Fórum dos Exóticos

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS

Importância do classico

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Importância do classico

Mensagem  Selenio em Sex 11 Set 2009, 12:57

Boas comunidade passaresca.

Tem-se falado muito em apurar cores e tamanhos, mas anda-se a esquecer um pequeno pormenor. Uma mutação é sempre uma alteração genética ao aspecto «original» da ave. . .

Abri este tópico para os mais experientes explicarem aqui ao pessoal como contornar esse enfraquecimento progressivo das aves. E tb a importância dos clássicos e dos seus genes no meio deste processo todo.

Cumps . . .
Selenio

Re: Importância do classico

Mensagem  Jorge Pinto em Seg 14 Set 2009, 12:26

Boas, na minha opinião acho que é fundamental manter uma boa linhagem de cinzentos clássicos, qualquer cruzamento feito entre mutações tem tendência a perder qualidades a nível de porte e forma, é nessas alturas que entram ao serviço os cinzentos clássicos, para além de terem lugar em qualquer plantel pela sua beleza, são fundamentais para trabalhar todas as outras mutações.
Na minha opinião o cruzamento entre cinzentos é o único que pode ser feito continuadamente geração após geração sem prejuízo da linhagem, assim sendo, defendo que os CINZENTOS CLÁSSICOS são as aves mais importantes num plantel de mandarins.

Um abraço.
Jorge Pinto.
Jorge Pinto
Moderador
Moderador

Mensagem  Antonio Pereira em Seg 14 Set 2009, 20:24

Boas Noites

Eu penso exactamente como O Jorge , os cinzentos são as aves mais importantes quando se quer criar bons mandarins, eu respeito os gostos pessoais, mas normalmente quando aparecem novos criadores de mandarins querem logo começar com os peito laranja e outras mutações recessivas para mim é um erro muito grande, eu este ano tirei vários portadores e alguns muito bons, mas quando alguns criadores vêm a minha casa nunca os querem comprar pois dizem eles são cinzentos e não são muito bonitos.
Um certo dia veio um criador a minha casa e a certa altura ao ver os meus reprodutores disse-me " Pra que quer tantos cinzentos, vai só criar cinzentos para o ano que vêm" , a grande maioria deles eram portadores eu disse-lhe ,uma coisa são as aves de Exposição outra são as aves para criação ,acho que é importante este tipo de pensamento para se criarem boas aves, mas como é evidente aceito outras opiniões mas co resultados à vista para que não enganem aqueles que vão começar.
Acho que devemos ajudar aqueles que vão começar para que não desistam , só assim é possivel haver maior competitividade e mais mandarins em exposições ganhar entre 50 não é o mesmo que ganhar entre 500.

Cumprimentos

António Pereira
Antonio Pereira

PAÍS : Portugal

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: