Fórum dos Exóticos
Mandarins em liberdade Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Mandarins em liberdade Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mandarins em liberdade

+7
Silvius
andreCarrapito
Luis M
Alberto Rodriguez
filiperusso
Carlos S.
Luís Lourenço
11 participantes

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

Mandarins em liberdade Empty Mandarins em liberdade

Mensagem  Luís Lourenço Dom 07 Nov 2010, 22:38

Boa noite a todos!
Eu fiz este tópico porque há uns tempos que tenho lido que há mandarins em liberdade em Portugal.
Gostava de saber se é mesmo verdade e qual o estado da sua população, habitat etc ...
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins em liberdade Empty Re: Mandarins em liberdade

Mensagem  Carlos S. Seg 08 Nov 2010, 12:44

Ja ouvi varios relatos disso, mas tenho serias duvidas no entanto ja se ouve falar em alguns bandos na zona do estuário do tejo, e na zona do algarve Wink
Carlos S.
Carlos S.

Mensagens : 587
Data de inscrição : 27/08/2010
Localização : Viseu

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins em liberdade Empty Re: Mandarins em liberdade

Mensagem  filiperusso Seg 08 Nov 2010, 13:00

A verdade é que nunca vi nenhuns mas os meus tios dizem que aqui junto ao rio tÂmega existem alguns bandos deles mas não posso confirmar porque nunca vi
filiperusso
filiperusso

Mensagens : 1036
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Marco de Canaveses
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins em liberdade Empty Re: Mandarins em liberdade

Mensagem  Alberto Rodriguez Seg 08 Nov 2010, 13:28

Aqui na Madeira já vi varios grupos de bicos de lacre, a primeira vez que vi deve ter uns 10 anos e continuo a vê-los, mas mandirins nunca vi.
Alberto Rodriguez
Alberto Rodriguez

Mensagens : 41
Data de inscrição : 04/09/2010
Localização : Funchal
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins em liberdade Empty Re: Mandarins em liberdade

Mensagem  Luis M Seg 08 Nov 2010, 15:38

Também nunca vi mandarins em liberdade ( for alguns que me fugiram ).
Mas penso que não deveria haver pois como não e uma espécie Portuguesa, e como se multiplica rapidamente
talvez possa vir a ´´destruir´´ ou a ocupar o habitat de alguma espécie do nosso pais!
cumps
luis
Luis M
Luis M

Mensagens : 445
Data de inscrição : 08/08/2010
Localização : Mealhada-Aveiro
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins em liberdade Empty Re: Mandarins em liberdade

Mensagem  Luís Lourenço Seg 08 Nov 2010, 19:42

Boas,
Se por acaso existirem por cá acho que não devem de competir com nenhuma espécie indígena porque pelo que eu sei o nicho que ocupam é diferente mas como eu ainda não estou muito por dentro desse assunto posso estar enganado. Talvez competissem com os pintassilgos e chamarizes que são os mais comuns e talvez com os bicos de lacre, agora com outros granívoros não me parece ...
Não sabia que havia bicos de lacre na Madeira! Estão mesmo a conquistar Portugal por completo Wink
Pelas fotos que vi do rio Tâmega não me parece ser o habitat adequado para eles, talvez os teus tios tenham confundido com os bicos de lacre ... scratch
Os mandarins como são aves que vivem na savana e no deserto australiano talvez se dessem melhor no Alentejo e Algarve como o Carlos disse.
Não sei se concordam comigo mas seria engraçado ter mais uma "aquisição" para a nossa avifauna! Very Happy
Desde que não prejudicasse a nossa fauna nativa é claro!
Para além dos bicos de lacre, tecelões, dominós, bicos de chumbo de cabeça preta (lonchura malacca), queleas de bico vermelho e viúvas dominicanas alguém conhece mais alguma espécie de exóticos que ande por cá?
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins em liberdade Empty Re: Mandarins em liberdade

Mensagem  Carlos S. Seg 08 Nov 2010, 19:49

Canarios de moçambique e cantores de africa.
Carlos S.
Carlos S.

Mensagens : 587
Data de inscrição : 27/08/2010
Localização : Viseu

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins em liberdade Empty Re: Mandarins em liberdade

Mensagem  Luís Lourenço Seg 08 Nov 2010, 19:58

A sério? Em que zonas?
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins em liberdade Empty Re: Mandarins em liberdade

Mensagem  filiperusso Seg 08 Nov 2010, 20:09

LLourenco92 escreveu:Boas,
Se por acaso existirem por cá acho que não devem de competir com nenhuma espécie indígena porque pelo que eu sei o nicho que ocupam é diferente mas como eu ainda não estou muito por dentro desse assunto posso estar enganado. Talvez competissem com os pintassilgos e chamarizes que são os mais comuns e talvez com os bicos de lacre, agora com outros granívoros não me parece ...
Não sabia que havia bicos de lacre na Madeira! Estão mesmo a conquistar Portugal por completo Wink
Pelas fotos que vi do rio Tâmega não me parece ser o habitat adequado para eles, talvez os teus tios tenham confundido com os bicos de lacre ... scratch
Os mandarins como são aves que vivem na savana e no deserto australiano talvez se dessem melhor no Alentejo e Algarve como o Carlos disse.
Não sei se concordam comigo mas seria engraçado ter mais uma "aquisição" para a nossa avifauna! Very Happy
Desde que não prejudicasse a nossa fauna nativa é claro!
Para além dos bicos de lacre, tecelões, dominós, bicos de chumbo de cabeça preta (lonchura malacca), queleas de bico vermelho e viúvas dominicanas alguém conhece mais alguma espécie de exóticos que ande por cá?

É como eu disse não posso confirmar porque nunca vi, apenas foi o que eles me diseram
filiperusso
filiperusso

Mensagens : 1036
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Marco de Canaveses
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins em liberdade Empty Re: Mandarins em liberdade

Mensagem  Luís Lourenço Seg 08 Nov 2010, 20:14

Sim eu estava era a fazer uma linha de raciocínio nada mais Wink
Tudo é possível e os mandarins certamente iam arranjar maneira de se safar por lá ...
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins em liberdade Empty Re: Mandarins em liberdade

Mensagem  andreCarrapito Qui 11 Nov 2010, 20:52

boas...

na mata em redor do estádio nacional (onde se realiza a final da taça de Portugal)... a mata e grande e é atravessada pelo Jamor...nesse rio encontra se varias espécies desde fringilideos, insectívoros, já se tem avistado aves nocturnas como mochos e carujas...há guarda rios e por ai fora...também se custa ver alguns tecelões... onde também existe grandes bandos de bicos de lacre... e este verão como e habito nas corridas matinais, costumo ir pela margem do rio para ver as aves...como qualquer apaixonado por natureza faz... e qual e o meu espanto que no meio de um bando de bicos de lacre andavam uns 3 ou 4 mandarins...agora não sei se tinham fugido de algum viveiro ou se já tinham nascido na mata...mas o que e certo e que ali estavam eles junto com os lacres...
Sendo o mandarim uma das aves de maior adaptação e de fácil reprodução...acredito que aqueles que eu vi possam ja ter nascido na mata ou se fugiram de algum viveiro...ao acompanharem os lacres aprenderam a encontrar alimento...juntando isto tudo o mais provável e criarem em liberdade
andreCarrapito
andreCarrapito

Mensagens : 21
Data de inscrição : 29/08/2010
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins em liberdade Empty Re: Mandarins em liberdade

Mensagem  Luís Lourenço Qui 11 Nov 2010, 21:06

Boas André,
Só espero que ainda estejam vivos e que procriem. Quem sabe na próxima corrida que fizeres lá os encontres outra vez com filhos atrás Razz
Muito obrigado por partilhares Smile
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins em liberdade Empty Re: Mandarins em liberdade

Mensagem  Carlos S. Sex 12 Nov 2010, 00:38

LOL
Tudo menos isso, se os bicos de lacre ja mudaram de anexo por se reproduzirem a portugal, nao queiras que os mandarins tambem precisem de cites, a nossa fauna nao precisa deles Wink
Carlos S.
Carlos S.

Mensagens : 587
Data de inscrição : 27/08/2010
Localização : Viseu

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins em liberdade Empty Re: Mandarins em liberdade

Mensagem  Luís Lourenço Sex 12 Nov 2010, 00:47

Ah pois é!
Já me tava a esquecer dessa leizinha miserável!
Acho melhor alguem apanhar aqueles mandarins então Wink
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins em liberdade Empty Re: Mandarins em liberdade

Mensagem  Silvius Sex 12 Nov 2010, 13:03

Concordo plenamente!
Apanhar os mandarins, os canários de Moçambique, e os amandava amandava!
A ultima coisa que a nossa fauna precisa é de mais espécies exóticas! E ultima coisa que as nossas carteiras precisam é de que estes foragidos venham a precisar de cites!
Silvius
Silvius

Mensagens : 183
Data de inscrição : 12/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins em liberdade Empty Re: Mandarins em liberdade

Mensagem  Luís Lourenço Sex 12 Nov 2010, 19:40

Pois Rolling Eyes
Mas as populações desses estão muito dispersas e não podem ser considerados como fauna portuguesa scratch
O Bico de Lacre já está espalhado pelo país fora e até por Espanha já existe enquanto que as outras espécies ainda não se fazem notar muito.
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins em liberdade Empty Madarim

Mensagem  jocavinagre Seg 22 Nov 2010, 20:15

Boas Amigos sim eu ja ouvi falar que ha madarim por aqui em redores de sintra mas eu nunca vi nada nao posso confirmar mas ja nao é primeira pessoa a dizelo
jocavinagre
jocavinagre

Mensagens : 3
Data de inscrição : 04/10/2010
Localização : Rinchoa

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins em liberdade Empty Re: Mandarins em liberdade

Mensagem  António Ferreira Seg 22 Nov 2010, 21:01

Boa noite.
Outros invasores, à coisa de dois anos li num artigo sobre aves invasoras na Peninsula Ibérica, em que tinham sido feitos avistamentos de faces carmesim no Barrocal algarvio (zona compreendida entre a serra e a costa algarvia), na mesma altura em conversa com um amigo que também é criador de Goulds e tem como profissão GNR a prestar serviço em Loulé, perguntei-lhe se sabia alguma coisa sobre isso, foi quando ele me disse que por duas vezes em patrulhamento no campo junto a uma ribeira viu uns passarinhos do tamanho dos bico de lacre mas azuis (não mais que 10), portanto das duas uma, ou são de facto faces carmesim ou então peitos celeste.

Um abraço, Ferreira
António Ferreira
António Ferreira

Mensagens : 383
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Vendas Novas

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins em liberdade Empty Re: Mandarins em liberdade

Mensagem  Luís Lourenço Seg 22 Nov 2010, 21:11

Boas pessoal,
Muito obrigado pela contribuição Paulo Wink
Também já li num site qualquer que havia Faces Carmesins em Portugal. Sabe se houve mais alguns avistamentos desde essa vez?


Última edição por LLourenco92 em Ter 23 Nov 2010, 13:14, editado 1 vez(es)
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins em liberdade Empty Re: Mandarins em liberdade

Mensagem  António Ferreira Seg 22 Nov 2010, 22:13

Boa noite Lourenço.
Está a perguntar a quem Exclamation

Um abraço, Ferreira
António Ferreira
António Ferreira

Mensagens : 383
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Vendas Novas

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins em liberdade Empty Re: Mandarins em liberdade

Mensagem  Luís Lourenço Seg 22 Nov 2010, 22:19

Boas,
Estava a perguntar-lhe a si se soube mais alguma coisa sobre avistamentos de Faces Carmesins Wink
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins em liberdade Empty Re: Mandarins em liberdade

Mensagem  Paulo C. Ter 23 Nov 2010, 10:10

Canários de Moçambique em liberdade em Portugal? Mas a reproduzir-se? Eh pá, vocês não me digam isso!! É que vou já dizer isso aos meus lá de casa!! Então ando eu a gastar tempo, energia e dinheiro a aquecer ambiente, a dar luz artificial e mais não sei o quê para eles criarem agora, uma vez que a “Primavera” do hemisfério deles é contrária à nossa, e vocês dizem-me que andam por aí canários de Moçambique em liberdade no tempo frio, na maior, a crescer e a prosperar?!? Tá mal, man, tá mal!!...vou já desligar tudo Wink
Estou a brincar, é bem possível. O Clima anda doido, e as aves também. Não faltam por aí aves exóticas. Cada vez que me lembro da minha cara de parvo da primeira vez que vi um bando de uns 6 ou 7 ring neck a sobrevoarem a Avenida de Liberdade! Nem queria acreditar!
Paulo C.
Paulo C.

Mensagens : 138
Data de inscrição : 11/09/2009
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins em liberdade Empty Re: Mandarins em liberdade

Mensagem  António Ferreira Ter 23 Nov 2010, 10:53

Bom dia Lourenço.
Logo assim de repente embora tivesse visto que havia equivoco mas não tinha reparado a não ser agora que pensa que eu sou outra pessoa Very Happy
De facto somos os dois Ferreira, somos os dois criadores de aves exóticas somos os dois de Cidades terminadas em VENDAS.
Eu sou António e de VENDAS NOVAS, primeira Cidade alentejana do Distrito de Évora de quem vem de Lisboa pela Ponte 25 de Abril a escaços 35 minutos da sua Cidade (Almada) pela A1-A6.
O outro amigo de facto Paulo, vive na Cidade ribatejana de TORRES NOVAS a 139 km via A13-A1 lol!

Um abraço, Ferreira
António Ferreira
António Ferreira

Mensagens : 383
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Vendas Novas

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins em liberdade Empty Re: Mandarins em liberdade

Mensagem  Luís Lourenço Ter 23 Nov 2010, 13:19

António Ferreira escreveu:Bom dia Lourenço.
Logo assim de repente embora tivesse visto que havia equivoco mas não tinha reparado a não ser agora que pensa que eu sou outra pessoa Very Happy
De facto somos os dois Ferreira, somos os dois criadores de aves exóticas somos os dois de Cidades terminadas em VENDAS.
Eu sou António e de VENDAS NOVAS, primeira Cidade alentejana do Distrito de Évora de quem vem de Lisboa pela Ponte 25 de Abril a escaços 35 minutos da sua Cidade (Almada) pela A1-A6.
O outro amigo de facto Paulo, vive na Cidade ribatejana de TORRES NOVAS a 139 km via A13-A1 lol!

Um abraço, Ferreira

Bom dia,
Eu não o confundi com outra pessoa, eu agradeci ao Paulo pela contribuição dele neste tópico e depois perguntei-lhe a si se soube mais alguma coisa sobre os Faces Carmesins em Portugal, não havia maneira de haver equivoco porque só o amigo António Ferreira colocou aqui uma mensagem sobre os Faces Carmesins e o amigo Paulo colocou sobre Mandarins em Sintra lol!
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarins em liberdade Empty Re: Mandarins em liberdade

Mensagem  Luís Lourenço Ter 23 Nov 2010, 13:25

Paulo C. escreveu:Canários de Moçambique em liberdade em Portugal? Mas a reproduzir-se? Eh pá, vocês não me digam isso!! É que vou já dizer isso aos meus lá de casa!! Então ando eu a gastar tempo, energia e dinheiro a aquecer ambiente, a dar luz artificial e mais não sei o quê para eles criarem agora, uma vez que a “Primavera” do hemisfério deles é contrária à nossa, e vocês dizem-me que andam por aí canários de Moçambique em liberdade no tempo frio, na maior, a crescer e a prosperar?!? Tá mal, man, tá mal!!...vou já desligar tudo Wink
Estou a brincar, é bem possível. O Clima anda doido, e as aves também. Não faltam por aí aves exóticas. Cada vez que me lembro da minha cara de parvo da primeira vez que vi um bando de uns 6 ou 7 ring neck a sobrevoarem a Avenida de Liberdade! Nem queria acreditar!

LOL
Se eles andam por cá só têm que se aclimatar porque senão dão o badagaio lol!
Eu tenho uma Canária de Moçambique num viveiro no quintal há uns tempos (3 ou 4 anos já não sei bem) e ela tá na maior, é bastante resistente e não acusa o frio que faz no Inverno, passando a vida a conversar com o Canário de Moçambique do meu vizinho Laughing
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos