Fórum dos Exóticos

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS

lanço um alerta

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

lanço um alerta

Mensagem  Jorge Pinto em Dom 21 Jun 2009, 13:56

Olá a todos os amigos foristas,devo confessar que fiquei bastante surpreendido ao entrar na secção de genética deste fórum apenas para constatar que não existe nem uma palavra acerca deste tópico,mas o que é que se passa? Será que os criadores acham que a genética não é importante? é que se assim for estamos perante um problema. A genética não é nenhum bicho papão,antes pelo contrário,é um aliado que usado da forma correta cos poupa imenso tempo. Vale a pena pensar nisto.
Jorge Pinto
Moderador
Moderador

Re: lanço um alerta

Mensagem  Jorge Pinto em Seg 13 Jul 2009, 21:53

Parece que continuamos na mesma, será que ninguém tem curiosidade em saber o que acontece se cruzarmos duas cores totalmente diferentes? Ou como se transmite determinada mutação? Será que o tamanho nos pássaros é hereditário?

Será que ninguém tem vontade de debater estes assuntos?
É pena porque eles têm a sua importância.

Um abraço.
Jorge Pinto.
Jorge Pinto
Moderador
Moderador

Mensagem  Ricardo Garção em Seg 13 Jul 2009, 22:39

Amigo Jorge,

Ora vamos lá a começar a tirar dúvidas!!

Este vai ser o segundo ano que vou criar Diamantes de Gould, como tal gostava de saber qual a sua opinião a cerca da formação dos casais, porque já houvi dizer para fazer casais com femeas maiores que os machos e vice-versa.
Neste momento tenho clássicos e azuis.

---------------------------
Cumprimentos;
Ricardo Garção
Ricardo Garção
Administrador
Administrador

PAÍS : PORTUGAL

Mensagem  Jorge Pinto em Ter 14 Jul 2009, 12:10

Olá Ricardo. Como sabes sou criador de mandarins, mas como criador e amante de exóticos vou estando atento ás outras espécies, além disso o meu pai também cria goulds. A minha opinião é que existem demasiadas teorias, várias delas sem qualquer tipo de cabimento, temos que ser lógicos e práticos.
Jorge Pinto
Moderador
Moderador

Mensagem  Jorge Pinto em Ter 14 Jul 2009, 12:17

Acho que não podemos dizer que se devem usar machos maiores que as fêmeas e vice-versa. Nos pássaros o tamanho não é tudo mas é muito importante, ou seja, se conseguires manter todas as outras caracteristicas que os pássaros devem ter, quanto maiores forem os pássaros melhor. Há uma regra importante que não devemos negligenciar, que é nunca juntar dois pássaros com o mesmo defeito, caso contrário de futuro vai ser muito complicado eliminar esse mesmo defeito.
Jorge Pinto
Moderador
Moderador

Mensagem  Jorge Pinto em Ter 14 Jul 2009, 12:27

Eu gosto de aplicar o que eu chamo de lei da compensação, ou seja, se tenho dois pássaros grandes com cabeças que são pequenas em relação ao corpo, não os vou cruzar entre si, vou procurar parceiros mais equilibrados, ou de preferência pássaros que tenham uma cabeça grande em relação ao corpo que é para os filhos saírem mais equilibrados. os pássaros têm um determinado ângulo para estar no poleiro, se um está demasiado deitado, então vamos cruzá-lo com um que esteja demasiado levantado ou esticado, isto independentemente de serem machos ou fêmeas, estás a perceber a ideia da compensação?
Jorge Pinto
Moderador
Moderador

Mensagem  Jorge Pinto em Ter 14 Jul 2009, 12:40

Quanto ás cores é assim: seja qual for a raça, normalmente salvo raras excepções, é nas cores selvagens que se conseguem os melhores resultados, no caso dos goulds são os clássicos. Assim sendo o conselho que eu dou é criares uma boa linhagem de clássicos, isso faz-se juntando clássico com clássico, ano após ano e sendo rigoroso na selecção, tu tens que ser o maior crítico de ti mesmo. Quanto aos azuis são uma mutação recessiva, como tal não deves abusar do cruzamento azul com azul, senão eles vão começar a perder qualidades, o ideal é cruzar um clássico portador de azul com um azul, para conseguires os portadores juntas um clássico normal com um azul, todos os filhotes desse cruzamento serão verdes portadores de azul. não sei se estou a generalizar muito, se tiveres dúvidas mais concretas podes colocá-las.

Um abraço.
Jorge Pinto.
Jorge Pinto
Moderador
Moderador

Mensagem  Ricardo Garção em Ter 14 Jul 2009, 16:37

Olá jorge

Até aqui estou a compreender o que estás a dizer Very Happy

Jorge Pinto escreveu:Quanto aos azuis são uma mutação recessiva, como tal não deves abusar do cruzamento azul com azul, senão eles vão começar a perder qualidades, o ideal é cruzar um clássico portador de azul com um azul, para conseguires os portadores juntas um clássico normal com um azul, todos os filhotes desse cruzamento serão verdes portadores de azul.

Quando dizes perder qualidades do cruzamento de azul com azul estás a referir-te só as qualidades da cor azul?

Por acaso uma das minhas grandes dúvidas é esse de as aves serem portadoras de algo...
Se juntar um macho clássico com uma fêmea azul e vice-versa todos os seus filhos, quer sejam machos ou fêmeas são portadores de azul, é isso?

Em relacção aos casais clássicos macho de cabeça preta x fêmea cabeça vermelha e vice-versa, nalgum destes casais tem tendencia em sairem mais aves de cabeça vermelha ou é tudo por igual?

---------------------------
Cumprimentos;
Ricardo Garção
Ricardo Garção
Administrador
Administrador

PAÍS : PORTUGAL

Mensagem  Jorge Pinto em Ter 14 Jul 2009, 19:40

Olá Ricardo. Vamos por partes, quando falo em perder qualidades é precisamente o oposto do que tu pensaste, ou seja, se juntares azul com azul provavelmente terás melhor intensidade de cor, as qualidades que eu disse que eles perdiam com o cruzamento continuado entre azuis são basicamente o porte, ou seja o tamanho e a forma. Tens que jogar conforme a qualidade dos pássaros que tiveres, mas lembra-te sempre que é mais fácil conseguires trabalhar a cor nos pássaros do que o tamanho e a forma. Mais logo falo do resto. Abraço.
Jorge Pinto
Moderador
Moderador

Mensagem  Nandes em Qua 15 Jul 2009, 14:09

olá estou agora a iniciarem na criação de mandarins e gostava de saber que tipo de crias puderam sair do cruzamento do meu macho bochecha preta com a fêmea assim beije??? Laughing
Macho:

Fêmea:

Aqui é onde os tenho:

Abraços Smile
Nandes

PAÍS : Portugal

Mensagem  Jorge Pinto em Qua 15 Jul 2009, 16:27

Respondendo ao Ricardo acerca dos goulds é assim:quanto ás probabilidades de saírem mais pássaros de cabeça preta ou vermelha não te sei responder, o que sei é que o meu pai costuma cruzar cabeça preta com cabeça preta e cabeça vermelha com cabeça vermelha, pelos vistos assim dá pássaros mais definidos. Quanto á questão dos portadores, vou lançar um novo tópico neste capítulo para falar sobre isso.

Um abraço.
Jorge Pinto.
Jorge Pinto
Moderador
Moderador

Mensagem  Jorge Pinto em Qua 15 Jul 2009, 16:42

Respondendo ao Nandes acerca dos mandarins é assim: não te posso dar uma resposta 100% exacta porque não conheço a origem dos pássaros, os pássaros não só aquilo que estamos a ver, podem trazer escondidas nos seus genes outras mutações, mas em princípio esse casal vai dar o seguinte: CINZENTOS NORMAIS!!! Apenas e só, és capaz de ter ficado desiludido com a resposta mas é assim mesmo. Os filhotes apesar de terem aspecto normal, vão carregar nos seus genes várias mutações, para começar são todos portadores de bochecha negra, mais ou menos metade deles serão portadores de branco ou malhado porque o pai também o é, vê-se pela gravata branca debaixo do pescoço. Agora outra coisa, apesar da mãe ser uma castanha normal só os filhos machos serão portadores dessa mutação, mas acho que ainda é cedo para te falar nisso senão ficas confuso, o melhor mesmo é aaranjar a fêmea de bochecha negra para esse macho.

Um abraço.
Jorge Pinto.
Jorge Pinto
Moderador
Moderador

Mensagem  Nandes em Qua 15 Jul 2009, 16:49

Ola Smile

Jorge Pinto eu o que fiz agora foi separar a fêmea castanha que tinha e coloquei com o macho Bochecha negra uma fêmea cinza normal:)

Já a fêmea castanha coloquei-a junto ao meu outro macho cinza normal Razz

Que dizes scratch
Nandes

Mensagem  Jorge Pinto em Qua 15 Jul 2009, 17:08

Já fica muito melhor. O casal que tem a fêmea castanha vai dar cinzentos normais se o macho não for portador de nada, qualquer das maneiras todos os machos filhos desse casal são portadores de castanho, já ficas com um bom casal.
Quanto ao casal que tem o bochecha negra em princípio também só vai dar cinzentos normais, mas que vão ser todos, machos e fêmeas, portadores de bochecha negra, esses pássaros no futuro são úteis para juntar a pássaros de bochecha negra, assim podes trabalhar essa mutação.

Um abraço.
Jorge Pinto.
Jorge Pinto
Moderador
Moderador

Mensagem  Nandes em Qua 15 Jul 2009, 17:13

pois exacto é o que vou fazer depois de ter uma criaçao com o géne bocecha preta comprarei um exemplar bochecha preta para assim trabalhar essa mutaçao com uma destas crias Smile

Obrigado por os conselhos Smile
Nandes

Mensagem  Jorge Pinto em Qua 15 Jul 2009, 17:38

Boas.
É isso mesmo que deves fazer, se quiseres no próximo ano também podes juntar o pai com uma filha que não há problema nenhum.

Um abraço.
Jorge Pinto.
Jorge Pinto
Moderador
Moderador

Mensagem  Nandes em Qua 15 Jul 2009, 17:43

Boas
Asseriu não tem mal nenhum mxm Smile eu pensei que não pudesse cruzar pai com filhos mas ainda bem que posso assim é mais fácil para mim poderei jogar com os que tenho Wink
Nandes

Mensagem  Jorge Pinto em Qua 15 Jul 2009, 17:50

Podes mas não deves abusar, é assim se fizeres isso, a seguir tens que os cruzar com pássaros que não sejam dessa família, mas não há problema nenhum.

Abraço.
Jorge Pinto
Moderador
Moderador

Mensagem  Nandes em Qua 15 Jul 2009, 17:54

Pois exacto persebo, seguirei teus conselhos Smile

Obrigado por tudo foram conselhos mt uteis ja me sinto bem mais preparado e digamos motivado Smile

Abraços:
Pedro Nandes
Nandes

Mensagem  Jorge Pinto em Qua 15 Jul 2009, 17:57

Não percas essa motivação. Se precisares de mais ajuda não hesites em colocar questões no fórum, há sempre alguém para te ajudar.

um abraço.
Jorge Pinto.
Jorge Pinto
Moderador
Moderador

Mensagem  Nandes em Qua 15 Jul 2009, 18:00

Não perderei Smile Mais uma vez obrigado por tudo qualquer coisa eu perguntarei ca no forum Smile
Nandes

Mensagem  minid1000 em Qui 16 Jul 2009, 17:21

boas... na verdade nao quer dizer que a genetica seja um bicho de sete cabeças, mas uma das principais razoes e que na maioria das vezes que ouvimos falar de genetica e em relaçao aos psitacidios... ainda nao se fala o suficiente sobre exoticos... com muita pena nossa.

para melhorar-mos o porte como se faz?
li algures que o porte é defenido pelas femeas enquanto os machos definem as cores, é uma ideia errada ou nem por isso?
minid1000

Mensagem  Jorge Pinto em Qui 16 Jul 2009, 18:05

Boas. Na minha opinião é uma ideia errada, um filho, seja em que espécie for recebe metade dos genes por parte do pai e a outra metade por parte da mãe. Eu acho que o tamanho é hereditário, se a mãe for grande e o pai pequeno, ou vice versa, os resultados têm as mesmas probabilidades. Na minha opinião para se trabalhar o porte só através de selecção contínua, não existe nenhuma fórmula milagrosa, temos que trabalhar com os pássaros maiores que conseguirmos arranjar e ano após ano seleccionarmos os melhores. Se trabalharmos com pássaros pequenos só por mero acaso é que poderá sair um ou outro pássaro grande.
Quanto ás cores é exactamente igual, depende tanto do macho como da fêmea, isto quanto á qualidade da cor em si, porque a transmissão da côr já é outra coisa completamente diferente. Precisas de saber como se transmite alguma côr em particular? Se precisares diz a espécie que se trata.

Um abraço.
Jorge Pinto.
Jorge Pinto
Moderador
Moderador

Mensagem  minid1000 em Qui 16 Jul 2009, 19:55

foi apenas o que li...

tenho dois goulds que estão sozinhos e ando a procura de companheiros para eles...
um macho classico, cabeça vermelha e peito roxo
uma femea, cabeça laranja e peito branco

estava a pensar seguir o mesmo tipo de cor para depois nao ter muita cor diferente no meu aviario, mas de qualquer maneira que cores me aconselha?
minid1000

Mensagem  Jorge Pinto em Qui 16 Jul 2009, 22:38

Boas. Peço desculpa mas não te vou poder ajudar, sobre os goulds tenho apenas umas noções, vamos esperar que algum criador de goulds responda á tua questão.

Um abraço.
Jorge Pinto.
Jorge Pinto
Moderador
Moderador

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: