Fórum dos Exóticos
PORQUÊ IVOMEC AFINAL?? Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
PORQUÊ IVOMEC AFINAL?? Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

PORQUÊ IVOMEC AFINAL??

3 participantes

Ir para baixo

PORQUÊ IVOMEC AFINAL?? Empty PORQUÊ IVOMEC AFINAL??

Mensagem  Paulo C. Seg 24 Jan 2011, 16:14

Estou farto de colocar esta dúvida nos mais diversos fóruns, mas ninguém me tem respondido.
Refiro-me ao aconselhamento que tenho tantas vezes lido para aplicar nas aves IVOMEC POUR-ON ( Ivermectina a 0,50%) ou, pior ainda, pingar uma gota de IVOMEC INJECTÁVEL (Ivermectina a 1% ).
Ora tendo em conta que existem produtos no mercado, como por exemplo o Pulmosan ou o Parasita da Bogena, que são exactamente constituídos por Ivermectina mas na concentração estudada e aconselhada para aves, ou seja 0,12 %, quem é que é a boa alma que me explica o motivo pelo qual se anda a aplicar e a aconselhar um produto em dosagens para BOVINOS?
O IVOMEC POUR ON ainda é pelo menos para aplicação tópica, ou seja na pele, mas o IVOMEC injectável nem sequer é para essa finalidade e tem uma concentração de Ivermectina que é o dobro do Ivomec Pour On!!

Agradeço portanto que alguém me explique, se é que aplicam estes produtos, qual o motivo de andarem a aplicar um produto quase 5 vezes mais concentrado do que o aconselhado para aves (IVOMEC POUR ON), ou o dobro ( nove vezes mais) no caso do IVOMEC injectável, e pior que isso andarem a aconselhar outros a fazê-lo!
Paulo C.
Paulo C.

Mensagens : 138
Data de inscrição : 11/09/2009
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

PORQUÊ IVOMEC AFINAL?? Empty Re: PORQUÊ IVOMEC AFINAL??

Mensagem  roicordas Seg 24 Jan 2011, 21:02

Se existem produtos doseados especificamente para uso em aves, não sei porque inventar...
roicordas
roicordas

Mensagens : 341
Data de inscrição : 22/01/2010
Localização : Agueda

Ir para o topo Ir para baixo

PORQUÊ IVOMEC AFINAL?? Empty Re: PORQUÊ IVOMEC AFINAL??

Mensagem  Paulo C. Ter 25 Jan 2011, 13:16

Pelo que me é dado a perceber, o uso do IVOMEC foi algo que se iniciou há alguns anos atrás, numa altura em que produtos como o Pulmosan não existiam e a alternativa era ou usar IVOMEC ou deixar morrer as aves pelo ataque dos ácaros. Á custa da experiência, e quiçá da morte de algumas aves, alguns lá chegaram a uma ‘formula’ em que diluindo o IVOMEC de alguma forma (??) lá ia salvando as aves, e a coisa pegou. Palavra passa palavra e lá chegava aos ouvidos de outros criadores que começaram a usar o produto. O pior é que nem sempre a informação chega toda, ou se compreende, e se alguns sabiam que deviam fazer a tal diluição, ou compravam o produto já diluído por quem sabia, outros havia que se limitavam a aplicar o Ivomec puro, com efeitos indesejados (uns visíveis de imediato e outros nem por isso).
Mas, noutros fóruns, continuo a ler aconselhamento para aplicar o IVOMEC injectável ou o IVOMEC POUR ON sem ser feita referência a qualquer necessidade de diluição do produto, e sou capaz de jurar que muita gente o aplica assim em função do “passa palavra” de vários fóruns e de conversas entre criadores.
Contudo, se este ‘risco’ até era aceitável numa conjuntura em que não existiam alternativas para a obtenção da ivermectina numa percentagem de diluição inofensiva para as aves, actualmente, existindo essas alternativas, porquê continuar a usar o IVOMEC injectável, ou mesmo o Pour On?
Continua a passar-se palavra, a dizer que o IVOMEC é que é bom, sem se parar para questionar para pensar um pouco sobre os benefícios face aos riscos da aplicação de tal produto. Aproveitem, e alarguem este pensamento a outros produtos PECUÁRIOS muito em voga actualmente para ‘prevenir’ tudo e mais alguma coisa. Pensem se realmente estão a prevenir, ou a tratar algo que não existe, e sobretudo pensem se não existem já alternativas específicas para aves para TRATAMENTO das doenças que pretendem ‘prevenir.

Cumprimentos
Paulo C.
Paulo C.
Paulo C.

Mensagens : 138
Data de inscrição : 11/09/2009
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

PORQUÊ IVOMEC AFINAL?? Empty Re: PORQUÊ IVOMEC AFINAL??

Mensagem  Jose Fernando Ter 25 Jan 2011, 19:16

Olá Paulo C.
eu usava a Ivermectina para eliminar os acáros da traqueia, infelizmente algumas aves tive de as soltar tal o estado avançado.
Já usei o da Pulmosan, Ivomec Pour On, e mais duas marcas Holandesas mas o concentrado é o mesmo e o agente activo é a Ivermectina. A percentagem anda à volta de 0,12% salvo erro.
Acho que já são doses previamente testadas para aves de pequeno porte.
Em relação a dar o Injectável pessoalmente não conheço, mas sei de um caso de uma criadora de Goulds , onde tragicamente as aves começaram a morrer com a Gaguês, a Senhora chamou o Veterinário e foram dadas Injecções a todas as aves, julgo eu de Ivermectina pois o problema eram os acáros respiratórios.
O resultado final foram mais aves mortas ao ponto da Senhora eliminar tudo, e começar de novo embora com mais cuidado nas aves que compra.
Infelizmente os Veterinários estão mais vocacionados para cães e gatos.
Jose Fernando
Jose Fernando

Mensagens : 1074
Data de inscrição : 02/12/2008
Localização : Gaia
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

PORQUÊ IVOMEC AFINAL?? Empty Re: PORQUÊ IVOMEC AFINAL??

Mensagem  Paulo C. Qua 26 Jan 2011, 10:35

Neste momento eu posso acrescentar à discussão que existe no Brasil um produto a ser comercializado PARA AVES, com a designação comercial de Allax, que não é mais do que ivermectina na concentração de 2 mg por 100 ml e que deve ser aplicado na base de 1 gota por cada 5 gr de peso vivo.
Se os dados do site http://www.terradospassaros.com/loja/detalhes.asp?codigo_produto=562 não estiverem errados e a informação em cima é a correcta, parece-me bem que este produto PARA AVES tem uma concentração de ivermectina bem superior à do Pulmosan e bem mais próxima do IVOMEC!
Senão vejamos:
Embora dependendo da densidade do produto, se esta densidade for próxima da da água, em que 100 ml equivalem sensivelmente a 100 gr, poderíamos dizer que no Allax a dose de ivermectina é de 2 %, portanto uma percentagem próxima do Ivomec Injectável!!
São estas coisas que nos deixam a pensar….afinal quem está certo?
Paulo C.
Paulo C.

Mensagens : 138
Data de inscrição : 11/09/2009
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos