Fórum dos Exóticos
pardal de java - Pardais de Java. Qual o futuro? Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
pardal de java - Pardais de Java. Qual o futuro? Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pardais de Java. Qual o futuro?

+3
HSantos
Luís Lourenço
Vítor Duarte
7 participantes

Ir para baixo

pardal de java - Pardais de Java. Qual o futuro? Empty Pardais de Java. Qual o futuro?

Mensagem  Vítor Duarte Seg 20 Dez 2010, 21:43

Boa noite a todos.
Como é sabido por todos, ou quase, os pardais de java estão "agora" sujeitos aos CITES, e abri este tópico para tentar iniciar uma discussão sobre este assunto e tentar ver qual a ideia em geral de todos vós sobre o futuro destes passarinhos por cá.

O que eu questiono é o seguinte. Em primeiro lugar, existem montes de pessoas que têm aves em casa completamente ilegais como é o caso de, por exemplo, os pintassilgos que apesar de haver uma norma que permite que as pessoas os possam criar e manter em cativeiro precisam de os ter legais e eu acredito que 80% das pessoas que os têm não os tem legais. Ora, será que só porque agora os javas precisam de CITES vamos tentar despachar isto que só nos vai é trazer chatices?? pois eu acho que o caminho pode não ser bem esse.

Segundo. Tenho pensado e há algumas espécies que devido a necessitarem de CITES o pessoal tenta fugir de os ter, e depois o que acontece é que o preço deles chega a ser 4x mais do que o preço que eles custavam 1 ou 2 anos antes... mas o pessoal vai comprar e acaba por pagar mais e ainda paga mais toda a papelada. Se não nos "desfizermos" das aves parece que teremos as recompensas mais adiante.

Por ultimo, não foi á muito tempo que li aqui no forum que estas leis podem não ser definitivas e isto foi o que mais me deixou a pensar.
Então eu agora ia vender os meus javas por 5€ e daqui a 2 anos havia a reformulação da lei a ave muda de anexo e eu todo contente penso " vou ter outra vez javas", mas como todos se desfizeram deles, vão haver poucos e ai em vez de os comprar a 15 ou 20€ tenho de pagar 50 ou mais...

Fica aberta a questão: QUAL O FUTURO DESTAS AVES POR CÁ?
Se acharem o topico interessante comentem que eu vou estar atento as vossas opiniões.

Um abraço a todos,
Vítor Duarte


Vítor Duarte

Mensagens : 8
Data de inscrição : 01/11/2010
Localização : Monte Real - Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

pardal de java - Pardais de Java. Qual o futuro? Empty Re: Pardais de Java. Qual o futuro?

Mensagem  Luís Lourenço Seg 20 Dez 2010, 23:12

Boas,
Bem para mim o futuro deles não ver ser muito bom ... isto porque a maioria das pessoas que os tem não os tem registados e não porque não querem mas porque a maior parte não sabe que estes pássaros necessitam de documentos para a sua legalização! Este factor vai desencorajar muitos criadores que queiram começar com os Javas porque não iria ser vantajoso.
"Para quê um casal de Javas se se pode ter um casal de Goulds ou Babetes que iriam dar menos trabalho em relação à documentação?!" isto vai ser o que muita gente vai pensar quando quiser começar com os exóticos e se deparar com este problema o que vai levar os Javas a um "esquecimento" e muitos poucos criadores vão apostar na criação destes pássaros.
Esta é a minha opinião.
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

pardal de java - Pardais de Java. Qual o futuro? Empty Re: Pardais de Java. Qual o futuro?

Mensagem  Vítor Duarte Ter 21 Dez 2010, 01:26

Olá Luís!

Parece-me que tudo o que se possa dizer de bom e de mau em relação a esta espécie pode estar correcto.
É correcto que podem cair no esquecimento, que o pessoal se vai virar para outras aves, mas penso que também é correcto pensar que vai haver sempre pessoal que vai gostar de os ter, que os vai continuar a criar.
Por este ser um tema que pode ter as mais variadas opiniões (penso eu) é que tentei falar sobre ele. Parece-me que podem vir a ser um pau de dois bicos, mas não deixa de ser um bico bom e o outro mau...

Vamos aguardar mais opiniões.

abraço

Vítor Duarte

Mensagens : 8
Data de inscrição : 01/11/2010
Localização : Monte Real - Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

pardal de java - Pardais de Java. Qual o futuro? Empty Re: Pardais de Java. Qual o futuro?

Mensagem  HSantos Ter 21 Dez 2010, 08:45

Boas, pois uma boa questão Smile
Eu pessoalmente e muito sinceramente gosto desse pássaro. Já tive para adquiri-lo, mas devido a essa tal questão de esta ave precissar de CITES então decidi não adquirir a ave.
Mas um dia quem sabe, até pode me dar na cabeça e comprar um casal ou 2. Mas nunca os irei registar.
Como voçê disse ia ficar com eles e ficavam cá por casa.
Para os vender lá está irá ser um problema, depois como o LLourenço diz e concordo com ele acabamos por optar por uns Babete por exemplo que será mais facil de vender ou outra especie que nao esteja abranjida pelos CITES.
Eu ainda sou novato nisto, mas fiquei muito surpreendido desta especie ficar abrangida.
Quem tiver Javas vai ficando com eles, pode ser que mudem a lei =) quem nao os tiver e se estiver informado desta especie difilcimente ira adquirir por agora.
HSantos
HSantos

Mensagens : 160
Data de inscrição : 17/10/2010
Localização : Carriço-Pombal
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

pardal de java - Pardais de Java. Qual o futuro? Empty Re: Pardais de Java. Qual o futuro?

Mensagem  Luís Lourenço Ter 21 Dez 2010, 12:05

Bom dia,
Sim, com certeza que vai haver quem os continue a ter mas depois vai ser mais difícil para essas pessoas "livrarem-se" dos excedentes da criação, isto porque os Javas são uma máquina a fazer filhos lol!
Eu por exemplo tenho um Java macho que apanhei no meu quintal e antes de saber desta lei ainda procurei uma fêmea para ele mas agora com isto eu não vou dar-me ao trabalho de procurar mais Rolling Eyes prefiro arranjar outros exóticos do que apostar agora nos Javas embora eu goste desta espécie.
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

pardal de java - Pardais de Java. Qual o futuro? Empty Re: Pardais de Java. Qual o futuro?

Mensagem  lugriao Ter 21 Dez 2010, 15:42

Pois é o futuro dos Pardais de Java vai de mal a pior. Temos o exemplo do Canário de Moçambique que antes nas lojas custavam a volta de 6euros ou melhor 1200escudos naquele tempo e agora custam o preço que já sabem, mas no entanto penso que esses não necessitam de CITES. Agora fazerem isto com os Pardais de Java é que não está justo. Isto é mais uma das mil maneiras de esses que proposeram a lei de ganharem mais uns trocos. Cumprimentos
lugriao
lugriao

Mensagens : 380
Data de inscrição : 08/11/2010
Localização : Viseu

Ir para o topo Ir para baixo

pardal de java - Pardais de Java. Qual o futuro? Empty Re: Pardais de Java. Qual o futuro?

Mensagem  Luís Lourenço Ter 21 Dez 2010, 16:00

Bom exemplo o dos Canários de Moçambique, havia tantos e agora nem vê-los embora não seja devido a necessitarem de CITES mas sim ao pouco empenho que demonstraram em tentar cria-los.
Mas esta lei já não é de agora, segundo sei já existe há algum tempo mas só agora é que demos por ela! Rolling Eyes
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

pardal de java - Pardais de Java. Qual o futuro? Empty Re: Pardais de Java. Qual o futuro?

Mensagem  lugriao Ter 21 Dez 2010, 16:17

Pois mas por um lado não acho bem porque é assim se uma pessoa os cria em viveiros e depois reproduzirem estamos a contribuir pra o aumento das aves e não pra sua diminuição. Mas prontos isso das leis é complicado os grandes ganham sempre e prontos.
lugriao
lugriao

Mensagens : 380
Data de inscrição : 08/11/2010
Localização : Viseu

Ir para o topo Ir para baixo

pardal de java - Pardais de Java. Qual o futuro? Empty Re: Pardais de Java. Qual o futuro?

Mensagem  Luís Lourenço Ter 21 Dez 2010, 16:31

Eu concordo com o que disseste! Acho que assim esta lei não está a favorecer quem devia, que é o próprio pássaro ... nem favorece quem os cria! Mas pronto, estamos em Portugal Rolling Eyes
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

pardal de java - Pardais de Java. Qual o futuro? Empty Re: Pardais de Java. Qual o futuro?

Mensagem  Vítor Duarte Ter 21 Dez 2010, 19:01

Ora parece que estamos a pensar todos no mesmo... mais um caso em que dá jeito a uns senhores, que estas leis se apliquem, e bora lá tramar a malta.

Quem fica a ganhar são os mesmos de sempre, mas a criação de passarinhos vista por essa perspectiva nem tem tanta piada (na minha opinião). Quando fazemos alguma coisa apenas com o intuito no dinheiro, ainda mais nestes casos, parece-me que não tem tanta piada. Mas parece que isso é pouco importante para muita gente.

Vamos ver no que isto vai dar...

Vítor Duarte

Mensagens : 8
Data de inscrição : 01/11/2010
Localização : Monte Real - Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

pardal de java - Pardais de Java. Qual o futuro? Empty Re: Pardais de Java. Qual o futuro?

Mensagem  António Ferreira Ter 21 Dez 2010, 19:44

Boa noite a todos.
Com efeito assim é! Hoje estão no anexo-B mas amanhã podem estar no anexo-D mas o mais provavel é irem para o anexo-A (o mais restritivo), não por se deixar de serem criados em cativeiro mas antes devido há ganância do combustivel da moda, o BIODIESEL.
Como o nome indica o Pardal de Java embora também exista noutras ilhas é originário da Ilha de Java (Indonésia) país este que se lembrou de devastar e continua a desvastar a maioria das florestas assim como campos de cultivo para fazer grandes plantações de palmeiras com o intuito da extracção do óleo de palma e fazer o tal biodiesel, em virtude disto 40% da biodiversidade destas ilhas foi extinta e o que resta de plantas e animais à beira da extinção, por esse motivo e descaradamente o próprio governo que está a destruir os habitats que vem pedir protecção das espécies. Os chicos espertos que estão nos gabinetes UE e EUA responsaveis pelo CITES que não sabem o que é um Pardal de Java e muito menos que são criados aos milhares em cativeiro, aceitam o pedido dos predadores asiáticos e já está. O pior disto é que governos como o nosso que em vez de olhos têm cifrões viram também um bom negócio para um Ministerio que não dá rendimento e vai daí, toca a aplicar isto devido a outros chicos espertos portugueses que meteram a maioria dos criadores portugueses em polvorosa só para ganharem meia duzia de tostões com a merd. dos pintassilgos. FORAM OS SENHORES DO NORTE QUE NOS ARRANJARAM TUDO ISTO, pois embora existisse lesgislação a mesma estava adormecida senão extinta e assim foi feita a que está em vigor.
Arranjar-se CITES para as aves não é dificil, o que custa é ter-se que pagar balurdios numa coisa que é um hobby.

Um abraço, Ferreira
António Ferreira
António Ferreira

Mensagens : 383
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Vendas Novas

Ir para o topo Ir para baixo

pardal de java - Pardais de Java. Qual o futuro? Empty Re: Pardais de Java. Qual o futuro?

Mensagem  Luís Lourenço Ter 21 Dez 2010, 19:56

António Ferreira escreveu:
Arranjar-se CITES para as aves não é difícil, o que custa é ter-se que pagar balúrdios numa coisa que é um hobby.

Boas,
Este é o principal motivo pelo qual eu não vou apostar nestes pássaros e muita mais gente irá fazer o mesmo Rolling Eyes
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

pardal de java - Pardais de Java. Qual o futuro? Empty Re: Pardais de Java. Qual o futuro?

Mensagem  neo75 Qua 22 Dez 2010, 02:04

Boa noite.

Concordo plenamente consigo Sr. António Ferreira.
neo75
neo75

Mensagens : 30
Data de inscrição : 15/11/2009
Localização : Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

pardal de java - Pardais de Java. Qual o futuro? Empty Re: Pardais de Java. Qual o futuro?

Mensagem  Convidado Qua 22 Dez 2010, 10:54

Olá a todos,
eu pessoalmente já estive para adquirir um casal e ainda bem que nao comprei pois nos meses seguintes aparece a historia dos cites, que me dariam muitas dores de cabeça, para os registar que nao fica nada barato e muitas vezes a falta de informação.
Mais valia adquirir um casal mais caro que não necessitam de CITES, reforçar o plantel ou melhorar as instalações.
E muitas aves que precisam de CITES irão reduzir drasticamente em cativeiro, e o valor da ave ira aumentar.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

pardal de java - Pardais de Java. Qual o futuro? Empty Re: Pardais de Java. Qual o futuro?

Mensagem  Silvius Seg 27 Dez 2010, 20:57

actualmente tenho um casal um macho branco X fêmea cinzento canela, e há parte um macho cinzento malhado!
Os cites, vieram me realmente a tramar, contudo! Acho que não vão implicar connosco, por causa de um pardalito de java!
Mas levar a exposição! Está fora de questão! Algo que eu como criador gosto de fazer! Criar boas aves para leva-las a exposição!
Quanto ao dinheiro! Desde que paguem a comida, e a eles próprios, já me dou por satisfeito!
Silvius
Silvius

Mensagens : 183
Data de inscrição : 12/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos