Fórum dos Exóticos
Doença em Canário de Moçambique Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Doença em Canário de Moçambique Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Doença em Canário de Moçambique

3 participantes

Ir para baixo

Doença em Canário de Moçambique Empty Doença em Canário de Moçambique

Mensagem  JR666 Qua 28 Dez 2011, 02:07

Boa noite

O meu canario de moçambique começou a apresentar alguns sintomas de doença
mas embora ja tenha procurado na internet nao encontrei nada que se enquadre
no que ele apresenta, os sintomas sao perda de equilibrio e parece-me falta de força fazendo com que ele caia para o lado quando dei conta pensei que tivesse sido impressao e soltei-o na voadeira que tenho vazia para ver o que fazia,a reaçao dele que foi esvoaçar e deu um genero de cambalhota completamente descordenado e acabou por cair, come bem e até agora (detectei isto á dois dias ) nao vejo sinais de emagrecimentotinha-o junto com a femea(da qual ja o separei) que nao apresenta nenhum destes sintomas continuando vivaça e activa.
Se alguem tiver alguma ideia do que possa ser , desde ja agradeço.
JR666
JR666

Mensagens : 67
Data de inscrição : 04/10/2009
Localização : Brandoa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Doença em Canário de Moçambique Empty Re: Doença em Canário de Moçambique

Mensagem  gimbras Qua 28 Dez 2011, 12:36

JR666 escreveu:Boa noite

os sintomas sao perda de equilibrio e parece-me falta de força fazendo com que ele caia para o lado quando dei conta pensei que tivesse sido impressao e soltei-o na voadeira que tenho vazia para ver o que fazia,a reaçao dele que foi esvoaçar e deu um genero de cambalhota completamente descordenado e acabou por cair,

tinha-o junto com a femea(da qual ja o separei) que nao apresenta nenhum destes sintomas continuando vivaça e activa.

boas,
uma vez que a fêmea não tem sintomas, pode ser uma intoxicação, ou por cálcio ou por chumbo.
cumprimentos,
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Doença em Canário de Moçambique Empty Re: Doença em Canário de Moçambique

Mensagem  JR666 Qui 29 Dez 2011, 12:45

Bom dia
a ave continua na mesma tem um genero de falta de cordenaçao nas patas e nao consegue ficar no poleiro nao apresenta perda de peso, intoxicaçao so se for nesse caso por calcio visto ter colocado suplemento de calcio na papa mas penso que as dosagem de calcio a ser consumida para causar intoxicaçao teria de ser muito elevada de qualquer modo obrigado e ja agora se for intoxicaçao por calcio é tratavel? como ? Tenho pena de ver o coitado ali deitado no fundo da gaiola, se alguem tiver mais ideias digam...
JR666
JR666

Mensagens : 67
Data de inscrição : 04/10/2009
Localização : Brandoa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Doença em Canário de Moçambique Empty Re: Doença em Canário de Moçambique

Mensagem  gimbras Qui 29 Dez 2011, 16:02

boa tarde.

JR666 escreveu: intoxicaçao so se for nesse caso por calcio visto ter colocado suplemento de calcio na papa mas penso que as dosagem de calcio a ser consumida para causar intoxicaçao teria de ser muito elevada

se for intoxicaçao por calcio é tratavel? como ?

não é exactamente assim. intoxicação por cálcio não implica que o consumo de cálcio tenha sido muito exagerado. implica sim, que os rins não foram capazes de descartar os excessos e, o sangue foi depositar esses excessos nos tecidos que os aceitaram. normalmente, o tecido ósseo é onde, primariamente, esse cálcio é depositado (verifique se a ave tem os ossos das patas mais espessos que o normal, ou se tem deformações nas articulações), mas pode ser depositado também nos rins (cálculos renais), intestino (plaquetas cálcicas), visícula (cálculos biliares), artérias (pode chegar a provocar tromboses), coração (arritmias e ritmo calerado), massa muscular (provocando espasmos) e no sistema nervoso central (provocando uma espécie de curto-circuítos na transmissão dos sinais eléctricos e, por isso, descordenação).

sim é tratável, embora seja um processo relativamente demorado.
retirar a suplementação de cálcio, fornecer água pouco calcificada (a água do smas-amadora tem cálcio a mais),
fornecer uma dieta alimentar pobre em cálcio e suplementar a dieta com produtos ricos em magnésio (o mais fácil é juntar sal de gado à grit ou à papa, mas tenha atenção que a ave vai beber muito mais água que o usual).

descartou a hipótese de ser envenenamento por chumbo; espero que tenha razão, porque, neste caso não haveria tratamento viável. mas veja lá se a ave não andou a "fumar" o cigarrito de alguém, não esteve junto de algum churrasco ou tem algum bebedouro de barro (não vidrado).

espero não ter sido demasiado exaustivo (chato Rolling Eyes em bom português).
cumprimentos,
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Doença em Canário de Moçambique Empty Problema nervoso

Mensagem  AvilandiaPT Qui 29 Dez 2011, 18:28

Olá,

Curioso, sendo uma possibilidade o que foi dito, com falta de coordenação e força nas patas, a minha suspeita iria para deficiência de cálcio, vitaminas B ou em alternativa algo que tenha afectado o SNC.
A ave é uma fêmea ou macho? Colocaste esse suplemento na papa recentemente?

Cumps,

AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Doença em Canário de Moçambique Empty Re: Doença em Canário de Moçambique

Mensagem  JR666 Qui 29 Dez 2011, 19:09

Boa noite
gimbras escreveu:
descartou a hipótese de ser envenenamento por chumbo; espero que tenha razão, porque, neste caso não haveria tratamento viável. mas veja lá se a ave não andou a "fumar" o cigarrito de alguém, não esteve junto de algum churrasco ou tem algum bebedouro de barro (não vidrado).

tem razao mas no meu aviario nao existem nada dessas coisas ninguem fuma alias sem ser eu raramente la entra alguem, churrascos tambem nao, é um sitio relativamente isolado do exterior embora tenha boa ventilaçao(entrada e saida de ar por meio de ventax) sem correntes de ar tem luz natural quanto a bebedouros sao iguais para todos tal como os comedouros tudo em plastico.
nao foi de modo algum demasiado exaustivo foi de modo a explorar todas as possabilidades que abri este topico .
Muito obrigado
JR666
JR666

Mensagens : 67
Data de inscrição : 04/10/2009
Localização : Brandoa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Doença em Canário de Moçambique Empty Re: Doença em Canário de Moçambique

Mensagem  JR666 Qui 29 Dez 2011, 19:35

Boa noite
AvilandiaPT escreveu:
Curioso, sendo uma possibilidade o que foi dito, com falta de coordenação e força nas patas, a minha suspeita iria para deficiência de cálcio, vitaminas B ou em alternativa algo que tenha afectado o SNC.
A ave é uma fêmea ou macho? Colocaste esse suplemento na papa recentemente?

O suplemento é o que costumo usar estou a dar-lho á cerca de um mes talvez um pouco mais
a unica coisa que acrecentei recentemente foi vit E na razao de 10g kg de papa á cerca de uma semana
quanto a vit.B ou um multivitaminico forneço dia sim dia nao dividindo a dose recomendada pela firma em vez daqueles 2 dias por semana
JR666
JR666

Mensagens : 67
Data de inscrição : 04/10/2009
Localização : Brandoa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Doença em Canário de Moçambique Empty Re: Doença em Canário de Moçambique

Mensagem  gimbras Qui 29 Dez 2011, 19:48

JR666 escreveu:

tem razao mas no meu aviario nao existem nada dessas coisas ninguem fuma alias sem ser eu raramente la entra alguem, churrascos tambem nao, é um sitio relativamente isolado do exterior embora tenha boa ventilaçao(entrada e saida de ar por meio de ventax) sem correntes de ar tem luz natural quanto a bebedouros sao iguais para todos tal como os comedouros tudo em plastico.
nao foi de modo algum demasiado exaustivo foi de modo a explorar todas as possabilidades que abri este topico .

boas,
nesse caso concordo consigo; não parece haver razão para o chumbo e , como tal é de descartar essa hipótese.
esperemos é que a ave recupere.
cumprimentos,
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Doença em Canário de Moçambique Empty Re: Doença em Canário de Moçambique

Mensagem  gimbras Qui 29 Dez 2011, 20:06

AvilandiaPT escreveu:
com falta de coordenação e força nas patas, a minha suspeita iria para deficiência de cálcio, vitaminas B ou em alternativa algo que tenha afectado o SNC.

olá Ricardo e JR,
também seria uma possibilidade, por incapacidade muscular, mas descarto essa hipótese pela tal "cambalhota" que a ave deu, em voo; isso é típico de problemas de neuro-transmissão.
também haveria a possibilidade de ser uma infecção, que tivesse atingido o sistema nervoso central, mas, essas infecções são extremamente agressivas e de fácil transmissão, pelo que seria muito improvável a fêmea que estava junto não ter sido contaminada.
mas agradeço ter levantado o contraditório. quem sabe, da discussão ainda podemos chegar a uma conclusão, qualquer que ela seja. o que importa é chegarmos a um bom resultado final.
cumprimentos,
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos