Fórum dos Exóticos
Dieta para Mandarins  (Vejam e opinem, s.f.f.) Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Dieta para Mandarins  (Vejam e opinem, s.f.f.) Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dieta para Mandarins (Vejam e opinem, s.f.f.)

4 participantes

Ir para baixo

Dieta para Mandarins  (Vejam e opinem, s.f.f.) Empty Dieta para Mandarins (Vejam e opinem, s.f.f.)

Mensagem  CjSR Sex 16 Dez 2011, 01:34

Boas

Embora ja tenha alguns conhecimentos antigos quanto á manutenção de aves...
Estou a iniciar-me na criação de Mandarins, e gostaria de saber a vossa opinião: Very Happy

Hoje estive a informar-me com a pessoa que me vende o meterial/rações, e ele deu-me algumas dicas...
Juntando aquilo que já aprendi por aqui, estava a pensar na seguinte dieta:

Sempre á descrição: (o que estou neste momento a dar)
» Agua Limpa
» PETCUP Mistura p/ Exoticos
» Osso de Choco
» Grit

» Papa de criação (ainda não dei, preciso tirar duvidas)


Outros produtos bons para administrar esporadicamente:
» Espiga de Painço
» Bolacha Maria
» 1/4 de ovo cozido c/ casca


Suplementos
» Administrar na agua Complexo B
...


Continuo com algumas duvidas sobre a administração de suplementos alimentares...
Deve-se dar o complexo B entre as posturas?? Ou quando?


Diseram-me que em vez de comprar Papa amarela, verde, ou vermelha...
Que não seria mau experimentar fazer a papa em casa misturando:
Papa1: Bolacha "maria" em pó, Ovo cozido, Pão ralado, cereais... + Espiga de painço
ou
Papa2: Couve verde, cenoura, espinafres, + outros legumes


O que acham? Rolling Eyes
É viavel ter o trabalho de fazer estas misturas? ou o melhor é mesmo comprar a papa já feita?

Precisava de ajuda principalmente nos suplementos a aplicar, e quando...
pois já tive passaros... mas limitava-me a dar agua e sementes... nem sabia o que era um osso de choco. Embarassed Embarassed Embarassed

cumprimentos

CjSR

Mensagens : 8
Data de inscrição : 12/12/2011
Localização : Santa Maria da Feira
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Dieta para Mandarins  (Vejam e opinem, s.f.f.) Empty Re: Dieta para Mandarins (Vejam e opinem, s.f.f.)

Mensagem  gimbras Sex 16 Dez 2011, 14:13

Boas,
também tenho mandarins e, genericamente, acho que está correcto. porém, deixo-lhe aqui algumas observações:
o pão e as bolachas têm fermentos e conservantes, por isso é bom não abusar.
os meus mandarins não pegam em papas, mas pão ralado nunca daria; tem mais inconvenientes que vantagens.
se der os vegetais frescos, separadamente, fica a saber o que eles preferem (e eles preferem aquilo em que têm carências). mas sem abusar, porque causam desequilibrios intestinais.
também é bom dar frutos, porque são uma boa fonte de açucares. os meus comem bem maçã, pepino e figos secos.
o complexo B deve ser dado quando as aves estão debilitadas; seja por doença, pelos tratamentos, ou por qualquer outra razão.
também é bom dar, a cada uma ou duas semanas, umas gotas de vinagre de cidra na água; é um bom estimulante do sistema imunitário.
também é bom dar sementes ricas em vitamina E, porque estimulam a líbido e combatem o envelhecimento celular (amêndoa moída, pinhão, sementes de pimento, etc.).
cumprimentos,


gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Dieta para Mandarins  (Vejam e opinem, s.f.f.) Empty Re: Dieta para Mandarins (Vejam e opinem, s.f.f.)

Mensagem  AvilandiaPT Sex 16 Dez 2011, 23:02

Olá,

O importante é que encontres um sistema com o qual estejas satisfeito.

» Bolacha Maria
» 1/4 de ovo cozido c/ casca

A bolacha não vejo qual a utilidade. Em termos nutricionais não tem grande interesse. O ovo cozido podes usar como mistura na papa ou se fizeres tu a papa, mas deves ter cuidado com a conservação.

» Administrar na agua Complexo B

Mal não faz, mas usar apenas por usar também não te cai dar grande beneficio. As vitaminas B não costumam ser um grande problema.

Continuo com algumas duvidas sobre a administração de suplementos alimentares...
Deve-se dar o complexo B entre as posturas?? Ou quando?

De uma forma geral podes usar quando quiseres, mas é especialmente usado em épocas de debilidade como já foi referido, a seguir a tratamentos ou alturas de maior stress.

Diseram-me que em vez de comprar Papa amarela, verde, ou vermelha...
Que não seria mau experimentar fazer a papa em casa misturando:
Papa1: Bolacha "maria" em pó, Ovo cozido, Pão ralado, cereais... + Espiga de painço
ou
Papa2: Couve verde, cenoura, espinafres, + outros legumes

Na minha opinião não te metas nisso. Não compensa o trabalho, o risco de sair mal feita, de se estragar... Só te vai complicar o trabalho. Tens no mercado boas papas para exóticos que podes usar simples ou como base misturando algumas dessas coisas. Os cereais e bilacha maria não aconselho, especialmente com crias. O pão ralado pode ser usado para controlar a textura da papa.

Precisava de ajuda principalmente nos suplementos a aplicar, e quando...

Se não tens noção de quando os aplicar deves primeiro perceber para que servem e porque se usam. Não são essenciais e podes perfeitame criar passarinhos sem eles. Conforme vais percebendo em que te podem ajudar, então sim deves pensar nisso. Até para que percebas se fazem alguma diferença nos resultados ou não.

Cumps,
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Dieta para Mandarins  (Vejam e opinem, s.f.f.) Empty Re: Dieta para Mandarins (Vejam e opinem, s.f.f.)

Mensagem  Hélder Branco Ter 27 Dez 2011, 17:25

por aquilo que me tenham dito 50% de mistura 40%de alpista e 10 de painço
papa de criação com boa proteina bruta entre os 12%e 16% agua limpa e fazer os tratamentos a horas certas intercalando com vitaminas e está a dar eu faço assim e estou a ver frutos do mesmo
Hélder Branco
Hélder Branco

Mensagens : 462
Data de inscrição : 28/08/2011
Localização : Relva, Ponta Delgada AÇORES
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos