Nova aquisição [Lonchura Malabaricas] Empty Malabaricas

Mensagem  AvilandiaPT Qui 29 Dez 2011, 22:27

Olá,

Conheço ambos, mas foram os primeiros dois nomes que me vieram à cabeça.
E sim têm boas aves, aliás são linhas "próximas". Falei do Vasconcelos porque ficou com alguns dos meus e outros que vieram da mesma origem. O Cabalu penso que ficou mais tarde com alguns do Arlindo que vieram por essa mesma altura. Eu tenho batido bastante na cabeça do pessoal porque na minha opinião têm perdido qualidade a olhos vistos, em especial nos malabaricas tanto normais como mutações. E nos cantans a confusão de mutações e casais que se fazem e aparecem é uma pena porque realmente até há bons exemplares.

Ricardo, essa das "coisas que sei" estava a falar apenas da parte da história de como cá chegaram porque andei anos atrás deles até conseguir encontrar e juntar as mutações todas na altura. Ficou-me a faltar criar com L.cantans pastel, o cinzento e o malhado (este por opção).

baste ver o resultados deles no naçional

Miguel, tenho ideia que sim, mas posso estar a fazer confusão com outro Miguel, mas penso que ainda viste lá em casa os meus casais destes quando me comecei a desfazer deles? Adiante, sem criar conflitos nesse campo... até porque por motivos de saúde familiar este ano, apesar de ter voltado a visitar algumas exposição, não fui ao nacional. Digo-te apenas duas coisas que em nada têm a ver com estes criadores e as suas aves em particular, mas com a exposição destas aves em concreto . Uma coisa são castanhos, outra são negro-castanhos, outras são castanhos negro castanhos, outra são pastéis... Normais "apastelados" e castanhos como normais premiados nas exposições é, infelizmente, comum. Chamar castanhos a castanhos negro castanho também.
Misturas de malabarica com cantans premiados, infelizmente, também. E tanto malabaricas como cantans normais com qualidade de exposição (estamos a falar de aves de 90 para cima) não vejo há algum tempo. O nivel dos cantans está melhor, mas sem normais de um e outro as mutações "morrem" (excepção ao pastel que não precisa e eventualmente - e reforço o eventualmente- o ino e o Lourenço é um bom exemplo nos inos).

Para tentar explicar o que estava a dizer, algumas fotos:

Nova aquisição [Lonchura Malabaricas] 391050_267532596640510_100001513167733_768587_1770358870_n
Vê-se bem os flancos que falava.

Nova aquisição [Lonchura Malabaricas] 382685_267533146640455_100001513167733_768596_428043004_n

Oxidação no caso dos negros que tem de manter as diferenças de zonas, tipicas do normal.

Nova aquisição [Lonchura Malabaricas] 402677_267533486640421_100001513167733_768597_490742105_n

Esta foto é muito má mas é de um opala castanho. O dorso não é branco, nem deve ser porque a diluição pretendida é apenas parcial.

Nova aquisição [Lonchura Malabaricas] 392757_267533959973707_100001513167733_768599_288707527_n

O pastel, com diluição parcial dos castanhos que resulta numa ave mais "cinzenta" e branca. O normal é portador de pastel (e castanho) dai não ser tão "limpo" como deveria.

Gustavo, não fiques com ideia de que estou a dizer mal das aves, pelo contrário! A ideia é mesmo encorajar que trabalhes com eles e chamar a atenção que estas aves, tal como os mandarins, goulds e afins, também podem ter selecção e muito por onde "pegar" para trabalhar com elas mas fala-se pouco nisso.

Cumps,
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Nova aquisição [Lonchura Malabaricas] Empty Re: Nova aquisição [Lonchura Malabaricas]

Mensagem  Gustavo Figueiredo Qui 29 Dez 2011, 22:46

Ricardo, de maneira alguma. O que quero mesmo é perceber o que tenho e trabalhar o mesmo.
Alias, na altura da aquisição o proprio sr Loureço me aconselhou a não trazer mutações iguais pois não era aconselhavel. E assim fiz: trouxe um opala cinzento e um opala castanho. De facto nota-se o cinzento mas, não tanto como no da tua foto e o castanho nota-se bem as marcações mas, do que no cinzento.~


Cumps
Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Nova aquisição [Lonchura Malabaricas] Empty Malabaricas

Mensagem  AvilandiaPT Qui 29 Dez 2011, 23:10

Olá,

A questão aqui é que estás a trabalhar opala com opala na mesma e é esse o factor diluidor que aclara a ave. Uma ser de base cinzenta e outra castanha não ajuda muito neste caso, até porque me parece pela plumagem do castanho que não te vai dar nada de novo (mas isso já é outra questão com intensos e nevados e estrutura de pena nos castanhos - dá jeito para os inos, por exemplo...)
No opala castanho vais ter sempre marcações menos evidentes que num bom opala cinzento, mas manter o tom bege das asas e dorso não é fácil (aliás, o efeito é em teoria muito parecido com os bengalins asas claras).
Agora atenção que nos opalas, mesmo dentro do mesmo casal vais ter diferentes niveis de diluição nas crias. Neste casal qual é o macho e qual a fêmea? O castanho dá jeito na auto-sexagem, mas eu não misturava linha cinzenta com castanha, excepto no caso de normais para criar castanhos ou a tal situação da plumagem. Repara nas fotos que coloquei que a estrutura de plumagem do opala cinzento parece muito mais áspera que no opala castanho.

Cumps,
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Nova aquisição [Lonchura Malabaricas] Empty Re: Nova aquisição [Lonchura Malabaricas]

Mensagem  Gustavo Figueiredo Qui 29 Dez 2011, 23:26

Neste caso o macho é o cinzento e a fêmea o castanho.


Cumps
Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Nova aquisição [Lonchura Malabaricas] Empty Re: Nova aquisição [Lonchura Malabaricas]

Mensagem  Miguel Silva Sáb 31 Dez 2011, 00:20

Muitos parabéns pelas aves e muita boa sorte com elas que tenhas muitas crias.


Cumps
Miguel Silva
Miguel Silva
Miguel Silva

Mensagens : 941
Data de inscrição : 21/07/2011
Localização : Porto-Penafiel
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Nova aquisição [Lonchura Malabaricas] Empty Malabaricas

Mensagem  AvilandiaPT Sáb 31 Dez 2011, 11:06

Olá,

Era o que estava à espera, raramente se apanham machos castanhos o que é uma pena em termos de formação dos casais porque permite abrir linhas com maior facilidade.
Agora é esperar que o casal se dê bem e seja certinho e espero que sejas mais um criador convertido a esta espécie.

Cumps,
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Nova aquisição [Lonchura Malabaricas] Empty Re: Nova aquisição [Lonchura Malabaricas]

Mensagem  Gustavo Figueiredo Sáb 31 Dez 2011, 22:06

Curioso, Ricardo que quando estava a escolher o macho, na voadeira todos eram opala cinzento...
Deduzo que haja mais dificuldade em tirar opala castanhos, não??



Cumps
Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Nova aquisição [Lonchura Malabaricas] Empty Malabaricas

Mensagem  AvilandiaPT Dom 01 Jan 2012, 18:40

Olá,

O castanho é ligado ao sexo, dai aparecerem mais fêmeas, apenas isso.
É por isso que a forma como os casais são montados tem um grande peso no seguimento que podes dar a uma ou outra linha, tanto no caso dos malabarica como dos cantans castanho negro castanho, por exemplo.

Cumps,
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Nova aquisição [Lonchura Malabaricas] Empty Re: Nova aquisição [Lonchura Malabaricas]

Mensagem  Gustavo Figueiredo Dom 01 Jan 2012, 20:27

Então seguindo esta linha de pensamento, mutações como opala cinzento e opala casatanho, podem ser trabalhadas, Ricardo??

E se sim, como as trabalho com o que tenho e o que teria eu que lhes juntar??


Cumps
Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Nova aquisição [Lonchura Malabaricas] Empty Re: Nova aquisição [Lonchura Malabaricas]

Mensagem  AvilandiaPT Dom 01 Jan 2012, 22:36

Gustavo,

Na minha opinião e era o que eu fazia com os meus, opalas cinzentos com portadores de opala e, pontualmente, com opalas cinzentos puro x puro. Mas claramente notei que opala x opala mexia bastante na intensidade da diluição.
Opalas castanhos depende muito da linha que tenhas de castanhos. Pontualmente terás sempre de meter cinzentos para manteres a integridade da plumagem (que nos castanhos é melhor em termos de suavidade e estrutura mas tende a "esfarelar" muito após algum tempo), mas em termos de cor, o cinzento suja-te o castanho. Tendo machos castanhos opala, uma fêmea cinzenta portadora de opala resolve-te dois problemas: tiras directo algumas fêmeas castanho opala e castanhas portadoras de opala, assim como machos portadores de castanho e opala (ou opala) que permitem a continuidade de bons casais na linha. Os castanhos opala são mais exigentes porque acabam por necessitar de castanhos como apoio mais cedo ou mais tarde.
Como machos castanho opala não costumam aparecer muito, machos castanhos portadores de opala ou portadores de castanho e opala com fêmeas castanhas opala também funciona. A questão da forma como montas o casal não é tão importante em termos da selecção em si. Até mesmo com fêmeas cinzentas portadoras de opala ou opala funciona desde que vás tendo em atenção a tal alternância de linhas cinzenta e castanha para controlar as variações. O problema é mesmo o desperdício que alguns destes casais podem dar em termos genéticos para continuar.

Mas isto é uma opinião minha pessoal que tem a ver com a minha forma de pensar e montar casais. Pode nem ser a mais correcta! Sempre tentei planear casais de forma a dar alguma continuidade dentro do que queria para que nas gerações seguintes não tivesse que mudar o rumo em função do que saia.

Cumps,
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Nova aquisição [Lonchura Malabaricas] Empty Re: Nova aquisição [Lonchura Malabaricas]

Mensagem  Gustavo Figueiredo Dom 01 Jan 2012, 23:18

Ricardo, estou completamente baralhado.
O que é um opala puro?? E como sei se são portadores de opala??
E o que é um opala cinzento puro?? Os meus não são puros??
Como se destingue um puro de um não-puro?

Peço desculpa plas perguntas mas, pensava eu que isto era facil e afinal é um bico de obra e desta vez queria fazer bem as coisas, criações...


Cumps
Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Nova aquisição [Lonchura Malabaricas] Empty Malabaricas

Mensagem  AvilandiaPT Seg 02 Jan 2012, 10:14

Olá,

Talvez tenha sido eu a criar a confusão. Quando referi puro referia-me apenas ao opala, "não portador", ou seja basicamente um opala homozigótico.
Um cinzento opala puro é um cinzento opala, só isso.
Quando referi "puro x puro" estava a falar de uma casal de "opala x opala".

Gustavo isto de dificil tem pouco. Não tens que te preocupar com nada disto mas se quiseres pensar em ir trabalhando as aves para melhorar esta ou aquela caracteristica então começam a haver questões com os acasalamentos. Tudo depende se vamos encarar estas aves como "para criar" ou para "seleccionar".

Cumps,
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos