Fórum dos Exóticos
Diamantes de Gould Espanhois Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Diamantes de Gould Espanhois Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Diamantes de Gould Espanhois

+6
pedroribeiro-exoticos
Ruben Roque
AvilandiaPT
Jose Fernando
miguel moreira
luisbaleia
10 participantes

Ir para baixo

Diamantes de Gould Espanhois Empty Diamantes de Gould Espanhois

Mensagem  luisbaleia Sáb 10 Dez 2011, 10:39


Boas,gostava de saber se alguém aqui do fórum faz criação de Diamantes de Gould Espanhois.
Gostaria de sabêr como se trabalham essas aves para saír aves com Tamanho, como por exemplo :
se posso juntar 1 casal de Goulds espanhois grandes ou se tenho de juntar com um gould mais pequeno, se acasala um casal de Goulds espanhois se saem sempre grandes, etc...
Cumps!
luisbaleia
luisbaleia

Mensagens : 595
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sintra/Magoito
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Diamantes de Gould Espanhois Empty Re: Diamantes de Gould Espanhois

Mensagem  miguel moreira Sáb 10 Dez 2011, 11:03

bom dia,


luis em portugal ja a goulds com a qualidade dos espanhois sabemos que eles tem muito boa qualidade em aves mas os portugueses tambem os tem neste momento ,sobre tirares filhos grandes tenta arranjar maxos com umas marcaçoes espectaculares e tamanho medio porque sao eles que dao a cor e femeas de bom porte vao ser elas que dao o tamanho..
miguel moreira
miguel moreira

Mensagens : 183
Data de inscrição : 06/11/2009
Localização : marco de canaveses

Ir para o topo Ir para baixo

Diamantes de Gould Espanhois Empty Re: Diamantes de Gould Espanhois

Mensagem  luisbaleia Sáb 10 Dez 2011, 12:05

Boas Miguel, sim,eu sei que já existem bons Goulds Portugueses Smile referia-me aos espanhois porque é mais fácil e porque não sabia outro nome!
Obrigado pelas dicas!
Cumps
luisbaleia
luisbaleia

Mensagens : 595
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sintra/Magoito
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Diamantes de Gould Espanhois Empty Re: Diamantes de Gould Espanhois

Mensagem  Jose Fernando Sáb 10 Dez 2011, 13:27

Ola amigos,
vou dar a minha opinião sobre a criação de aves (gigantes) no geral, pelo que tenho observado o poder de compra Espanhol, Italiano,Alemão,Holandês, Belga, Inglês é de longe superior ao nosso.
Daí que, a maioria da alimentação e suplementos ser de origem Estrangeira, logo os preços no seu País de origem e vizinhos serem mais baixos do que aqui em Portugal, é compreênsivel na minha opinião.
Agora com a partilha de informação pelos Blogs, Sites Ornitológicos ou mesmo este Fórum que é um excelente exemplo disso, tem sido possível ao Criador Comum ter acesso a muita informação, logo pode assim ter uma maior escolha sobre os suplementos ou alimentação que pode escolher para as suas aves, ou mesmo metódos, claro está dentro das possibilidades de cada um.
No caso concreto dos Goulds, mas que se aplica a todas as aves o seu desenvolvimento tem muito haver com o tipo de alimentação fornecida, ou seja o aparecimento de "novos" suplementos protéicos, por si só aumentam a estrutura da ave, claro está que só e bem desenvolvido se aplicar-mos bons cruzamentos entre aves de plumagens nevadas X nevadas, e intensivas X nevadas, ou seja os resultados serão aves com penas grandes na largura e cumprimento(geral), dando assim a entender visualmente que estamos perante aves de porte, mas na verdade senão forem acompanhadas com bons suplementos proteicos a sua estrutura não desenvolve e teremos aves cheias de plumagem mas pequenas na estrutura.
Pelo que pude aprender com alguns amigos devemos dar preoteínas de origem animal e vegetal, tentando criar assim um equilibrio na alimentação das aves. Este tema é um pouco Tabú, pois na verdade ainda não vi nenhum artigo concreto sobre o tema, além da propaganda das própria marcas.
No caso dos Mandarins de Exposição e dos Goulds, depois de algumas conversas com criadores Nacionais e alguns estrangeiros e pela minha experiência também o trabalhar só plumagem por si só não basta para termos aves do Tipo Standard , pois o darmos uma maior plumagem estamos a tirar intensidade nas cores das aves, dai se fazer cruzamentos nevado X intensivo.
Isto implica também para termos aves de boa qualidade temos de ser nós em casa a saber fazer os casais, ou seja nos cruzamentos como já foi dito pelo Jorge Pinto, não devemos juntar aves com os mesmos defeitos.
Exemplos:
aves pequenas intensas X aves pequenas intensas
má forma(geral)X má forma(geral)
má cor X má cor
a probabilidade de estarmos a tirar aves cada vez mais fracas é maior, e assim por diante.
Boa forma(pequena) X má forma (grande)
Aqui o objectivo é juntar forma com tamanho, iliminando as aves fracas que daí saiem.
Boa cor (grande) X Boa forma (pequena)
Aqui o objectivo é tirar aves grandes com boa cor e boa forma, iliminando as aves fracas, mas aproveitando aves pequenas com boa forma e boa cor.
Isto são só exemplos de como se atingir certos obejctivos para termos aves de esposição.
Ou então para entrar dentro do Tópico, comprámos o trabalho já feito por outros criadores e procuramos aves "Diamantes Gould Espanhóis", eheheheh.
Se calhar desviei-me um pouco do tema principal, mas acho que passei uma mensagem positiva onde pudemos aprender ou simplesmente comprar o trabalho já feito, ou então as duas coisas aprender e comprar na mesma trabalho já feito e desenvolvê-lo ainda melhor, com estes exemplos que vos dei.
No caso concreto dos Goulds, acho que se a cor das cabeças de um casal for diferente podemos estar a tirar qualidade na forma das mesmas, pode ser só uma coincidência mas foi a sensação que fiquei quando criava Goulds e dava apoio a um amigo que só tinha Goulds, aprendendo assim alguma coisa sobre as cores dos Goulds.
Venham de lá esses passarinhos .
Jose Fernando
Jose Fernando

Mensagens : 1074
Data de inscrição : 02/12/2008
Localização : Gaia
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Diamantes de Gould Espanhois Empty Tamanho goulds

Mensagem  AvilandiaPT Sáb 10 Dez 2011, 14:04

Olá,

Eu tinha respondido mas não "ficou".
Os goulds serem espanhóis, holandeses, belgas, portugueses ou do Burkina Faso (se tiverem goulds...) é indiferente. Simplesmente são aves seleccionadas em vários pontos, sendo o tamanho um deles e dos que mais "enche a vista".

Pelo que vi de evolução, sobretudo nos últimos dois anos, penso que o Mundial deste ano vai ser interessante em termos de goulds. Há aves portuguesas com muita qualidade.

O que estás a perguntar de forma indirecta é como se selecciona o tamanho. O tamanho é uma variável quantitativa por isso a selecção é um pouco diferente do que se faz com o trabalho de cores/mutações. Como já referiram as fêmeas têm um impacto maior no tamanho, esse é um principio prático. Quando se fala em juntar aves grandes ou pequenas já depende do que se quer fazer. Ao juntares um casal de aves "grandes" à partida vais tirar aves grandes ou perto do tamanho dos pais. Mas podes ter aves pequenas com agradáveis surpresas da mesma forma que aves grandes podem ser um desilusão. Isso depende sobretudo da estabilidade de genética das aves que usares. E isso depende da selecção do criador.
Tanto podes ter um plantel em que metes 2 casais "grandes" a criarem entre eles como ir melhorando o nivel médio das restantes aves.

De qualquer forma o tamanho depende de duas coisas básicas: peso corporal em si e tipo de plumagem. Ambos podem ser seleccionados embora o peso corporal tenha uma influência maior vinda do lado das fêmeas, enquanto a plumagem é um trabalho mais directo (a história dos intensos, nevados e penas longas). A maioria das aves que encontras de grande tamanho são também uma conjugação desses factores de plumagem (normalmente nevada) que as levam a mostrar mais corpulência. Vê-se melhor nas cabeças.
Outra questão importante no tamanho é a forma da ave.

Isto pegando na parte genética. Depois como o José referiu tens toda a parte ambiental na qual se inclui a nutrição. O resultado é um equilibrio das duas. As aves não vão ser maiores por terem esta o aquela nutrição, mas também não vão mostrar todo o seu potencial genético se não tiverem as condições necessárias.

No caso concreto dos Goulds, mas que se aplica a todas as aves o seu desenvolvimento tem muito haver com o tipo de alimentação fornecida, ou seja o aparecimento de "novos" suplementos protéicos, por si só aumentam a estrutura da ave, claro está que só e bem desenvolvido se aplicar-mos bons cruzamentos


Os suplementos só funcionam se houver uma base genética para tal.

Pelo que pude aprender com alguns amigos devemos dar preoteínas de origem animal e vegetal, tentando criar assim um equilibrio na alimentação das aves. Este tema é um pouco Tabú, pois na verdade ainda não vi nenhum artigo concreto sobre o tema, além da propaganda das própria marcas.

José, o tema não é tabu, pelo menos da minha parte. Simplesmente o que se passa é que por vezes os criadores usam estes e outros produtos porque ouviram falar sem perceberem como funcionam. Os exóticos são criados normalmente com dietas pobres porque se acha que "não é preciso". E ser preciso não é, mas não de pode depois estranhar que existam diferenças. Se pegarmos em aves criadas a sementes e água e lhes dermos uma alimentação melhor vão criar melhor e as crias serão muito provavelmente melhores em termos de tamanho puro. Porque tiveram melhor dieta no crescimento.
Tens dezenas ou centenas de artigos sobre a influência da dieta no crescimento das aves, seja quantidade e tipo de proteina em si ou outros factores nutricionais em geral. Aliás, há uns tempos escrevi aqui sobre o tema da qualidade e quantidade de proteina na dieta.

É claro que apesar de ser muito giro andarmos a trabalhar durantes anos (e faz parte) há um aspecto em que todos nós compramos trabalho feito até certo ponto. A diferença depois é comose trabalha a partir dai. Nisso é que está a diferença entre conseguir manter uma linha de qualidade ou ter meia dúzia de passarinhos bons de vez em quando. E sem a parte da aprendizagem é muito complicado ter sensibilidade para evoluir na selecção.

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Diamantes de Gould Espanhois Empty Re: Diamantes de Gould Espanhois

Mensagem  Jose Fernando Sáb 10 Dez 2011, 14:38

Boas Ricardo,
eu lembro me sobre o que escreveste, não em concreto é claro. Tive mesmo para referir isso, mas como és um participante bastante activo, não o referi. Quando digo Tabu é de uma forma generalizada, pois se repararmos, as duvidas são sempre as mesmas, e são sempre os mesmo a querer ajudar.
Esta resposta que dei anteriormente, na minha opinião é um abrir de olhos para algumas pessoas de uma forma mais soft, acho mesmo que por mais que se tente explcar e dando exemplos por A +B, vamos continuar sempre no mesmo, para bem de todos espero que não.
No caso de serem as femeas a dar porte ás crias, concordo mas tambem existem casos do contrário em que o macho é fundamental para fazer esse trabalho.Mas no geral as femeas são predominantes nesse objectivo.
Estive mesmo para fazer um Tópico com pés e cabeça, mas no geral são poucos os que o liam, e entendes o que te estou a dizer de certeza.
Jose Fernando
Jose Fernando

Mensagens : 1074
Data de inscrição : 02/12/2008
Localização : Gaia
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Diamantes de Gould Espanhois Empty Re: Diamantes de Gould Espanhois

Mensagem  luisbaleia Sáb 10 Dez 2011, 15:37

Boas, sim concordo que são sempre os mesmos que falam, concerteza que muitos sabem mais ou que pelo menos sabem o que aqui já foi dito neste tópico, mas fecham-se em copas... Aproveitam e vêm se alguém expriente respondeu e quem sabe possam tirar mais algumas dicas,mas participar....NADA!
Já estou acostumado e por bem ainda existem Aqueles com a mente aberta; Aqueles que o que sabem não se importam de ensinar, um bem haja!
Confesso que estava totalmente cego nestas dicas que aqui foram dadas e que não as vejo em lado nenhum(porque será)?
Aproveito para realçar a grande ajuda que voçês : José Fernando e Avilândia e outros claro, pela ajuda que prestam a todos os membros desta comunidade, que tudo o que sabem não se importam de divulgar,concerteza todos saíremos a ganhar, pena é nem todos pensarem desta maneira!
José Fernando se puder meter o artigo eu da minha parte agradeceria muito,mesmo que não perceba tudo, porque eu quero é evoluir, para continuar como estou mais vale estar quieto, quero saber mais e mais , aliando ao facto de que se eu souber, mais saberão, isso é certo ...
Penso que a comunidade do Forum dos Exóticos iria apreciar!
Cumps e obrigado pelas dicas

luisbaleia
luisbaleia

Mensagens : 595
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sintra/Magoito
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Diamantes de Gould Espanhois Empty Re: Diamantes de Gould Espanhois

Mensagem  Ruben Roque Sáb 10 Dez 2011, 17:55

Boas
Não podia deixar de ler o que aqui foi "falado", todos os dias venho dar uma olhadela de vez em quando, para ver se há novidades. Desde já, queria aqui dizer (e alguns já sabem disso) que sou apenas um iniciante. Aliás, nem isso sou ainda, pois de momento ainda estou a fazer as minhas gaiolas, depois irei arranjar um local bom para ter as aves a criar e depois sim a aquisição das mesmas. Do pouco que sei, quando vejo que posso tento sempre ajudar com muito gosto, pois não é só querer ser ajudado.
José Fernando, tambem lhe ficaria muito grato que abrisse esse topico, acho que a maioria dos users que têm participado neste forum, iriam não só gostar de o ler para aperfeiçoar os seus conhecimentos, como os novatos iriam de certesa aprender muito mais (e não falo só por mim com certesa)
Cumprimentos a vós
Ruben Silva
Ruben Roque
Ruben Roque

Mensagens : 240
Data de inscrição : 26/11/2011
Localização : Algarve
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Diamantes de Gould Espanhois Empty Re: Diamantes de Gould Espanhois

Mensagem  pedroribeiro-exoticos Dom 11 Dez 2011, 00:18

ola luis,

Eu compreendo a tua pergunta, na verdade os espanhois tÊm desenvolvido nos gold um grande trabalho a nivel de criaçao/seleçao apresentando aves de grande qualidade no seu todo ,sendo que o que mais sobressai a primeira vista é o porte, eu acho que estao no topo em relaçao a esta especie e no mundial vao ser apresentadas aves fenomenais.
Em relaçao a obter aves com a mesma qualidade, o melhor mesmo é adqirir bons exemplares se possivel de um criador que tenha um plantel equilibrado e aguns anos da coisa, sendo que depois ano pos ano tu mesmo faras um processo de seleçao introduzindo apenas agumas aves conforme te seja necessario mas sempre de qualidade superior ou igual ao que ja possuis.
Eu este ano tambem adqiri varias aves em espanha(palma de maiorca) para reforço do pantel, o objectivo é o mesmo que te falei evoluir cada vez mais, nao se trata de "comprar a papa ja feita" apenas introduzir sangue novo que traga se possivel, alem de qualidade uma boa genetica.
Em portugal há já varios criadores com boas linhas de golds em casa, conheço varios com quem me dou bem (antonio rosas, paulino ,pedro joao silva....) e garanto-te que todos eles trocam/compram aves com os nossos visinhos espanhois ,porque a nivel genetico estao mesmo um passo a frente, porque por mais vitaminas suplementos etc etc que se forneça as aves só com anos de seleçao e trabalho se obtem aves com cada vez mais qualidade, tambem acredito que há cada vez mais em portugal um trabalho nesse sentido , com mais criadores a apostarem na especie e a apresentarem exelentes exemplares( tens o exemplo do trio "exoticos da linha") que a nivel nacional tem, na minha modesta openiao, apresentado exelentes aves, e mais criadores inclusive aqui do Norte que embora nao conheça pessoalmente apresentam boas aves nas exposiçoes.
Isto é apenas a minha openiao pessoal, espero que portugal seja cada vez mais nesta e em outras especies uma boa referencia la fora, trazendo cada vez mais medalhas e apresentando aves de qualidade superior.

Cumprimentos.


pedroribeiro-exoticos
pedroribeiro-exoticos

Mensagens : 302
Data de inscrição : 21/02/2011
Localização : gondomar

Ir para o topo Ir para baixo

Diamantes de Gould Espanhois Empty Re: Diamantes de Gould Espanhois

Mensagem  Diogo Ribeiro Dom 11 Dez 2011, 15:11

Boa tarde a todos,

A minha opinião, como alguns já conhecem, vai de encontro a muito do que aqui já foi dito.

Para se tirarem aves de um bom porte são importantes três factores: a linhagem das aves, a sua alimentação e os cruzamentos.

É muito importante o potencial genético das aves do teu plantel, porque por mais proteína que uses, se a ave não tiver potencial genético para crescer o mesmo não acontecerá. Por isso é importante adquirir aves a bons criadores, o que não implica necessariamente ir buscar lá fora. Como já aqui foi referido há vários bons criadores em Portugal. Depois entramos no factor nutrição, se tiveres uma ave com potencial mas que seja mal alimentada esta também não atingirá o potencial, à semelhança do que se passa nos humanos. Na parte da nutrição, na minha opinião, o ideal é que esta seja variada, ou seja, usar proteína de várias fontes, animal e vegetal.
Não esquecer também a importância que os cruzamentos têm, não só a nível de porte mas também cor e desenho. Devemos sempre usar aves que se completem, isto é, que um dos progenitores compense as falhas do outro.
Diogo Ribeiro
Diogo Ribeiro
Moderador
Moderador

Mensagens : 986
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Porto
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Diamantes de Gould Espanhois Empty Diamantes de Gould Espanhóis

Mensagem  Rui Lopes Dom 11 Dez 2011, 20:19

Boa noite, amigos foristas. Tive agora a oportunidade de prestar atenção a este tópico e considero que vários foristas já explicitaram muito bem o que deve levar em conta para obtermos aves de grande porte. Concordo plenamente com as intervenções muito assertivas dos amigos Ricardo M. e do Diogo Ribeiro. Considero igualmente que, na entrevista em que tive o prazer de participar no Fórum dos Exóticos (em novembro) também foco alguns aspectos pertinentes sobre este tema.

Já agora os ditos "Diamantes de Gould espanhóis" também já são Portugueses.

Cumprimentos a todos.
Rui Lopes
Rui Lopes

Mensagens : 463
Data de inscrição : 18/04/2011
Localização : Fermentelos - Águeda
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Diamantes de Gould Espanhois Empty Renato Jesus

Mensagem  Renato Jesus Ter 13 Dez 2011, 22:41

Boa Noite, eu tive a ler os comentários e não podia passar sem dizer alguma coisa. Eu concordo completamente contigo, porque por algumas vezes já fiz aqui algumas questões, e quase ninguém responde ou diz alguma coisa, só dois os três e são sempre os mesmos, e acredito que há muita gente que sabe muito e não quer dizer o que sabem aos iniciantes, porque querem tudo só para eles, eu pensava que isto era um forum onde todos se ajudavam uns aos outros e partilhavam conhecimentos, mas já estou a ver que não é assim. O que vale é que eu tenho aqui um vizinho da velha guarda, que é por causa dele que eu me iniciei nos passarinhos, e ele ensina-me tudo o que eu tenho que saber sem segredos, da-me muitas ajudas e ate fazemos trocas dos passarinhos e ate já me deu alguns, com pessoas assim é que é bonito conviver e criar amizades neste hobie. Saudações a todos os Ornitologistas

Renato Jesus

Mensagens : 14
Data de inscrição : 12/11/2011
Localização : Mosteiros/Portalegre
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Diamantes de Gould Espanhois Empty Re: Diamantes de Gould Espanhois

Mensagem  eduardo_garcia Sáb 24 Dez 2011, 19:54

Renato Jesus escreveu:Boa Noite, eu tive a ler os comentários e não podia passar sem dizer alguma coisa. Eu concordo completamente contigo, porque por algumas vezes já fiz aqui algumas questões, e quase ninguém responde ou diz alguma coisa, só dois os três e são sempre os mesmos, e acredito que há muita gente que sabe muito e não quer dizer o que sabem aos iniciantes, porque querem tudo só para eles, eu pensava que isto era um forum onde todos se ajudavam uns aos outros e partilhavam conhecimentos, mas já estou a ver que não é assim. O que vale é que eu tenho aqui um vizinho da velha guarda, que é por causa dele que eu me iniciei nos passarinhos, e ele ensina-me tudo o que eu tenho que saber sem segredos, da-me muitas ajudas e ate fazemos trocas dos passarinhos e ate já me deu alguns, com pessoas assim é que é bonito conviver e criar amizades neste hobie. Saudações a todos os Ornitologistas
Boa noite,

Olá Renato, isso que você diz é verdade o mesmo se passa comigo, posso lhe também adiantar que aqui neste forum, também tenho um amigo assim, que também me deu aves de grande qualidade e que não tem qualquer problema em ensinar, agora á outra questão, é a pessoa que estar a receber os ensinamentos utilizar essa informação da forma mais correta, o que nem sempre acontece...boas pessoas existem em todo o lado, não duvide! Smile

Cumprimentos
eduardo_garcia
eduardo_garcia

Mensagens : 528
Data de inscrição : 01/03/2010
Localização : Aveiro
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos