Fórum dos Exóticos

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS

Mandarins peito negro dorso claro cinzento

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Mensagem  Jorge Pinto em Qui 30 Jul 2009, 14:24

Boas. No seguimento do projecto "standard digital" de mandarins iniciado pelo José Fernando, venho também dar o meu contributo. Coloco aqui 2 fotos de uma fêmea peito negro dorso claro cinzenta, este pássaro não é de minha criação mas sim de um criador amigo.

Peço aos amigos foristas que comentem o que acham deste passarinho deste ano, e que coloquem aqui fotos de pássaros desta combinação.
Participem neste importante projecto.

Espero que gostem.
Um abraço.
Jorge Pinto.
Jorge Pinto
Moderador
Moderador

Re: Mandarins peito negro dorso claro cinzento

Mensagem  Antonio Pereira em Qui 30 Jul 2009, 17:06

Boas Tardes

A fêmea em questão é muito nova pois tem ainda marcação na bochecha quando for adulta fica branca não tenho nenhuma foto de peito negro dorso claro vou tentar tirar umas fotos não prometo prazos.

António Pereira
Antonio Pereira

PAÍS : Portugal

Mensagem  Ricardo Garção em Qui 30 Jul 2009, 20:54

Olá

Peço desculpa pela minha ignorância mas tenho que fazer esta pergunta, pois quando um tipo não sabe só tem é que perguntar para ver se fica a saber alguma coisa, e claro, aprender com quem sabe Very Happy

- Dorso claro cinzento ainda entendo e pela foto dá para ver isso Smile
- Peito negro, é que já estou assim meio baralhado, pois eu vejo a ave e vejo que tem o peito branco Neutral

---------------------------
Cumprimentos;
Ricardo Garção
Ricardo Garção
Administrador
Administrador

PAÍS : PORTUGAL

Mensagem  Jorge Pinto em Qui 30 Jul 2009, 21:52

Boas Ricardo, de facto ela de negro não tem nada, mas é mesmo uma peito negro. Esta mutação ficou conhecida por peito negro devido sobretudo ás marcações dos machos, porque nas fêmeas o peito não fica negro, as alterações que se produzem na fêmea são: ausência de lágrima, permanecendo os famosos bigodes e as listas do rabo deixam de ser horizontais, passando a ser verticais, estas são as alterações mais evidentes. Espero ter esclarecido a tua dúvida.

Um abraço.
Jorge Pinto.
Jorge Pinto
Moderador
Moderador

Mensagem  AVESGASPAR em Qua 16 Set 2009, 23:39

Boa noite,

Ao analisar as duas fotografias acima colocadas pelo Sr. Jorge Pinto, tenho bastantes duvidas que a mutação da ave seja de facto Peito Negro Dorso Claro Cinzento.
Permitam-me a ousadia, mas discordo com o Sr. Jorge Pinto e com o Amigo António Pereira, quando dizem que é uma fêmea Peito Negro Dorso Claro. De facto, uma das características da mutação Peito Negro é a ausência de lágrima, o que também se verifica na mutação Pinguim. Na mutação Peito Negro Dorso Claro Cinzento, o peito da fêmea não se apresenta completamente branco, mas sim cinzento claro, sendo o baixo ventre, esse sim, branco.
Por tudo isto, na minha opinião, a mutação da fêmea da foto é uma Pinguim.

As fotografias seguintes, demonstram claramente os detalhes que apontei anteriormente, e que diferenciam (entre outros factores) as duas mutações, no que respeita ao Standard:

Fêmea Peito Negro Dorso Claro Cinzento

Fêmea Pinguim

Detalhes da Mutação Peito Negro Dorso Claro Cinzento

Peito Negro Dorso Claro Cinzento

Espero ter conseguido esclarecer a dúvida do Ricardo, sem no entanto deixar de agradecer que me corrijam se estiver enganado ou se tiver dito alguma incorrecção.

Cumprimentos
AVESGASPAR

Mensagem  Jorge Pinto em Qui 17 Set 2009, 22:19

Boas, antes de mais quero agradecer ao amigo Gaspar por ter contribuido com a sua opinião.
Concordo plenamente com o standard que foi aqui apresentado, mas uma coisa é vermos um desenho com o que é exigido e outra coisa é a realidade, na verdade é difícil conseguirmos pássaros que obedeçam plenamente ao standard. Quanto ao pássaro em questão não tenho dúvidas, para mim é mesmo uma peito negro, estas fotos não ilustram bem o rabo, mas este pássaro tem rabo escuro e com listas verticais, ora assim sendo nunca poderá ser uma peito branco, para isso teria que ter rabo claro e com listas horizontais, que normalmente nos peito branco são apenas levemente marcadas, outro pormenor importante são os bigodes, se reparar este pássaro tem os bigodes fortemente marcados de preto, enquanto que os peito branco nem sequer marcam bigodes, tendo as faces completamente limpas. Na minha opinião esta fêmea tem um mau desenho principalmente ao nível do peito, que penso que foi o que chamou a atenção ao amigo Gaspar, mas daí a ser considerada uma peito branco vai uma grande distância.
Aproveito para dizer que estes debates são muito saudáveis, espero que possamos continuar a debater estes e outros assuntos.

Um abraço.
Jorge Pinto.
Jorge Pinto
Moderador
Moderador

Mensagem  asachoryu em Qui 17 Set 2009, 22:26

boas
eu nao sou muito experiente mas acho que esta femea é cinzenta peito negro pinguim..
corrigem me se estiver enganado.
cump hugo lopes
asachoryu

Mensagem  AVESGASPAR em Qui 17 Set 2009, 22:39

Boas

Estou totalmente de acordo em que estes "mini-debates" são muito saudáveis, e uma excelente forma de troca de conhecimentos.

Quanto à definição da mutação, não fico de modo algum convencido de que seja uma Peito Negro Dorso Claro, e muito menos uma Peito Negro Dorso Claro Pinguim, a menos que seja uma ave da classe 64 (Combinações de Mutações), e aí sim, o caso muda de figura. Wink

Esperemos pelo de comentário de um criador mais esclarecido ou de um Juiz, de modo a eliminar todas as duvidas e contribuir para o conhecimento de todos.

Cumprimentos
AVESGASPAR

Mensagem  asachoryu em Qui 17 Set 2009, 22:46

boas
digam-me sff se estou enganado no que disse? porque nao pode ser o que disse?
Se como o sr. pereira disse que a femea é nova e vai ter as bochechas mais delineadas e brancas, isso nao se aplica a cauda? vai perdendo mais a cor escura, e o dorso parece-me mais cinzento do que um dorso claro e nesta mutaçao de cinzenta peito negro pinguim tem as marcaçoes iguais a femea que vemos com os bigodes bem marcados e as bochechas brancas peito e o ventre todo branco e a cauda quase branco mas tem cinzento nao muito.
cump
asachoryu

Mensagem  Jorge Pinto em Qui 17 Set 2009, 22:51

Boas, a mutação peito branco é das menos combinadas entre todas as mutações de mandarins, e isto não é por acaso, é que esta mutação entra em conflito quando combinada com várias das outras mutações, principalmente aquelas que alteram o desenho em relação aos normais, nomeadamente peito negro, por isso na minha opinião está completamente fora de hipótese esta fêmea ser peito negro pinguim.

Quanto ao comentário do amigo Gaspar acho o seguinte, devemos ser nós criadores a procurar estes esclarecimentos debatendo uns com os outros, é que a nível de juízes vejo muitos que foram "feitos á pressão" e ainda percebem menos que nós, e os que percebem alguma coisa parece que não estão para se chatear a debater estas coisas com os criadores, o que é péssimo para a ornitologia nacional.

Um abraço.
Jorge Pinto.
Jorge Pinto
Moderador
Moderador

Mensagem  AVESGASPAR em Qui 17 Set 2009, 23:01

Boas,

Mais uma vez tenho de concordar com o Amigo Jorge Pinto (infelizmente neste caso).

Este ano, apenas consegui tirar uma fêmea Peito Negro Dorso Claro (tendo em conta o que disse anteriormente), mas no entanto não teve ainda lugar nas 60 aves que estou a preparar para as Exposições, pelo que não está "em forma" para a fotografia. O que me dá muita pena, pois aí sim, poderíamos tirar algumas duvidas e conclusões.

Vou esperar então, que mais alguem se pronuncie...

Cumprimentos
AVESGASPAR

Mensagem  Jorge Pinto em Qui 17 Set 2009, 23:12

Boas, espero que brevemente possa colocar fotos desse pássaro para que possamos continuar a debater.

Uma das razões que suporta a minha teoria é que tenho visto em sites belgas e holandeses fotos de dorso claro peito negro, nomeadamente fêmeas, e vê-se pássaros muito diferentes uns dos outros apesar de terem a mesma combinação, penso que também depende muito das linhas de pássaros que se possui.
Há aqui no fórum mais criadores desta combinação, esperemos que eles se promunciem pois só com a troca de ideias se consegue evoluir.

Um abraço.
Jorge Pinto.
Jorge Pinto
Moderador
Moderador

Peito Negro dorso claro cinzento

Mensagem  Jose Fernando em Qui 17 Set 2009, 23:13

Photobucket
Saudaçoes Amigos,
Respondendo ao Hugo, se ler com atençao o que diz o Jorge Pinto sobre as principais diferenças nos rabos das duas mutaçoes ja fica a entender estes pormenores com mais clarividencia.
Em relaçao a classe da ave acho que e uma Peito negro dorso claro como diz o Jorge Pinto, mas falta-lhe entao o desenho no peito como reenvidica o Amigo Gaspar, ja tive a oportunidae de ver a ave ao vivo e nao deixa duvidas.
A ave da foto que postei agora foi criada por um amigo, e uma Peito Negro Cinzenta, onde e visivel o desenho do peito que o Amigo Gaspar reclama.
Espero ter ajudado.
Cumprimentos
Jose Fernando
Jose Fernando

Mensagem  asachoryu em Qui 17 Set 2009, 23:24

boas
ok entao fui deduzido a erro por esta foto..
http://img19.imageshack.us/img19/493/66425816.jpg
peço desculpa e obrigado Wink
cump hugo
asachoryu

Mensagem  Jorge Pinto em Sex 18 Set 2009, 12:52

Boas. Na sequência deste debate deixo aqui mais duas fotos com o intuito de esclarecer e até facilitar novas opiniões. A primeira foto é da mesma fêmea mas desta vez dá para ver em pormenor a cauda, a segunda foto é de uma fêmea pinguim cinzenta onde dá para ver em pormenor a cauda e a face, aguardo pelos comentários.

Um abraço.
Jorge Pinto.
Jorge Pinto
Moderador
Moderador

Mensagem  Paulo Ferreira em Sex 18 Set 2009, 14:32

Boa tarde a todos
Peço desculpa por entrar no debate mas o Jorge tem toda a razão em relação as diferenças das mutações.
A primeira da foto é sem duvida uma femea peito negro dorso claro, as diferenças são grandes para quem conhece as duas mutações ou para quem já as teve que foi o meu caso.
Se repararem a côr do dorso tambem é diferente a pinguim tem um dorso cinzento escuro a peito negro tem um dorso mais claro e ainda há as diferenças no rabo que são notórias pelas fotografias apresentadas.
cumpts
Paulo Ferreira
Paulo Ferreira

Mensagem  AVESGASPAR em Sex 18 Set 2009, 18:35

Boas...

Após o que li das diversas respostas, tenho de admitir que poderei estar equivocado então, mantendo no entanto, a duvida de que se uma fêmea Peito Negro Dorso Claro terá mesmo o peito totalmente branco? Será que a fêmea da fotografia da primeira mensagem deste tópico, está dentro do Standard Peito Negro Dorso Claro Cinzento (Classe 17)??? Se assim for, fico satisfeito por já ter aprendido mais um pouco hoje... Laughing

Cumprimentos
AVESGASPAR

Mensagem  Antonio Pereira em Sex 18 Set 2009, 19:35

BOAS Noites

A femea da 1º foto é sem duvida alguma uma peito negro dorso claro da linha cinzenta , o peito têm de ser totalmente branco sem negro algum , no caso das femeas cinzentas peito negro também não pode haver penas pretas no peito, o ventre tendencialmente é creme.

A confusão entre a dorso claro peito negro e cinzenta peito branco reside em que ambas devem ter o peito branco e não terem lagrima, só que a peito branco tem cinzento no dorso e a dorso claro tem o dorso cinzento claro, mas se tiverem alguma duvida olhem para as riscas da cauda, são aves muito diferentes. Para os criadores que não criam estas mutações por vezes aparece a confusão.

António Pereira
Antonio Pereira

Mensagem  Jorge Pinto em Sex 18 Set 2009, 21:26

Boas. Agradeço a intervenção de todos, para podermos aprender e evoluir tem que ser mesmo assim, por vezes pensamos estar certos em relação a determinado assunto e mais tarde descobrimos que afinal estávamos errados, acontece a todos, faz parte do processo de aprendizagem.

Vou só esclarecer pequenas coisas, em relação á resposta do amigo Paulo Ferreira, a questão da diferença do dorso deve-se ao facto da peito negro ser uma dorso claro e a pinguim ser uma cinzenta, é que nas fotos por vezes a côr engana. Quanto ao amigo Gaspar é assim, parece que está esclarecido que de facto estamos perante uma peito negro, no entanto, também partilho da sua dúvida, estará este pássaro dentro do standard? Vou dar a minha opinião, para mim acho que não está totalmente, concordo com o amigo Gaspar quando diz que a parte do peito deveria ser cinza e não branco, e também concordo com o amigo Pereira quando diz que o peito deve ser isento de penas pretas, não há pássaros perfeitos, só com muita selecção se consegue atingir o standard no maior número de pontos possível, obrigado a todos os que estão a participar neste debate de amigos, altamente saudável e benéfico cheers .

Um abraço.
Jorge Pinto.
Jorge Pinto
Moderador
Moderador

Mensagem  Paulo Ferreira em Sab 19 Set 2009, 08:04

Bom dia Jorge
Eu sei perfeitamente que a peito negro é dorso claro e a pinguim é cinzenta porque eu conheço muito bem essa femea.
Cumpts
Paulo Ferreira
Paulo Ferreira

Mensagem  MárioSantos em Sab 12 Jun 2010, 01:04

Jorge Pinto escreveu:

.

Boas , são mandarins normais ou gigantes , vi mandarins gigantes numa loja há 2 ou 3 meses e nem tão pouco tinha conhecimento que existiam Embarassed mas achei interessante Smile
Pelo tamanho na mão parecem-me maiores que os normais ou comem a sopinha toda Razz

Cumps Mário Santos
MárioSantos

Mensagem  Jose Fernando em Sab 12 Jun 2010, 06:55

Saudações Ornitológicas,
Em relação á sua questão se são gigantes ou normais, este tema já foi falado aqui no Fórum e na minha opinião não existem mandarins gigantes mas existem sim mandarins selecionados e trabalhados ao longo dos anos com o objectivo de os aproximar ao Standard do Mandarim onde se trabalha o tamanho, tipo e estrutura, côr, desenho e atitude e forma dentro de uma gaiola de exposição.
De um mandarim pequeno podem nascer crias com bom porte e vice-versa.
O termo gigante é utilizado erradamente mas na minha opinião com o objectivo comercial
Jose Fernando

Mensagem  MárioSantos em Sab 12 Jun 2010, 07:47

Olá
Obrigado pela resposta Very Happy assim fico esclarecido e peço desculpa mas não reparei neste assunto no forum Embarassed
Pois como tinha referido foi numa loja de animais que tinha visto e nunca tinha ouvido falar e tal coisa dai o meu espanto Embarassed
Lembro-me ainda eu era pequeno e o meu pai teve mandarins e eram sempre normais, assim como os que tenho agora

Cumps Mário Santos
MárioSantos

mandarins

Mensagem  gonçalo92 em Seg 25 Abr 2011, 02:34

mutações entre essas 2 conhecia apenas a pinguim até porque foi o meu primeiro mandarim ai a uns 4/5 anos
(não tenho muita experiência) mas para mim esclareceram-me bastantes duvidas porque no inicio a primeira ave pareceu-me uma pinguim mas ao ler o debate fui reparando nas diferenças a única coisa que falta para ser um peito negro dorso claro e apenas o cinzento mais escuro no peito, mas tenho de dizer que ambas as aves são bonitas e bem tratadas, e como e nova o cinzento se torne mais escuro com o tempo ou não?
cumprimentos a todos
gonçalo92

PAÍS : portugal

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: