Fórum dos Exóticos

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS

Minhas Bicolages

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Minhas Bicolages

Mensagem  MárioSantos em Ter 31 Ago 2010, 22:16

Boas

Vou neste topico mostrar as bricolas que vou fazendo para poderem tirar opiniões e criticarem se for preciso Twisted Evil

Projecto já feito baseado neste esquema, espero breve (quando tiver tempo) fazer um melhorado na parte dos depositos em gaveta para maior limpeza , mas posso dizer que fiz como no esquema e funciona a 99 %

Baseado

O meu original

Já agora mostro o meu novo projecto em trabalhos , a meu gosto seria maior mas para já tenho de aproveitar o espaço que tenho que são 2.75 comprido*2.07 alto e vou preencher a parede toda

9 viveiros para bengalins com 0.35*0.35*0.40 + 9 viveiros para Diamantes varios 0.35*0.35*0.50 + 3 viveiros ao fundo tipo voadeira 0.35*0.40*0.90 que tenho ideias para crias e ou para algum casal que preçise de espaço maior ou algo que surja

fiz em melamina branca pois acho resistente, pratico de limpar e higienico, e acima de tudo tenho a maior facilidade de trabalhar com a mesma Laughing falta agora levar rede nas frentes e fundos os viveiros em vista ficarão afastados em altura entre eles + - 6 a 7 cm ,

Se quiserem podem criticar, comentar o que quiserem só não quero que me batam Laughing
MárioSantos

Re: Minhas Bicolages

Mensagem  ivan.simao em Qua 01 Set 2010, 14:26

Boa tarde caro Mário, gostei bastante do seu último projecto, com os viveiros, achei bastante interessante, gostaria de lhe perguntar onde se pode adquirir a melamina branca, pois pensei adoptar esse material para as minhas gaiolas, em apartamento seria muito mais higiénico. Já agora tenho outra dúvida, como pretende fazer os tabuleiros ou fundo das gaiolas para limpeza ? chapa ?

Cumprimentos

ivan.simao

Mensagem  MárioSantos em Qua 01 Set 2010, 15:20

ivan.simao escreveu:Boa tarde caro Mário, gostei bastante do seu último projecto, com os viveiros, achei bastante interessante, gostaria de lhe perguntar onde se pode adquirir a melamina branca, pois pensei adoptar esse material para as minhas gaiolas, em apartamento seria muito mais higiénico. Já agora tenho outra dúvida, como pretende fazer os tabuleiros ou fundo das gaiolas para limpeza ? chapa ?

Cumprimentos

Boas

É assim melamina branca encontrará em qualquer casa de venda de derivados de madeira com por exemplo sito 2 onde custumo de comprar ...( a revenda pois tenho uma empresa)
http://www.jpleitao.pt/
http://www.banema.pt/

Por outro lado ao comprar esse material se não tiver maquinas de corte terá de comprar numa carpintaria para que lhe façam logo os cortes
outra coisa as minhas folheei as juntas com melamina branca pois se as juntas não forem folheadas corre o risco de com a humidade começar a infiltrar e ai o material estraga-se
Quanto aos tabuleiros é um boa pergunta pois para ser sincero também ainda não sei bem , talvez depois de pendurar os viveiros vou pensar melhos mas a minha ideia inicial é cortar na mesma em melamina mais larga que os ninhos e a fazer uma pequena beira na frente depois cubro com papel e quando for para limpar troco o papel Rolling Eyes

Tipo isto se der para perceberos ninhos teem 35 faço o tabuleiro com 40

|_ _ _ _ _ _ _ _ _|

__________________|

comprei hoje já também a rede para fazer as frentes e fundos a rede é com buracos de 12mm * 50mm
quando começar os trabalhos com a rede mostro como vou fazer
MárioSantos

Mensagem  ivan.simao em Qua 01 Set 2010, 15:28

Obrigado pela disponibilização, numa dessas empresas uma delas é aqui perto de mim, em Palmela. Estarei atento ao seu projecto

E sim, percebi a ideia dos tabuleiros. Smile

Cumprimentos

ivan.simao

Mensagem  MárioSantos em Qua 01 Set 2010, 17:24

ivan.simao escreveu:Obrigado pela disponibilização, numa dessas empresas uma delas é aqui perto de mim, em Palmela. Estarei atento ao seu projecto

E sim, percebi a ideia dos tabuleiros. Smile

Cumprimentos

Sim eu acho que o JPLeitão tem varias casas pelo pais e em algumas casas fazem corte a medida , mas para o efeito aconselho-te a folhear as juntas

Ainda hoje vou ver se corto as redes há medida ... amanha e depois como vou em trabalho para braga vou ter de parar a obra Laughing mas se tiver vaga no sabado adianto um bom bocado Twisted Evil
MárioSantos

Mensagem  MárioSantos em Qua 01 Set 2010, 22:25

Boas

estive agora de noite a trabalhar mais um pouco Smile

Cortei as redes há medida

Fiz umas dobras para ver como ficava e já podem ver mais ou menos o aspecto a formar-se, no final se calahr junto toda a info numa só para mostrar a montagem do principio ao fim Cool

Tipo de rede (12mm*50mm)

O aspecto final será mais ou menos este (pequena voadeira )

Última edição por MárioSantos em Qui 02 Set 2010, 20:29, editado 1 vez(es)
MárioSantos

Mensagem  Ricardo Garção em Qua 01 Set 2010, 22:35

Olá Mário,

Bom trabalho o que estás a desenvolver em relação ás tuas novas gaiolas Very Happy
Estou a gostar de ver o desenvolvimento da tua obra.

Olha, em relação á medida da rede que perguntaste em outro tópico, a medida é mesmo de 19mm, mas acho que fizeste uma melhor escolha com a que compraste para ti.

---------------------------
Cumprimentos;
Ricardo Garção
Ricardo Garção
Administrador
Administrador

PAÍS : PORTUGAL

Mensagem  ivan.simao em Qui 02 Set 2010, 01:49

Boas Mário, tenho (mais) umas dúvidas em relação ao seu brilhante projecto, isto porque estou a tentar seguir a sua ideia, porque é uma grande forma de aproveitar o espaço que tenho, uma varanda no meu apartamento.

- Material que está a usar para fixar as placas de madeira e as redes à madeira? (parafusos, silicone ?)
- A espessura da melamina ?

Mais uma vez obrigado por partilhar com todos o seu projecto.

Cumprimentos

ivan.simao

Mensagem  MárioSantos em Qui 02 Set 2010, 20:43

ivan.simao escreveu:Boas Mário, tenho (mais) umas dúvidas em relação ao seu brilhante projecto, isto porque estou a tentar seguir a sua ideia, porque é uma grande forma de aproveitar o espaço que tenho, uma varanda no meu apartamento.

- Material que está a usar para fixar as placas de madeira e as redes à madeira? (parafusos, silicone ?)
- A espessura da melamina ?

Mais uma vez obrigado por partilhar com todos o seu projecto.

Cumprimentos

Boas

Espero poder postar todo o desenvolvimento até ao fim incluindo essas tuas perguntas Very Happy
Como vou fazendo vou tirando fotos e sempre que possa posto aqui Very Happy

Mas para te responder já é assim
Espessura da melamina é de 16mm
Fixação dos moveis foi com uma pistola de taxas e posteriormente vou meter uns parafusos poucos só para acabar de firmar
Fixação da rede é na mesma com uma pistola mas em vez de taxa é de agrafo
proximas fotos mostro
a fixação dos viveiros para a parede já pensei muito e muito nisso pois tenho varios sistemas ( pois trabalho no mobiliario Laughing e tenho muita maneira de pensurar moveis Smile )
Já tenho solução e vai ser uma forma mais pratica de se poder retirar os viveiros quando puder para limpezas gerais , pois irá permitir pelo menos a seguir a muda uma facil retirada dos viveiros para limpar por tras e voltar a colocar sem grande esforço
quando puder coloco foto pois é dificil de explicar , mas são 2 ripas há meia esquadria uma fixa na parede outra no viveiro a todo o comprimento para que o lixo não caia atrás

Ripa no movel

Lado ||
Movel \|

Ripa na parede

|\ Lado
|| Parede

Com foto será melhor mas é facil tem é em baixo que se colocar um calço da mesma grossura para ficar aprumado

Qualquer duvida perguntem Wink
MárioSantos

Mensagem  MárioSantos em Sab 04 Set 2010, 20:48

Boas

Aqui ficam as imagens dos trabalhos realizados hoje , está quase Embarassed Rolling Eyes Very Happy

O tipo de prego que utilizei para pregar as redes , primeiro preguei com a pistola mas conclui que ficaria mais perfeito pregado há mão mesmo tem é de se separar os agrafos pois veem em barras Laughing

O tipo de prego

a pregar

depois de pregado

Fixação há parede fiz assim pois assim permite uma grande facilidade de retirar se preciso para limpeza

Todos suspensos

Abertura de Portas e buracos para ninhos

Falta abrir buracos para os comedouros automaticos, só abro depois de os ter
Fazer portas e colocar poleiros , já tinha poleiros há medida de 35 para profundidade mas o espaço com comedouro e bebedouro acho que não vai ficar pratico dai hoje estive a pensar e acho que vou colocar os poleiros atravessados o de tras mais alto o da frente mais baixo
MárioSantos

Mensagem  ivan.simao em Dom 05 Set 2010, 20:09

Olá Mário, quero felicitá-lo tem ai umas belas instalações, está a ficar muito bom.

Cumprimentos

ivan.simao

Mensagem  Ricardo Garção em Qua 08 Set 2010, 09:45

Mário, Bom Dia!!

Olha, os teus viveiros de criação estão a ficar muito bons Laughing
Como sabes, depois de vermos a obra a avançar cada vez mais, ai é que surgem novas opiniões sobre o que podias ter feito ou não.
Acho que para as gaiolas ficarem mesmo boas só falta ai uma coisa, algo que agora já não dá para alterares, mas pode ser que para a próxima, quando fores fazer mais, possas seguir o meu conselho Laughing

Nos últimos 3 módulos de gaiolas que tens, sem contar com o que fica no topo, acho que devias ter deixado as tampas com mais 5cm a 8cm de fundo, por exemplo, tens a tampa com 3mx35cm e deixavas com 3mx40 ou 45cm, para poderes colocar uma régua a todo o comprimento em cada um dos três últimos módulos, de modo a evitar que o lixo (sementes, etc), seja deitado para o chão com o voar das aves.
Eu sei que estás a perceber o que quero dizer, mas mesmo assim deixo aqui uma imagem para teres uma melhor visão do que estou a explicar.

A fotografia é das instalações de um amigo.

---------------------------
Cumprimentos;
Ricardo Garção
Ricardo Garção
Administrador
Administrador

PAÍS : PORTUGAL

Mensagem  MárioSantos em Qua 08 Set 2010, 21:22

Boas

Tenho tido muito trabalho e pouco tempo para postar fotos Embarassed
mas mostro uma foto de como está a ficar , depois posto mais fotos com mais qualidade quando estiver tudo pronto

Ninho em Cima lado esquerdo, comedouro automatico baixo lado esquerdo ao lado bebedouro, lado direito comedouro de gaveta para papa em principio vou colocar outro para grit

Ricardo como podes ver na foto coloquei provisório uma platex até decidir que material utilizar no fundo , pois como vai ser uma zona de mais humidade estava a ponderar fazer em chapa zincada tipo gavetas , percebi o que dizes mas eu ainda não tinha fundos o que vias era o tecto do viveiro de baixo Smile
para já ficam as platex pois aguentam bem algum tempo a humidade até eu resolver o que fazer mas era mesmo a chapa tipo gaveta, tenho é de ver onde mandar fazer isso há medida
MárioSantos

Mensagem  werewolf_ em Sex 10 Set 2010, 21:03

só uma perguntinha, o que é melamina?

desculpe a minha ignorância mas nao sei mesmo o que é

as suas instalações estão um luxo

se tivesse espaço seguia o exemplo, é pena é só ter
-uma garagem onde entram e saiem 3 carros quase todos os dias, tem 12 janelas nao sei se é suficiente para sair o fumo dos carros
-e o resto do espaço que tenho para por é ao ar livre
- também tenho uma varanda, mas é destapada na frente e dos lados é como se fosse ao ar livre

acham possível por num destes sítios umas instalações como estas?

cumprimentos,

bruno faria
werewolf_

Mensagem  MárioSantos em Sex 10 Set 2010, 23:33

Boas
Melamina é uma aglomerado de madeira revestido a pelicula (tipo plastificado) em que ao cortar ves na mesmo o aglomerado e perde a restistencia com a humidade mas se isolares as juntas pode-se lipar perfeitamente com um pano humido que dura anos, só não convem estar pousado em agua pois ai sim estraga-se com mais facilidade
existe também varios tipos de melamina como durabilidade como cores

quanto ao espaço não te sei responder , não te quero enduzir em erro é melhor ser alguem mais experiente

qualquer duvida é só perguntar Wink (desde que eu saiba não tenho problemas em ajudar !!!! )
MárioSantos

Mensagem  werewolf_ em Sab 11 Set 2010, 21:10

obrigado pela grade ajudaa

onde posso adquirir a melamina
cumps

p,s: gostaria que alguem me respondesse a pergunta de cima
werewolf_

Mensagem  MárioSantos em Dom 12 Set 2010, 06:38

werewolf_ escreveu:obrigado pela grade ajudaa

onde posso adquirir a melamina
cumps

p,s: gostaria que alguem me respondesse a pergunta de cima

Boas já tinha dado essa resposta uns tópicos atrás Very Happy mas não fico chateado por ajudar duas vezes Wink

É assim melamina branca encontrará em qualquer casa de venda de derivados de madeira com por exemplo sito 2 onde custumo de comprar ...( a revenda pois tenho uma empresa)
http://www.jpleitao.pt/
http://www.banema.pt/

qualquer duvida é só perguntar
MárioSantos

parabens

Mensagem  Rui Miguel em Ter 05 Out 2010, 20:24

boas amigo parabens pelas gaiolas, gostava de as ver pessoalmente, tambem sou de Penafiel e faço criação de goulds
Rui Miguel

Mensagem  MárioSantos em Qua 13 Out 2010, 20:26

Boas

Aqui fica o meu novo projecto visto eu estar a precisar de colocar mais 5 casais de bengalins e o espaço não permitia mais que isto ( 5 viveiros 0.37L*0.30F*0.0.35A)

Como podem ver a base é quase a mesma coisa em termos de construção só que em vez de ser fundo em rede será em tabuleiros Wink é só adicionar um pouco de imaginação para cada um poder concluir e ou fazer da medida e forma que pretenda Very Happy
MárioSantos

Pedido de ajuda

Mensagem  HIT_Braga em Qui 21 Out 2010, 19:21

Olá Sr.Mário

Gostei bastante do seu projecto... e gostaria de "copiar".

Será que me pode facultar as medidas das placas? Cada gaiola é independente, ou fez 3 a 3?
Pregou as placas com os mesmos agrafos que mostrou para as redes?

Já agora quais os preços que ficou para si as placas de melamina branca e as dimensões da mesma?

|---------------|----------------|----------------|
| | | |
| | | |
|---------------|----------------|----------------|

Sds,
HIT_Braga

HIT_Braga

Mensagem  MárioSantos em Sab 23 Out 2010, 08:01

Boas

As medidas das placas normalmente standar , 2.75*1.83 ou 2.50*1.88 por acaso as que comprei eram de 2.50*2.05 , cada placa dessas normalmente dependendo da qualidade da pelicula ronda os 25€ cada placa depois colei também a orla branca nas juntas pois penso que sem a mesma com o tempo e humidade poderia-se estragar o material em pouco tempo

as caixar para montar preguei com umas taxas simples com pistola (não com essas que preguei as frente pois são tipo agrafo) e depois reforçei com uns parafusos , já agora fiz tudo em placa de 16mm de expressura poderá ser mais fina mas acho que com o tempo poderia vergar e mesmo para montar seria mais dificil
As Gaiolas são todas independentes , como a ideia é esmo para criar fiz assim pois fica mais seguro quanto maior o vão mais tendencia poderá ter a vergar com o tempopelo menos o tampo na parte da frente Wink

Espero ter ajudado
MárioSantos

Mensagem  filiperusso em Sab 06 Nov 2010, 10:41

Bom dia Mario Santos, voçê é carpinteiro de profissão correcto? Não se lembra de fazer uma obra em sampaio de favões, numa casa grande de pedra amarela para um senhor chamado Rodrigo Paulo Moreira?
filiperusso

PAÍS : Portugal

Mensagem  Miguel Silva em Sex 22 Jul 2011, 20:40

Esta muito bom o teu trabalho...
Parece que também és da zona de Penafiel xD

Miguel Silva
Miguel Silva

Mensagem  Sérgio Freitas em Sab 20 Out 2012, 17:05

MárioSantos escreveu:Boas

Tenho tido muito trabalho e pouco tempo para postar fotos Embarassed
mas mostro uma foto de como está a ficar , depois posto mais fotos com mais qualidade quando estiver tudo pronto

Ninho em Cima lado esquerdo, comedouro automatico baixo lado esquerdo ao lado bebedouro, lado direito comedouro de gaveta para papa em principio vou colocar outro para grit

Ricardo como podes ver na foto coloquei provisório uma platex até decidir que material utilizar no fundo , pois como vai ser uma zona de mais humidade estava a ponderar fazer em chapa zincada tipo gavetas , percebi o que dizes mas eu ainda não tinha fundos o que vias era o tecto do viveiro de baixo Smile
para já ficam as platex pois aguentam bem algum tempo a humidade até eu resolver o que fazer mas era mesmo a chapa tipo gaveta, tenho é de ver onde mandar fazer isso há medida

boa tarde,

vou começar a criação de exóticos e mesmo antes de me inscrever no forum tinha na minha ideia fazer gaiolas deste género, mas tinha uma duvida, como consegue meter o comedouro para a papa (canto inferior direito)? o comedouro já vem com uns ganchinhos para segurar na rede?

desde já o meu obrigado Very Happy
Sérgio Freitas

Mensagem  Vitor Costa em Sab 20 Out 2012, 18:08

boas existem varios tipos de comedouros para o efeito,
mas esse parece dos normais de cristal mas é fexado.
és de perto estou a ver
cumps
Vitor Costa

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: