Fórum dos Exóticos
(mariposa) passerina ciris Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
(mariposa) passerina ciris Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(mariposa) passerina ciris

2 participantes

Ir para baixo

(mariposa) passerina ciris Empty (mariposa) passerina ciris

Mensagem  carlos 73 Qui 17 Nov 2011, 16:48

ola a todos mais uma vez. venho hoje falar-vos desta ave que crio! passerina ciris è o nome cientifico dado a esta linda ave, classe aves,ordem:passeriformes, familia:cardinalidae; esta ave tem entre 13cm/14cm e habita numa parte sul dos estados unidos e norte do mexico. diferenca entre macho e femia: a diferenca è visivel pois o macho è bastante mais colorido do que a femia, tem a cabeça azul o peito vermelho e as costas que vai de uma mistura de amarelo e verde! e a femia por sua vez è bem mais discreta, tem uma cor verde azeitona! comportamento: eu mantenho as aves por casais em gaiolas de 2m alt. por 2m de fundo e 1m de largo com plantas naturais pois estas aves necessitam de esconderijos para se sentirem a vontade caso contrario voao contra as paredes ou rede! estas aves necessitam de tempo para se afeiçoar ao seu criador uma vez habituadas ao seu novo meio tornao-se mais calmas e fasseis de observar. e por outro lado estes esconderijos(plantas) tambem sao necessarios na altura do acasalamento para a femia poder-se esconder do macho e assim descansar dos ataques e tentativas de acasalamento do macho mas isto varia muito de casal para casal! acasalamento: como ja citei eu mantenho um casal junto durante todo o ano ( isto nao quer dizer que tendo um casal tenha que dar certo) se assim fosse nao faria destas aves o tao dificil de procriar! em maio começo a dar-lhes alimento vivo e fios de coco para os ninhos, o ninho è construido relativamente baixo +/- a 1m do solo! o ninho è constituido de tres a quatro ovos que sao chocados so pela femia o macho so entra em acçao apos o nascimento das novas aves na alimentaçao ate que saiao do ninho e ate serem independentes enquanto a femia apos a saida do ninho das primeiras aves que dura 11dias, comessa a segunda ronda! alimentaçao: o alimento que eu dou as minhas aves è uma mistura para aves exoticas acrescentando algumas sementes silvestres! e so na altura do acasalamento ai sim alimento vivo! pois sem alimento vivo estas aves nao serao possivel de criar! crias: as crias sao muito parecidas com a femia, os machos so no segundo ano de vida atingem a plumagem de adulto, embora ja no primeiro ano possam participar no acasalamento e estar prontos para pocriar! espero que me tenha expressado bem e quem tiver duvidas so tem que as expor!
saudacoes e um abraço
nao sei como por fotos neste forum mas a ave que me refiro è a mesma do meu avatar!
carlos 73
carlos 73

Mensagens : 12
Data de inscrição : 12/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

(mariposa) passerina ciris Empty Re: (mariposa) passerina ciris

Mensagem  dukem Qui 17 Nov 2011, 17:02

Boas,
É bom saber que alguem em Portugal se dedica a este tipo de aves. Tem mais algumas espécies de Mariposas ?
Podia por umas fotos destas aves magnifícas para o pessoal ver. Veja neste link tem lá a explicar como se inserem fotos(https://forumdosexoticos.forumeiro.com/faq)
Muita sorte com elas.....Laughing
dukem
dukem

Mensagens : 124
Data de inscrição : 18/02/2011
Localização : Coimbra

Ir para o topo Ir para baixo

(mariposa) passerina ciris Empty Re: (mariposa) passerina ciris

Mensagem  carlos 73 Qui 17 Nov 2011, 17:12

em portugal como quem diz! lol
eu sou portugues mas nao vivo em portugal mas sim na belgica, mais propriamente em antuerpia na fronteira com a holanda! e sim tenho cinco das seis especies de mariposas. so a passerina rositea è que nao possuo porque esta em vias de extincao! todas as outras ppssuo nos meus viveiros! um abraço
carlos 73
carlos 73

Mensagens : 12
Data de inscrição : 12/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

(mariposa) passerina ciris Empty Re: (mariposa) passerina ciris

Mensagem  dukem Qui 17 Nov 2011, 19:22

Pois em Portugal ninguém quer estar com esta crise só mesmo para férias......
Quanto ás cores são das aves mais bonitas que existem mas quanto ao canto como é já procurei na net e não encontrei nada ?
dukem
dukem

Mensagens : 124
Data de inscrição : 18/02/2011
Localização : Coimbra

Ir para o topo Ir para baixo

(mariposa) passerina ciris Empty Re: (mariposa) passerina ciris

Mensagem  carlos 73 Qui 17 Nov 2011, 19:34

estas aves teem um cantar muito agradavel de ouvir! repara eu vivo na belgica e por ca faz imensso frio por isso os vidros das janelas sao vidro duplo, e eu acordo pela noite com o cantar delas. na altura do acasalamento os machos escolhem um posto alto no viveiro e fartam-se de cantar dia e noite!
vais ao youtobe e metes canto de passerina ciris!
carlos 73
carlos 73

Mensagens : 12
Data de inscrição : 12/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos