Fórum dos Exóticos
Dúvidas relacionadas com genética. Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Dúvidas relacionadas com genética. Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvidas relacionadas com genética.

3 participantes

Ir para baixo

Dúvidas relacionadas com genética. Empty Dúvidas relacionadas com genética.

Mensagem  João Dias Qui 03 Set 2009, 00:12

Boas noites Very Happy

Eu tinha ficado com umas dúvidas que tinham ficado por esclarecer. Estas tem matutado muito a minha cabeça e os porquês são muitos mesmo.
Então cá vai para quem me pode ajudar:

1ª Como é que fazem os cálculos das mutações? Tabela de Mendel, experiência?

2ª Pastel é a mesma coisa que diluida?

3ª Recessivas autossómicas, o que são?

Gostava que me pudessem ajudar, pois certamente haverá muito boas pessoas que também tem estas dúvidas. Peço que me ensinem, gosto de aprender. Ajudam-me Question

Abraços Wink
João Dias
João Dias

Mensagens : 75
Data de inscrição : 29/08/2009
Localização : Carcavelos

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas relacionadas com genética. Empty Re: Dúvidas relacionadas com genética.

Mensagem  Jorge Pinto Qui 03 Set 2009, 12:24

Boas. O cálculo das mutações, se lhe quiseres chamar assim, é feito com base nas leis de mendel precisamente.

Pastel é uma mutação, que é dominante, e diluido é outra mutação que é recessiva ligada ao sexo.

Existem dois tipos de mutações recessivas, as ligadas ao sexo e as autosómicas ou autosomáticas, as duas designações estão correctas, quando entras aqui no capitulo de genética do fórum aparece um tópico que diz "mutações recessivas", esse tópico ao qual ninguém respondeu (se calhar é porque não era muito importante, digo eu) foi escrito por mim, se o leres ficas a saber o essencial, se ainda tiveres dúvidas acerca disso coloca lá que eu respondo.

Um abraço.
Jorge Pinto.
Jorge Pinto
Jorge Pinto
Moderador
Moderador

Mensagens : 838
Data de inscrição : 17/06/2009
Localização : V.N.Gaia

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas relacionadas com genética. Empty Re: Dúvidas relacionadas com genética.

Mensagem  João Dias Qui 03 Set 2009, 12:47

Boas, posso-te tratar por tu? Visto que ainda és jovem? Pois infelizmente, acho que os criadores deste fórum, alguns claro, não parecem dar muita importância à Genética. Acho muito importante e bastante interessante mesmo. Eu vi a tu mensagem e li com atenção, e já sabia o básico, pois dei este ano em Ciências, a hereditariedade. Mas estava confuso como fazem a tabela de Mendel. Porque por exemplo, vou classificar o genótipo do macho cinzento, P,P. Mas como é que eu classifico o genótipo com mutações?
Como é que eu sei por exemplo, se acasalar uma fêmea portadora de bochecha preta, com um macho portador de peito laranja? Consigo fazer uma tabela?
Sei que são os dois recessivos, mas como é que eu faço o cálculo, de modo a obter a percentagem dos pássaros que vão sair só cinzentos, ou Bochecha negra, portador de Peito laranja, ou Peito laranja, Portador de bochecha negra.

Isso é que me confunde:scratch:
João Dias
João Dias

Mensagens : 75
Data de inscrição : 29/08/2009
Localização : Carcavelos

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas relacionadas com genética. Empty Re: Dúvidas relacionadas com genética.

Mensagem  Jorge Pinto Qui 03 Set 2009, 23:43

Boas. Não te preocupes em classificar o genótipo porque senão começas-te a confundir todo, e se queres um conselho, preocupa-te apenas em saber que tipo de pássaros vão sair dos vários cruzamentos que fazes e esquece as percentagens, porque elas são apenas a título indicativo, terias que tirar 100 ou mais pássaros de um casal para que as percentagens fossem mais ou menos reais, e sim, podes tratar-me por tu.

No caso de juntares por exemplo um portador de peito laranja com um portador de bochecha negra é assim, sabes que mais ou menos metade dos pássaros vão ser portadores de peito laranja, e mais ou menos metade dos pássaros vão ser portadores de bochecha negra, mas não é necessariamente metade para cada lado, porque alguns vão ser portadores só de peito laranja, outros portadores só de bochecha negra, outros portadores das duas, e outros que não são portadores de nenhuma, isto sim é que é importante saber.

Quanto á genética temos que simplificar e ser prácticos, para quê complicar?

Um abraço.
Jorge Pinto.
Jorge Pinto
Jorge Pinto
Moderador
Moderador

Mensagens : 838
Data de inscrição : 17/06/2009
Localização : V.N.Gaia

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas relacionadas com genética. Empty Re: Dúvidas relacionadas com genética.

Mensagem  João Dias Sex 04 Set 2009, 09:23

ok então as percentagens ponho para o lado. Eu tenho mais ou menos uma ideia que pássaros é que vão sair, mas depois com muitas mutações, acaba por complicar uma pessoa. Obrigado pela resposta.


Abraços Wink
João Dias
João Dias

Mensagens : 75
Data de inscrição : 29/08/2009
Localização : Carcavelos

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas relacionadas com genética. Empty Re: Dúvidas relacionadas com genética.

Mensagem  João Dias Sex 04 Set 2009, 10:10

Então por exemplo, vou exemplificar as mutações dos meus pássaros:

Macho port. Peito laranja e Peito negro (PL e PN)
Fêmea port. Bochecha preta (BP)

Nesta junção podia dar:

Cinzento port. PL e PN e BP
Cinzento port. PL e BP
Cinzento port. PL e PN
Cinzento port. PN e BP
Cinzento port. PL
Cinzento port. PN
Cinzento port. BP
Cinzento normal

Estarei certo?
João Dias
João Dias

Mensagens : 75
Data de inscrição : 29/08/2009
Localização : Carcavelos

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas relacionadas com genética. Empty Re: Dúvidas relacionadas com genética.

Mensagem  Jorge Pinto Sex 04 Set 2009, 13:31

Boas. 100% correcto, já tás a ficar um pro. Isto é partindo do principio que o macho não é portador de nenhuma das 3 mutações recessivas ligadas ao sexo, que são diluido, dorso claro e castanho, porque se ele for portador de alguma destas 3 vão sair algumas fêmeas da mutação que ele portar, os machos é que continuam a sair todos cinzentos e para além de serem portadores das mutações que já falaste, passam a portar também as ligadas ao sexo que o pai tiver.

Um abraço.
Jorge Pinto.
Jorge Pinto
Jorge Pinto
Moderador
Moderador

Mensagens : 838
Data de inscrição : 17/06/2009
Localização : V.N.Gaia

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas relacionadas com genética. Empty Re: Dúvidas relacionadas com genética.

Mensagem  João Dias Sex 04 Set 2009, 13:38

Ok, fico contente por ter acertado. Essas 3 mutações, relacionadas com o sexo já sabia mais ou menos como funcionava, que se o macho fosse castanho e a fêmea normal, as fêmeas seriam cinzentas portadoras de castanho e os machos seriam cinzentos, certo?

Abraços Wink Wink
João Dias
João Dias

Mensagens : 75
Data de inscrição : 29/08/2009
Localização : Carcavelos

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas relacionadas com genética. Empty Re: Dúvidas relacionadas com genética.

Mensagem  Rui Luz Sex 04 Set 2009, 17:16

Boas tardes a todos

João, desculpa lá intrometer-me na conversa mas creio que estás a fazer confusão.

Quanto às primeiras "possíveis crias" concordo plenamente com o Jorge, pois estás correcto.

Mas nas mutações recessivas ligadas ao sexo não existem femeas portadoras, pelo que não existem femeas cinzentas portadoras de castanho...

O que te irá dar esse casal seriam machos cinzentos portadores de castanho e femeas castanhas.

Se fosse ao contrário, ou seja, macho cinzento com femea castanha, dariam machos cinzentos portadores de castanho e femeas castanhas.

Espero que me tenha feito entender

Cumprimentos
Rui Luz
Rui Luz

Mensagens : 315
Data de inscrição : 04/01/2009
Localização : Barreiro

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas relacionadas com genética. Empty Re: Dúvidas relacionadas com genética.

Mensagem  Jorge Pinto Sex 04 Set 2009, 17:23

Boas, a resposta do Rui só tem uma falha e concerteza foi por distracção, pois sei que o Rui está perfeitamente dentro da matéria, quando o Rui diz que macho cinzento com fêmea castanha dá fêmeas castanhas, este dado está incorrecto, pois na verdade o que dá são fêmeas cinzentas.

Um abraço.
Jorge Pinto.
Jorge Pinto
Jorge Pinto
Moderador
Moderador

Mensagens : 838
Data de inscrição : 17/06/2009
Localização : V.N.Gaia

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas relacionadas com genética. Empty Re: Dúvidas relacionadas com genética.

Mensagem  João Dias Sex 04 Set 2009, 17:57

Ok não sabia. Muito obrigado Wink
João Dias
João Dias

Mensagens : 75
Data de inscrição : 29/08/2009
Localização : Carcavelos

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas relacionadas com genética. Empty Re: Dúvidas relacionadas com genética.

Mensagem  Rui Luz Sex 04 Set 2009, 18:13

Boas

Pois claro.. no primeiro cruzamento sim, mas claro que com uma femea castanha e um cinzento clássico todas as femeas serão cinzas normais.. Obrigado jorge por teres dado pelo erro

Cumprimentos
Rui Luz
Rui Luz

Mensagens : 315
Data de inscrição : 04/01/2009
Localização : Barreiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos